Ir ao conteúdo

Marcos de Abreu Lima

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Marcos de Abreu Lima postou

  1. Isadora Ferraz: quem comentou (citado acima) foi você, no primeiro post, acertou na primeira. Obrigado a todos pelas dicas e explicações, vou avaliar melhor a questão da refrigeração.
  2. Parece que temos a explicação. Como já comentado, o triac deve mesmo ter entrado em condução pelo calor. O estranho é que isso não deveria ter acontecido com um bom dissipador e operando em intervalos de no máximo 15s. Instalei o triac novamente numa placa de cobre mergulhada em água corrente (praticamente só os terminais fora da água) e funcionou normal. Minha decepção é que ninguém mergulha um triac na água para resfriá-lo e pelo visto, se for resfriado só com dissipador de alumínio por convecção natural não vai operar nunca com 40A e pelo jeito nem com 30A.
  3. Renato, esse triac é especificado para suportar picos de corrente de 420A. O curioso é que o triac não queimou, ele conduziu normal, só que sem o efeito do dimmer, conduzindo na potencia máxima sem responder ao potenciômetro. O que explicaria ele fechar o circuito mesmo com o gate desconectado? Ligar 2 em paralelo é uma boa solução, mas eu gostaria de entender o que pode estar acontecendo.
  4. De fato é estranho, já troquei o triac (comprado em outro lugar) e já testei com um snubber em paralelo (300ohm e 150uF) e o problema se repete. Imagino que não seja aquecimento porque fiz o teste muito rápido e nem esquentou o dissipador. Creio que não seja problema de ruido no gate porque, quando esse "travamento" ocorre, o triac mantém-se em condução mesmo após desconectar o gate. Depois, quando volto a operá-lo com uma carga menor (15A), o dimmer volta a funcionar normalmente.
  5. Prezados, não sou especialista em eletrônica e peço ajuda para alguém explicar o que pode estar acontecendo: Estou montando um dimmer para controle de uma resistência elétrica de 6.500W em 220V, usando um triac BTA-41 600B (que suporta até 40A). O circuito é convencional como na foto abaixo. . O dimmer foi testado e funciona perfeitamente com cargas de até 4.000w. Ocorre que quando vou testar uma carga de 6.500w o potenciômetro controla bem a potencia até chegar a 19A, mas quando chega a 20A ele dispara e vai sozinho para a potencia máxima (30A) e não reduz mais a potência quando volto a posição do potenciômetro. O curioso é que mesmo soltando a ligação do gate do triac ele continua conduzindo na potência máxima. Não é defeito do triac, porque troquei por outro igual e o problema continuou. O resistores é de 2w e o triac tem um bom dissipador.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!