Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bartolomeu Fonseca

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Bartolomeu Fonseca postou

  1. Obrigado pela resposta. Mas criei outro tópico no setor de placas mãe, dizendo que um fator determinante para este upgrade seria o fato que dependendo da umidade do ar o meu computador não liga, e preciso pegar um secador de cabelo emprestado para fazê-lo funcionar. A outra opção é deixar o computador ligado 100% do tempo, o que também pesa no bolso. Pode pesquisar, é aparentemente certo de que esse problema está nas placas mãe B450.
  2. Imagino que seja o ideal, de fato. Mas ouvi que certo componente dessas placas, majoritariamente nas B450, torna propenso para que isso aconteça. Só queria saber se essas placas superiores também tem esse componente. Chamam de "cristal", mas não sei o nome correto. Não.
  3. Eu tenho a caixa dela aqui... mas como verifico que seria a versão W1? O modelo diz "600 BR". E por que urgência em sua troca? Bem, meu computador tem sim um problema de desligar quando não estou usando-o por certo tempo. Por exemplo, hoje de noite o coloquei em modo de suspensão, acordei e ele estava desligado, aí tive que pegar o secador... posso olhar no log de eventos o nome do erro, mas acredito que previamente quando o pesquisei algumas soluções falavam de fonte. Obrigado pelo tópico informativo. Você poderia me confirmar que nenhuma dessas placas sugeridas sofrem desse problema de secador que vejo na minha B450M?
  4. A razão de querer um upgrade desta são dois: queria uma placa-mãe com PCI Express 4.0 para dar suporte a placas de vídeo GDDR6, e principalmente, não quero mais precisar do secador para ligar o computador. O restante da minha configuração, caso achem necessário: Processador: AMD Ryzen 5 5600 memória RAM: 2x 8 Corsair 3000MHz Fonte: EVGA 600W GPU: RX 580 PowerColor Red Dragon
  5. Fala pessoal, já peço desculpas de antemão a moderação pois tenho duvidas em relação a qual lugar este tópico se encaixaria. A minha máquina atual tem a seguinte configuração: placa-mãe: B450M S2H Processador: AMD Ryzen 5 5600 memória RAM: 2x 8 Corsair 3000MHz Fonte: EVGA 600W GPU: RX 580 PowerColor Red Dragon Embora seja abençoado com tal máquina, ver os FPS de alguns jogos atuais bem otimizados variarem entre 40-50 FPS na configuração média me fez cogitar uma nova peça. O que me deixou mais otimista com a ideia é que vi recentemente uma placa de vídeo GDDR 6, a RX 5500 XT por R$ 900 no Mercado Livre, enquanto vi a minha placa de vídeo usada no OLX por R$ 700. O impasse é que minha placa-mãe atual parece ser bem abaixo, e uma de suas limitações, o PCI Express 3.0, limita as placas de vídeo GDDR 6. Sendo a RX 5500 XT uma placa não tão potente, me veio duvidas se a limitação imposta pela minha placa-mãe seria significante, de modo que não valesse a pena o upgrade na de vídeo, e me fosse recomendado ao invés disso na mãe. Gostaria de saber a opinião de vocês, se eu devia apenas buscar uma placa de vídeo mais potente, ou se devia me livrar da placa-mãe atual e seguir com minha RX 580 até poupar o suficiente para substituí-la.
  6. Caso não tenha mandado para assistência técnica... atualize a BIOS da placa-mãe. Pode parecer nada a ver mas recentemente tive problemas de performance em jogos com uma placa de vídeo nova e fazer isso solucionou.
  7. Só uma questão: a placa-mãe B450 não dá uma limitada no potencial das placas de vídeo GDDR6, por ser PCIe 3.0? Sou leigo, mas li isso em um tópico deste fórum recentemente.
  8. Cabe lembrar que o produto da Ali pode estar sujeito a taxas. Uns dizem que essa é a melhor hora de fazer o upgrade pois ainda não estão sendo tão rigorosos na fiscalização.
  9. Li que desligar o RTX ajudaria. Fora isso os drivers da placa estão atualizados? Recentemente estava tendo problemas com esse jogo; mesmo no very low o jogo não passava de 30 fps na minha RX 580. Depois de um bom tempo resolvi o problema atualizando a BIOS da placa-mãe.
  10. Comprei a placa recentemente, e ao ver vídeos na internet mostrando sua performance em certos jogos, notei que há uma discrepância entre a performance da placa de vídeo RX 580 dos vídeos, para a minha. E sim, o restante da build dos vídeos apresentados são também idênticos aos meus. Um exemplo de diferença notável, é o Spider Man da Sony. Mesmo que coloque as configurações gráficas no mínimo, pego 30 FPS. https://www.youtube.com/watch?v=JfoOPGYRmyQ neste vídeo se vê que a build parece ter capacidade de uma performance bem melhor. No GTA V com as configurações gráficas altas, MSAA desligado, grama sem estar no ultra, tenho 60 FPS. Com tudo no low, tenho por volta de 80. https://www.youtube.com/watch?v=0S11x0QJEqI neste vídeo que a pessoa tem não só a mesma build que a minha (16 gb ram 2x 8gb, Ryzen 5 1600 AF), como ele tem o exato mesmo modelo de placa de vídeo, uma RX 580 8GB Powercolor Red Dragon. Eu instalei os drivers da AMD, o AMD Software e usei o DDU para desinstalar os drivers de placas de vídeo anteriores. Não deve ser tão relacionado, mas liguei o XMP profile e coloquei no 2666 (é o máximo da CPU, coloquei 3000 e tive que tirar a bateria pra resetar a BIOS). Minha última cartada seria formatar o computador, mas se não funcionar, estarei sem ideias.
  11. Um update: fui seguir os mesmos procedimentos que esse jovem aqui https://www.youtube.com/watch?v=q1Ec-HHwq9M e... o computador deu tela azul assim que abri o GTA V. Abaixei de 4.2 para 4.1 e não tive mais problemas. Mas também só joguei um pouco antes de dormir, e nada que fosse tão exigente. O GTA V estava funcionando muito bem até então, abri para testar e não tiveram muitos drops de FPS. Caso queiram me contraindicar os valores configurados no vídeo, me alertar de riscos ou indicar outros possíveis aprimoramentos, estou completamente aberto.
  12. @RS Faria Sou super leigo, saberia me indicar um software, ou função do Windows que revelaria este valor?
  13. Estou postando na seção de Overclocking sem bem ter certeza de que se encaixa, mas acredito que aqui se encontram entendidos neste assunto similar, então vamos lá. Minhas especificações: Placa-mãe: M5A78L-M PLUS/USB3 Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1650 Processador: AMD FX 8350 PSU: Corsair CX550 550W 16 GB RAM HYPERX 1600 MHz (2x 8GB) Acredito que com a força de minha placa de vídeo atual, minha máquina pode entregar mais do que vem entregando, mesmo com o CPU ultrapassado e sua placa-mãe bem básica. Li que essa placa-mãe não suporta overclocking (por isso o receio de postar neste espaço), mas li em um tópico neste mesmo fórum que eu poderia configurar a BIOS para que o CPU funcione em "modo turbo". No link anexado vocês podem ver que o membro "zopek" fala sobre como fazê-lo, mas de maneira bem por cima, e além do mais a CPU tratada é uma FX-6300, que não é exatamente a que eu tenho. Mesmo assim ainda segui algum dos passos que julguei menos 'arriscados': Desativei o "Cool 'n Quiet", o "AMD Turbo Core" e o C6S, e já notei uma melhora na performance. A melhora que tive me deu esperança de ter uma performance ainda melhor seguindo um passo a passo de como ativar o tal "modo turbo", sem bem entrar em uma área arriscada. Finalizo dizendo que tenho um bom cooler e não enfrento os infames problemas de aquecimento da série FX desde que o instalei. Não tenho suas especificações, mas se necessário for, eu as busco. Apreciaria mesmo ajuda, pois estarei usando esta máquina enquanto sigo poupando para o salto para o DDR4. Agradeço de antemão.
  14. @Paulo Ricardo Lauxen 4gb de ram DDR3 por 60 me parece bem doce cara, fugindo do tópico, a "máquina gamer" que tenho, sempre teve 8 gb, já que é o mínimo, há um tempo atrás instalei mais duas memórias ram usadas, que no fim estavam com defeito e apesar de agilizarem a máquina, causaram erros e optei por tirá-las, mas sinto falta da performance ágil que obtive com 16 gb. outra baixa foi que acabei arrancando um dos clamps, deixando um slot apenas com um, sendo assim imagino que tenho 3 slots de memória RAM DDR 3 e a vontade de melhorar a performance colocando mais ram. O PC não tem SSD, embora recomendem a exaustão. Acha que deveria substituir mais memória RAM? Ah, e se puder me informar onde encontro ofertas com os preços que comentou gostaria muito, embora tenha ficado surpreso, também não procuro muito por elas, sendo que nem mesmo participei de grupos de troca e venda no facebook. @wagner2029 Obrigado pela resposta, mas diria que SSD vale mais a pena que colocar mais 4 gb de memória RAM?
  15. Suas configurações são: placa-mãe AMD SOCKET FM2+ MSI A68HM-E33V2 PROCESSADOR AMD SOCKET FM2 A6 7400K HD DESKTOP 320GB SEAGATE GABINETE VINIK COM FONTE ONE G1 TECLADO GENIUS VALUE KB-110 MONITOR 18,5" AOC LED WIDE E970SWNL M MEMORIA PC DDR3 4GB 1333MHZ KINGSTON Minha pretensão, caso opte por comprar a máquina, seria programar HTML com o Notepad++, usar o Microsoft Word, navegar a internet com Brave ou Chrome e postar em redes sociais. Agora, secundário a estes motivos, gostaria de saber se teria alguma chance de performar em jogos 3D antigos como MU e Grand Chase, um jogo moderno mas de gráficos 'simples' como Friday Night Funkin' (quase entrando na categoria de jogos em flash) e emuladores de até PS1 e Nintendo 64. Pareceu-me uma boa oferta dado o quão caro estão custando essas coisas atualmente e pelo fato de ser suficiente para o que devo utilizá-lo. Lógico que pode haver algo na configuração que faça com que a máquina não entregue nada do esperado, que tenha sido a real razão do preço e que cause dor de cabeça. Imagino que caso esse seja o caso, vocês possam me apontá-lo.
  16. Desculpe se estou postando no lugar errado. Pesquisei um pouco sobre essa loja e não encontrei muito, neste fórum mesmo não há tópico algum comentando sobre sua legitimidade, e depois de ver alguns vídeos de pessoas comprando placas boas por preços baixos na Wish e descobrindo que eram placas inferiores mascaradas, não posso deixar de perguntar aqui. Alguém aqui tem alguma ideia se o site e as ofertas são verdadeiras? Não vi a placa por 500 reais em sites mais confiáveis.
  17. @gutopereira Eu não poderia fazer overclock em um 1600AF? Vi que estes processadores beneficiam bastante de OC e que o cooler próprio deles já permitiria um OC leve; o a320 limitaria essa possibilidade?
  18. @gutopereira Eu sou leigo então não entendo de fato o que querem dizer quando dizem que o A320 é uma placa de entrada ou coisa do tipo. No meu entendimento, o B350 permitiria um upgrade para segunda geração do Ryzen, enquanto o A320 não, correto? Estava pensando agora sobre a possibilidade de upgrades, e eu não me vejo em um futuro próximo comprando um Ryzen 7, li também que a perfomance do 1600AF é próxima a do 2600, o que também não me anima. A ideia de ter que comprar uma outra placa-mãe na próxima vez que for fazer um upgrade não me empolga, mas também queria ter um bom computador no momento, após 7 anos de ter pago caro pra conseguir um computador com um FX...
  19. @DiF Desculpe a resposta tardia. Você me convenceu que eu deveria comprar a B450, mas tendo sido somados 200 à placa-mãe, economizar este tanto no processador me conseguiria um Ryzen 3 1200. Vi no Mercado Livre várias ofertas do mesmo por 300 reais, mas sem o cooler. Os problemas de superaquecimento que tive com o FX me levaram a comprar um bom cooler, seria este capaz de resfriar tal processador, ou seria a compra do Ryzen 3 1200 sem o cooler uma furada?
  20. @DiF Obrigado pela resposta. Ouvi falar bastante nas peças que você falou, mas no momento estou prezando pelo preço. Seria muito desvantajoso comprar uma B350? (link abaixo) Sobre as memórias, a que você citou foi justamente a que eu havia escolhido, apesar de não ter mencionado no post, li que os processadores Ryzen se beneficiam de memórias rápidas de 3000Mhz, mas li nas especificações do produto que seu padrão é 2400, e 'alcança 3000 habilitando o XMP'. Sou totalmente leigo no assunto, mas considerando meu trauma com o FX de superaquecimento e "overclocking failed" sem eu nem mesmo saber o que era overclock, existe algum risco em relação a fazer essa memória alcançar seus 3000Mhz? placa-mãe B350: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1436931159-placa-me-biostar-racing-b350et2-chipset-b350-amd-am4-ddr4-_JM?quantity=1#position=5&type=item&tracking_id=6d4341b9-0015-4c74-817c-fbf688987134 Memória 8GB Crucial: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187
  21. Recentemente meu computador deu defeito e os principais suspeitos são a placa-mãe ou o processador, um AMD FX 8350. Independente de qual for o verdadeiro culpado, é certo que o preço da troca destes componentes pelos mesmos estarão na taxa de 400 reais. Gastar esse valor para seguir com os mesmos equipamentos ultrapassados não me empolga, ainda mais com um processador da série FX que me incomodou por estes 6 ou 7 anos que o tive. Tendo isso em mente pensei que seria a hora de aprimorar para a próxima geração, estive pesquisando e lendo coisas, principalmente neste fórum, e estive flertando com a placa-mãe B350 e o Ryzen 5 1600AF, os que aparentam ser os melhores preços com bons saltos na perfomance. Gostaria de pedir ajuda para que me informassem caso existissem melhores opções e ofertas dos componentes.
  22. Tenho a placa-mãe citada no título há um bom tempo, junto dela uma placa de vídeo GTX 650 Ti e um processador AMD FX 8350 (provavelmente não relevante para a situação que irei descrever). Recentemente meu computador desligou, e ao tentar ligá-lo, a placa-mãe fazia uns bipes que, segundo a internet, a placa de vídeo era a responsável. Consegui uma outra placa de vídeo (uma GTX 750) com um amigo apenas para testar se era isso mesmo, e mesmo assim o computador não deu imagem. Decidimos que seria melhor levar a um técnico. Este, depois dos testes, chegou a conclusão que o problema era na placa-mãe e placa de vídeo, e disse que a placa de vídeo teria danificado a placa-mãe pois teria testado a placa de vídeo em outro computador e este "começou a ficar todo doido". O perguntei se teria como consertar a placa-mãe mas ele "só trabalha com trocas", o que me deixou esperançoso para consertar o componente. Como meu conhecimento e experiência com máquinas é extremamente raso, tentarei procurar um técnico especialista no conserto de placas mãe, mas antes de partir à procura de tal, venho aqui conversar sobre algumas dúvidas e aflições que a resposta do técnico me deu e não pareciam estar de acordo com o que li pela internet, e também o quão provável será o conserto da placa-mãe ao invés de sua substituição. Primeiramente foi difícil achar tópico aqui que falasse de placa de vídeo estragando outros componentes. Li que este poderia ser o caso se eu houvesse feito "mal uso" (não estou certo de como eu posso fazer o mal uso de tal, talvez jogando jogos muito modernos para a placa em configurações altas?) ou se eu tivesse uma "fonte vagabunda", o que provavelmente não vem ao caso já que a minha é uma EVGA 600B. Agora sobre a placa-mãe, ela exibe LEDs vermelhos e emite bipes de aviso, mas de acordo com o técnico ela foi danificada pela placa de vídeo e devia ser substituída; Quais as chances de eu tê-la funcionado corretamente? Breve resumo: Ao levar o meu PC que não dava imagem para um técnico, ele disse que a placa de vídeo devia ser descartada por estar danificando placas mãe, sendo a minha ASUS M5A99FX PRO AMD sua primeira vítima fatal, todavia, suas luzes e seus bipes me fazem pensar que se eu a levasse a um técnico especialista em placas mãe, ela poderia voltar a funcionar corretamente. Poderia ela ter sido danificada pela placa de vídeo? Quais são as chances de conserto? Seria o preço do serviço maior que comprar uma nova?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...