Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leonardo Silva Santos

Membro Pleno
  • Posts

    42
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Leonardo Silva Santos postou

  1. Orra, que ótimo! Obrigado pela resposta! Huuum... entendi. Vou procurar quanto gasta cada peça. Obrigado pela resposta!
  2. Opa, pessoal! Será que minha fonte aguenta essa config: placa-mãe ASUS b450m prime gaming memória RAM xpg d60 16gb Processador Ryzen 5 3600 Placa de vídeo RTX 3070 Watercooler deepcool 2 HDs : um de 1tb e um de 4tb 1 SSD M.2 de 1tb Fonte corsair cx650m Será?? Sei que placa de vídeo é recomendado no mínimo 650w, mas como tenho mais de 1 HD, fiquei na dúvida. Alguém tem ideia aí? Desde já, agradeço!!
  3. galera tenho uma GTX 970, queria fazer um upgrade para uma RTX 3060 ti ou uma RTX 3070, porém fiquei com receio de dar gargalo na RTX 3070. Será que dá? vale a pena pegar uma RTX 3070 ao invés de uma RTX 3060 ti para usar com esse meu processador ou o custo-benefício não vale? Minha fonte tem 650w detalhe: para jogar em full HD, tenho um monitor de 144hz. queria atingir 144 fps mais ou menos.
  4. @Ferox Graxaim huuum... entendi, amigo. Vou dar uma pesquisada nessas seasonic e na da pichau. Obrigado!
  5. @Matheus Dutra @Openkore Opa, obrigado pela resposta. Pô, seasonic e pichau? São marcas boas mesmo? Fico com o pé atrás... Além disso, o ideal seria uma fonte de classificação gold, não?
  6. Opa, pessoal! Queria uma recomendação de fonte ( potência e marca) para a seguinte configuração: B40m prime gaming ASUS GTX 970 g1 gaming 4gb Ryzen 5 3600 1 HD 1tb Watercooler deepcool 16gb de ram Estava pensando em uma de 650w da corsair. O que vcs acham? Dá pra usar uma de menor potência? Qual outra marca seria boa tb? Queria gastar no máximo 600 reais. Aguardo respostas!
  7. entendi, cara. beleza então! irei comprar de boa. Obrigado pela ajuda, pessoal! tipo, como modelo, eu digo a numeração da memória. A minha tem essa numeração : AX4U3200316G16A-ST60. Pelos relatos que vi, eu deveria encontrar uma memória com a mesma numeração.
  8. beleza, amigo Li um relato de uma pessoa dizendo que perdeu a placa-mãe por comprar memórias de mesma marca e modelo, porém fabricadas com chips diferentes. Daí, fiquei meio cabreiro eaeuhuhaeeauh!
  9. olá, amigo! então, o que você está dizendo como "diferentes" ? memórias ram de marcas diferentes? Eu iria comprar da mesma marca, mesmo modelo, mas li que pode ser que ela venha com chip diferente da que eu tenho aqui no meu PC e essa diferença poderia causar danos a placa-mãe
  10. boa noite, pessoal! Tenho 1 pente de memória da XPG D60 de 3200mhz, 16gb. Queria comprar outro pente da mesma marca, porém de 8gb, para utilizar em dual channel. Pesquisando sobre o assunto, vi que os pentes podem vir com chips diferentes (micron, samsung...), mesmo sendo da mesma marca e do mesmo modelo e também li que essa diferença de chips poderia ocasionar danos a placa-mãe a ponte de comprometê-la totalmente. Isso procede? Qual a melhor opção de upgrade de memória para esse caso? Devo vender meu pente de memória e comprar um kit com dois pentes de memória, que tenham a quantidade que desejo usar para garantir que elas sejam fabricadas com o mesmo chip? Pô, se puderem me esclarecer essa questão, eu ficaria muito grato! desde já, agradeço! Leonardo.
  11. Olá, boa noite! comprei um pente de memória para o meu notebook. O pente é reconhecido pelo software CPU-z, porém, no painel de controle, na aba sistema, consta que somente 4gb de ram está instalado. O meu notebook já tinha 4gb e comprei mais um para ficar com 8gb no total. Será que formatando o pc e reinstalando o windows o sistema passa a reconhecer toda a memória instalada? de antemão já deixo claro que o windows é 64 bits e a memória não está sendo limitada em "msconfig" É um notebook da Vaio fit 15F Putz, gostaria que alguém que manjasse mais pudesse esclarecer isso daí pra mim Aguardo respostas, obrigado!
  12. @Felipe Barbosa Melo @Wal SJC @luisffcl23 Opa, obrigado pela atenção! Estava acreditando que realmente poderia ligar sem problemas, mas preferi perguntar para ter a certeza. Hum... entendi. A questão é que eu já tenho em mãos esse splitter. O gabinete tem 3 fans de 120mm e a placa-mãe tem apenas 2 entradas... Eu preciso só de mais uma entrada. Esse splitter para ligar 2 fans creio que já resolveria meu problema hahaha. Obrigado pela ajuda de todos! Qualquer comentário adicional será muito bem vindo. adicionado 9 minutos depois @PedraX Uma dúvida que me surgiu... Essa entrada "Sys_FAN" é a mesma que a "CHA_FAN"? na minha placa não tem nenhuma com o nome Sys_FAN
  13. boa tarde! Pessoal tenho um placa-mãe Asus prime b450m. Ela tem somente 2 entradas para fans... gostaria de saber, se eu ligar um splitter, um adaptador para ligar dois fans em uma única entrada "CHA_FAN" , se sobrecarregaria a placa-mãe e poderia trazer danos a ela. aguardo respostas! Att, Leonardo.
  14. Resolvi o problema. Gostaria apenas de deixar clara a solução aqui para ajudar outros que, eventualmente, tiverem problema semelhante. Como relatei, ontem fiquei utilizando a fonte o dia todo com o clips fazendo o jump. Como o clips era meio grosso, acabou que espanando as entradas... daí, quando conectava na placa-mãe, as entrada davam mal contato... em um primeiro momento até ligou, mas logo desligava. posteriormente, nem ligava mais... Daí a solução foi utilizar agulhas para arrumar as entrada do cabo da fonte novamente. Segue algumas fotos de como eu deixei... as agulhas eu deixei ali por um tempo para que os conectores retomassem a forma original. Também tem a foto de como estava antes, com as entradas espanadas. Nessa foto, eu marquei com uma seta verde a entrada do fio verde, responsável pelo ligação da fonte. Repare como ela está aberta... Bom é isso. Embora tenha sido uma post sem mobilização de muitos usuários, não poderia deixar de registrar aqui a solução, pois acredito que ajude de alguma forma outras pessoas no futuro. As vezes pensamos nos problemas mais trágicos que poderia impedir o boot do pc, mas na verdade é algo muito mais simples.
  15. mas acredito que esse desligamento por não funcionamento dos cooler seria por superaquecimento, não? se for isso, não da nem tempo de esquentar... 10 min e já desligava. Agora eu fui tentar ligar meu watercooler direto na fonte, fazendo novamente o jumper nos pinos e ligou normalmente. porém, quando conectei no pc (isso tudo com o pc fora da tomada), as luzes da placa-mãe acenderam e tudo mais... mas nem boot ta dando. Hardware realmente é um mistério hahaha! eu não fiz nada de mais... só desacoplei e dps acoplei o cabo de 24 pinos na placa-mãe para ligar o pc. Mas nada...tentei tirar a memoria e coloca-lá de novo e sem resultado tb. pensei que poderia ser o cabo de 24 pinos, por que é um inferno conectar ele. É muito duro.. mas está bem encaixado. As luzes da placa-mãe ligam, mas clico no botão "power" e não vai. como pode...
  16. será que esse tipo de uso que fiz dela ontem pode ter interferido no funcionamento da fonte? será que tem alguma explicação teórica que dê sentido a essa minha hipótese? obrigado pela atenção
  17. Boa tarde, gente Ontem eu fiquei o dia todo com o cabo de 24 pinos com um jumper feito por um clips, para fazer uns reparos em um watercooler que eu tenho. Hoje, quando fui ligar novamente o cabo da fonte no pc e usar o pc normalmente, o pc desligou em 10 min de uso... por ai. dai fui e liguei de novo, mas dps de 10 min ele desligou de novo. Comentei do teste feito com ela justamente por ser uma coisa diferente que eu fiz... desliguei o pc tirei da tomada, e pressionei o power por uns 30s e deixei lá... dps eu tento ligar de novo. A pergunta é, será que esse jeito como eu usei ela ontem, pode ter interferido na energia que ela ta entregando ou algo assim? Ela meio que "acostumou" a liberar quantidades de energia apenas para o watercooler funcionar e agora quando fui ligar o pc, ela meio que falha? Não estou dizendo que esse esse novo padrão dela é definitivo... mas um tempo sem ligá-la, poderia meio que reestabelecê-la... enfim, nunca tive problemas nenhum com essa fonte. Minhas configs são : asus prime b450m gaming Ryzen 5 3600 16gb de ram xpg d60 3200mhz Gtx 970 4gb g1 gaming gigabyte Fonte corsair CS850M Tirei o pc da tomada e dps eu ligo para testar. Aguardo respostas, Leonardo
  18. Gente, não consigo nem acreditar. Eu acho que eu arrumei o watercooler hahaha! Hoje eu coloquei mais fluído dentro dele e para a minha surpresa quando eu montei ele, parou de pulsar aquela luz vermelha e ficou branco o logo da Corsair. Bom vamos lá. Um breve relato, para auxiliar outras pessoas que tiverem o mesmo problema que eu... Hoje bem cedo, eu fui até o mercado car. Comprei água desmineralizada e líquido arrefecedor. Passei também na Cobasi e comprei um antialgas (achei estranho também o antialgas, mas li que que era bom colocar pois as algas podem se proliferar dentro dele. Achei que o meu não precisaria, pois as mangueiras são pretas e nenhuma luz entra dentro da mangueira, mas ao abrir, notei algumas coisinhas verdes... enfim. quis me prevenir.) chegando em casa, desacoplei as mangueiras ligadas no radiador. Precisei da ajuda de um alicate pois elas ficam muito bem presas... é necessário tirar uma borrachinha que veda ele. após abrir, limpei bem o radiador. Por dentro, eu passei uma solução de água desmineralizada e vinagre ( Vi também que o vinagre é bom para esse tipo de limpeza). Colocava a solução aos poucos dentro do espigão do radiador, chacoalhava e virava para o líquido sair. Repeti o processo algumas vezes... depois enchi radiador com água desmineralizada e acoplei as mangueiras, botando a bomba pra trabalha pra limpar por dentro (válido destacar que nessa etapa, o símbolo da Corsair ainda pulsava em vermelho. Bom até aí, pensava que para parar essa pulsação dos LEDs, só seria possível ligando na placa-mãe mesmo.) Retirei toda a água e fui pra o próximo passo : preparar o fluido. Li uma receitinha básica de como fazer esse fluido. baste misturar 600 ml de água desmineralizada + 400 de líquido arrefecedor + 1 gota do antialgas. Acaba que você usa muito pouco disso...mas o resto eu guardei pra colocar no carro rs. Com o líquido pronto, eu fui colocando de pouquinho em pouquinho dentro do radiador, dando uns tapinhas para o líquido ir descendo e saindo as bolhas de ar. Esse processo demora um pouquinho. tem que ter paciência, porque é quase gota por gota que você vai colocando... depois de preenchido, liguei o cooler, e enchi as mangueiras e acoplei no radiador. No início, o ruído da bomba é muito alto. Mas conforme a circulação vai acontecendo, ele é reduzido, ficando completamente em silêncio. Até ai, ainda pulsava o led vermelho. Daí, por acaso, decidi resetar o cooler, desligando e ligando novamente. E para a minha felicidade, a cor do led ficou branca e não alternou para o estado de pulsação. Até o atual momento, enquanto escrevo aqui, o watercooler está trabalhando sem vazamentos e com a luz branca do led estabilizada. Irei deixar ligado por mais algum tempo. segue algumas foto do processo:
  19. desmontei o watercooler. Retirei todo o líquido e a bomba estava muito suja. uma crosta muito dura... tive que dar uma lixada para sair tudo. reposicionei a bomba, fechei e fui ligar o watercooler direto no SATA da fonte. Para a minha surpresa a bomba funcionou. Quando abri o WC, não conseguia girá-la com os dedos. as hélices estavam completamente emperradas... A pulga atrás da orelha ficou quando eu liguei o watercooler direto na fonte, aconteceu a mesma luz vermelha pulsante, como quando ele estava instalado no meu pc, e dava o erro de detectação do "ventilador da GPU" .Porém, agora de falto não tinha nenhum cabo conectado a nenhuma placa-mãe... séra que um Watercooler h100i, novo, ficaria pulsando a luz vermelha caso fosse ligado apenas na fonte? eis a dúvida... creio que irei ver mesmo só depois de testar bem, Certificar que não ocorra nenhum tipo de vazamento, e conseguir instalá-lo no meu pc novamente. amanhã irei comprar fluído de carro e água destilada para fazer a solução que vai nele. Acredito que, anteriormente, quando ele estava instalado no meu PC, a bomba de fato estava emperrada e o sistema de refrigeração não estava funcionando, pois, mesmo na área de trabalho, as temperaturas subiam até atingir cerca de 90°C. Daí tinha que desligar o computador... Caso a bomba estivesse funcionando, mesmo com a não detectação do watercooler pela placa-mãe, as temperaturas ficariam estabilizadas, não?... Bom, amanhã vou colocar líquido dentro dele para ver como se comporta.
  20. opa, obrigado pelas respostas! Pois é então... estava com isso em mente. Mas vai que alguém conheça alguma loja, com alguém mais experiente para mexer nele. Mas como ta difícil encontrar, eu mesmo vou ter que tentar... Sim, eu iria trocar o líquido tb... O que me deixa com esperanças de tentar abrir para consertar é justamente pelo fato de que ele liga... os leds ligam e tudo mais. não me parece que ele esteja realmente morto. a não rotação da bomba, poderia fazer com que o watercooler não seja detectado pela placa-mãe, como está ocorrendo?
  21. Olá Novamente revivo esse tópico. Troquei minha placa-mãe com a esperança do watercooler ser detectado, mas nada... Problema então está no watercooler mesmo. Após buscar e não conseguir alguma assistência técnica que faça o conserto, estive pensando em abrir eu mesmo o watercooler e ver se a bomba está sendo bloqueada por alguma coisa... mas antes de encarar esse desafio, gostaria de perguntar a vocês... A bomba travada, poderia fazer com que a placa-mãe não reconhecesse o watercooler? Talvez os anos de uso fizeram com que alguma sedimentação obstruísse as pás da bomba... Será que vale a pena eu abrir e ver o que pode ser? Alguém por acaso conhece alguma assistência que mexe com isso em São Paulo? Infelizmente, o cooler não está mais na garantia da corsair... Só para recodar o problema.. o cooler liga, mas quando eu ligo o pc, aparece aquela msg na bios, dizendo que o watercooler não foi detectado, e os leds do water cooler, escrito "corsair", Ficam pulsando em vermelho... e realmente ele não está funcionando, pois as temperaturas do processador não são controladas quando eu continuo o boot do pc mesmo com esse aviso. Elas sobem até atingir uns 90°C. Daí, eu desligo o pc para não atingir o limite... Mas enfim, gostaria muito da opinião de vocês... deveria abri-lo e tentar ver se a bomba está sendo bloqueada? seria um esforço válido, coerente? Desde já, agradeço Att, Leonardo.
  22. olá, Flávio, obrigado pela atenção! Consegui resolver o problema. Se tratava de um cabo de 24 pinos com defeito. Fiquei preocupado, pois achei que fosse incompatibilidade da bios da placa com o processador Ryzen 3000. Mas já está tudo solucionado... era uma coisa boba hahaha. obrigado!
  23. Boa tarde! Comprei um kit upgrade, com uma placa-mãe asus prime b450m + Ryzen 5 3600, porém na hora de ligar não da beep. Li em outros posts que isso era por falta de altualização da bios da placa-mãe, mas na caixa da placa diz ser compatível com processadores Ryzen 3000. Alguém já teve problema semelhante e conseguiu resolver?? Só para ficar mais claro, eu aperto o power e nada acontece... apenas os leds da placa acendem. Aguardo respostas! Att, Leonardo
  24. Não basta apenas retirar a bateria? Mexer nesse jumper seria apenas um método alternativo, não é? Eu vi tutoriais de como fazer o procedimento. E não encontrei um jumper exatamente igual dos que eu vi. Achei esses pinos da foto. Como está escrito "bios_recovery" achei que poderia ter relação.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...