Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WalterMunds

Membro Pleno
  • Posts

    25
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

13
  1. @Renato.88 @.if No manual de serviço tem um ajuste CRT Grid bias, e tem também um ajuste de Astigmatism. O astigmatism deixa o beam bem "redondinho", já conferi e tá certinha a regulagem. O CRT Grid Bias é pra determinar o limite inferior e superior do brilho do traço (que depois é ajustado no painel frontal). Basicamente determina os limites daquele botão do painel. Já conferi e não fez diferença. Fora isso, para o CRT os ajustes que tem são de Alinhamento do traço (nivelamento mesmo, no painel frontal... nada a ver). Alem disso tem o ajuste de Geometry, que é basicamente a curvatura do traço, também não tem nada a ver. Não sei se o CRT Grid Bias é o trimpot que vcs estavam referenciando. No manual também fala nos ajustes da Fonte, mas nao sei se é o caso pra este problema, não parece ter relação.
  2. @.if O problema ocorre tanto no sinal interno quanto num sinal gerado por um gerador externo. Esse é um ponto que tinha me ocorrido. Eu moro num apartamento mais antigo, sera que isso poderia ter relação com o fato da minha tomada nao ser aterrada?
  3. @Renato.88 Certamente, obrigado. Eu já havia feito o ajuste do foco com o traço reto sem a ponta de prova. Só fiz daquela forma para demonstrar que não resolvia o problema.
  4. @.if Obrigado pelo retorno! No video não mostro mesmo, mas eu ja tentei alterar tanto foco como intensidade, nenhuma das duas afeta o resultado final. Gravei um video rapidinho pra demonstrar. Independente da configuração o traço fica sempre perto de 1 division. Também não estou mostrando 2 traços, apenas o canal 1 (isso da pra ver na chave seletora do primeiro video, mas pra ter certeza também demonstrei neste novo video). Edit: A piscada que você viu ali acho que tá mais relacionada ao trigger que não estava estão bem ajustado. Neste ultimo video esta melhor. Mais uma vez, obrigado pelas sugestões!
  5. Bom dia pessoal. Já tenho um osciloscopio digital e decidi comprar um osciloscopio analogico para estudos. É um Tektronix 2225 que é bem conhecido por ai, e estou aprendendo a usa-lo. Até agora estou adorando e dá uma sensação banaca de usar um equipamento analogico de 1986 (em torno de)! Então, vamos a minha dúvida: Este osciloscópio em particular tem um botão de zoom 10x no eixo vertical diferente de outros analógicos que tem 5x. Para ilustrar o problema eu adicionei varias fotos. Sinal: Onda Quadrada 1khz, 500mV Pico a Pico Se eu coloco o osciloscopio com a ponta de prova em 10x, com escala vertical de 2v/div obtenho um traço bem nitido conforme a foto abaixo. Até aqui tudo razoavelmente bem. Se eu ativar o zoom 10x eu consigo visualizar melhor conforme imagem abaixo. Voltando sem o zoom de 10x, se eu diminuir a escala vertical digamos para 0.5v/div parece que o traço fica borrado e vai perdendo definição muito rapidamente. Veja imagem abaixo. Fica inviavel com 0.1 v/div que seria o ideal para eu fazer o ajusde da compensação da ponta de prova com esta onda. Veja a foto abaixo. Se eu ativar o zoom de 10x e colocar em 0.1v/div aí sim fica aceitavel. Usando uma onda senoidal, parece que o problema atenua um pouco, mas não desaparece. Aqui está um video demonstrando: Eu acho que tem algo errado aqui, pois eu deveria ser capaz de ver esta onda com certa definição visto que a escala está cabendo na tela. O que eu posso estar fazendo errado? Abaixo mais uma foto mostrando comparativamente a mesma onda no osciloscopio digital. Alguma dica do que pode estar errado? Ou está certo e é assim mesmo? Eu entendo que o zoom de 10x deveria ser usado para sinais muito pequenos, que não é o caso - 500mv deveria ser bem acessivel para este osciloscopio. Desde já agradeço a ajuda de todos! Grande abraço! Walter
  6. Boa Noite pessoal. Eu ando meio na correria, mas passo pra dar uma atualização no tópico. Troquei o TIP e aparentemente o problema se resolveu. Eu ainda quero fazer um teste com mais carga, mas a fonte rodou por mais de uma hora com 500mA de carga. Assim que conseguir testar com os 3A ai vou ter certeza! Agradeço muito a ajuda de todos! Esse forum e muito legal! Aprendi muito neste processo.
  7. Pessoal. Tenho novidades. Estou achando que o problema está mesmo no TIP3055. Experimentei ligar o circuito e monitorar a temperatura do TIP. Quando ele desliga o TIP está bem quente. Ai fiz uns testes com varios coolers apontando ali e conseguir manter o sistema girando por mais temp (vários minutos). Então eu suponho que o TIP pode estar com certa fadiga e aquecendo mais do que devia. Ainda que funcione, ele logo superaquece e desliga. Comprei uns TIP novos pra fazer um teste. Assim que testar aviso aos amigos. Obrigado! Walter
  8. Vamo lá gente. Deu um trabalho e é difícil saber se ta correto. Mas ai vão os tres circuitos, inclusive shunt regulator. Eu desconsiderei parte do circuito que estava mais relacionado ao display. Eu não sei dizer se o resto está 100% completo, a placa é de duas camadas, e os componentes são SMD, difícil seguir as linhas. Circuto da placa do shunt regulator onde temos o A, -VS e +IS. O circuito onde está o Shunt propriamente dito e também os bornes de saida + a fonte em si.
  9. Bom dia pessoal. Estou aprendendo muito fazendo esta analise com vocês! Mais uma vez agradeço a ajuda! Passei a limpo o circuito, e achei um ou dois capacitores que faltavam bem como um ou dois resistores. Segue a versão mais atualizada onde inclui o circuito de saída que desenhei da melhor forma que pude. Eu não tenho muita experiencia em obter o diagrama a partir da placa, mas o circuito de saída é mais simples e acho que peguei tudo certo. O capacitor parece estar ok, diodo e resistor testados e parecem ok. Se encotrarem aglo bizarro só falar que eu arrumo. O shunt (aquele fio enroladinho, que entendi ser o Shunt) está dando continuidade, quando meço resistência dá sempre zero. Eu achei que era pra o shunt ter certa resistência... mas de repente não entendi bem. Eu medi com ele conectado na placa. Tem 3 saídas neste circuito: -VS +VI e GND. Eu suponho que são os parametros de leitura (Corrente, Tensão e o GND para comparar) que a placa principal faz para depois devolver no fio amarelo "A". Estes três fios são os fios cinza da placa do painel (direita abaixo). E o circuito do painel está abaixo. E o seu verso Minhas conclusões: - Posso ver a alimentação geral da placa (AC) com uma Bridge Rectifier - Tem dois CIs controladores dos displays (CS7106GN). Cada CI com seu próprio circuito (da pra ver que é meio espelhado). - Tem dois Transistors (78M05) na esquerda, que devem regular a tensão pros displays + CIs... - Tem dois circuitos no meio da placa com outro CI (RC4558 - amplificador operacional), que eu ainda acredito que seja relacionado ao display. No geral, to supondo que tudo que tem "em dobro" deve ser pros dois displays. Sendo assim, sobra um transistor que tem ali no canto direito-superior que parece estar ligado com o VS/IS. Também tem o fio amarelo que ta ligado (aparentemente) naqueles diodos. Mas não vejo nada significativo ali na volta pra analisar. Este transistor é um EA1 que depois de alguma pesquisa descobri que é o AZ431, e vejam o que diz o datasheet: "The AZ431-A is a three-terminal adjustable shunt regulator with guaranteed thermal stability over a full operation range. It features sharp turn-on characteristics, low temperature coefficient and low output impedance, which make it ideal substitute for Zener diode in applications such as switching power supply, charger and other adjustable regulators." https://www.diodes.com/assets/Datasheets/AZ431A.pdf Parece promissor, mas foi só até onde consegui chegar. Achei um link de um cara analisando os circuitos dessa fonte (porém de outra marca que não ICEL, mas identica). https://pickandplace.wordpress.com/2012/06/08/qj1502c-15v-2a-power-supply-review-labornetzgerat-test-mastech-hy1502d/ [EDIT] Interessante, na leitura descobri que tem um capacitor (1206) também soldado junto do fio amarelo. Não sei como testar um capacitor cerâmico, mas leitura de resistência neste capacitor estabiliza em 2.56k. Muito obrigado e bom domingo! Walter
  10. Retestei as medidas sem carga, foi um erro meu. Eu estava encostando a ponta de prova direto na solda (que tava isolada com o verniz eu acho). Acho que o problema tava no contato do fio azul. Eu conectei a ponta de prova preta direto no diodo agora, e agora as leituras antes do RELE são de 23.3 e 12.7 - Sem Carga. Depois do rele é os mesmos 23.3. A leitura do fio amarelo com ground ou com a saida negativa da fonte dá mesma leitura: 8.2, também sem carga (lembrando que a fonte tava ajustada pra 7V). O fio amarelo, quando com carga varia entre 2 e 8. Quando está em 2 a saida da fonte fica desligada, quando está em 8 ligado. A cada alternância da o click do rele. O mais engraçado é que a fonte fica alternando o rele espontaneamente. Fica uns segundos desligada, dai liga, e assim vai.
  11. Boa tarde. Efetuei algumas medições, segue os resultados. Todas medições com a fonte ajustada para 7V + 50% Current Sem Carga 1. Antes do Rele: - Azul + Verde 2.7 - Azul + Laranja 1.8 2. Depois do Rele: 2.7 Parece que quando tá sem carga não vem quase nada ali. Com Carga: O rele arma e desarma aleatoriamente com o passar do tempo. Depois de certo tempo para. Interessante que quando está com carga, os fios do trafo Verde e Laranja (antes do rele) demonstram tensão de 20V e 12V. Quando rele está armado e carga funcionando ele mostra os 20V no relé (pino de saida). Quando desliga vai pra 12V. Nos bornes de saida da fonte, quando ativado dá 7V, quando desativa dá 0V (perto de zero). Ainda não medi direto no transistor TIP, mas estou apostando que o resultado será parecido com o dos bornes de saida. Sugestões?
  12. @Renato.88 Adicionei mais detalhes no circuito que tu desenhaste pra mim. Estou tentando compreender o funcionamento da fonte. Como é que não dá um curto ligando X2 que é a saída positiva com o negativo da outra retifica (mesmo da base do 78L12)? Fora isso, estava lendo o manual da fonte, olha o que ele diz: A fonte PS-1500 é uma fonte do tipo tensão ou corrente constante, determinada automaticamente pelo ponto de crossover (limite de corrente). Esse tipo de fonte permite uma transição automática entre o modo de tensão constante para o modo de corrente constante, uma vez que é atingido o ponto de crossover, devido a uma variação na carga ou na tensão de saída. Se por exemplo a fonte estiver trabalhando abaixo do limite de corrente ajustado no item 4.2. Ajuste do limite de corrente (corrente de crossover), quando houver alguma variação na carga, automaticamente a tensão será mantida constante e a corrente irá variar proporcionalmente a variação da carga. Uma vez que a corrente limite (crossover) seja atingida, a fonte passará automaticamente a trabalhar no regime de corrente constante, diminuindo o valor da tensão de saída proporcionalmente à redução no valor da resistência de carga. Se novamente o valor da resistência de carga aumentar de tal forma que a corrente consumida caia abaixo do valor de crossover, a fonte voltará automaticamente ao regime de tensão constante. Acredito que seja este o chaveamento feito no rele. Supondo que o rele não esteja com defeito, poderiamos ter a hipótese conforme abaixo: Se o circuito que faz a leitura da carga estiver com defeito, a fonte pode interpretar como uma corrente acima do crossover, ela chaveia. Faz sentido? Obrigado. Walter
  13. @Renato.88 Boa tarde! Só pra dar um retorno. Ainda não consegui fazer as medições, pois o trabalho deu uma apertada e fiquei com pouco tempo. Assim que conseguir testar eu posto o resultado!
  14. @Renato.88 Show de bola! Obrigado pelas dicas. Tá difícil conseguir componentes na quarentena. Em casa encontrei só uns rele do arduino (SRD-05VDC-SL-C). São 5v ao invés dos 12, do original. Sera que rola só pra fazer um teste e ver se resolve? De qualquer forma antes de testar qualquer coisa, vou medir conforme tua indicação. Alias, agradeço muito ao tempo que vocês estão gastando pra tentar me ajudar! Muito legal mesmo!
  15. @Renato.88 Bah Renato! Show de bola isso! Eu vou levar um tempo pra entender isso agora. E vou ter que pesquisar como se mede estas coisas com o circuito ligado pra não fritar meu multimetro . Mas ja vi que o rele (HLS8L-DC12V-S-C) não é difícil de encontrar, porém no mercado livre tá custando 35 reais.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...