Olá,
Preciso de uma ajuda que não consegui nem na assistência técnica da Lenovo.
Tenho um notebook Ideapad L340 Gamer, que comprei em janeiro de 2020, ou seja, há 4 meses.
Para melhorar o desempenho, comprei um SSD Nvme M.2 256gb Adata Gammix S11 Pro. Instalei o sistema operacional nele, formatei o HD, fiz tudo certinho.
O computador ficou excepcional, voando baixo. Coloquei 16gb de RAM, tudo perfeito. O HD virou drive D: apenas para armazenamento.
Utilizava ele perfeitamente.
Há 2 semanas, o serviço "Lenovo Vantage" me mandou instalar uma atualização da BIOS (já havia instalado outra uns meses antes e tinha ficado tudo bem).
Acontece que, dessa vez, toda vez que inicio meu computador, estando ele desligado ou apenas reiniciando, ele entra em "modo de recuperação".
Fuçando muito, descobri que a BIOS estava alterada e que o SSD não estava na prioridade de boot como primeira opção.
Fui lá, coloquei ele em primeiro, salvei e saí. O computador iniciou normalmente, tudo ok.
Quando reiniciei de novo depois, o problema reapareceu, o SSD não estava em primeiro nas prioridades da BIOS. E assim estou agora: toda vez que ligo ou reinicio o computador, entra em modo de recuperação, tenho que ir no Firmware UEFI, entrar na BIOS, colocar o SSD em primeiro, salvar, sair, e só assim consigo usar o computador.
Tenho certeza que foi a atualização da BIOS que fez isso, pois o computador estava perfeito antes e funciona normalmente quando coloco o SSD em primeiro na BIOS.
MAS A BIOS NÃO ESTÁ SALVANDO A CONFIGURAÇÃO!!
A Lenovo me mandou "arumar um técnico" ou mandar para a fábrica deles. Achei um desaforo, pois o erro foi deles e não posso ficar sem meu computador.
Será que alguém já passou por isso ou saberia ajudar?
Desculpem o tamanho do texto, estou em desespero com isso aqui.
Obrigado,
Daniel