fala galera, tudo tranquilo?
instalei um ssd no meu notebook na segunda. no momento, tenho o ssd (C:) e o hd (D:) como os discos principais. o técnico instalou o windows no ssd e deixou meu hd intacto.
o problema é que meu hd só tem 30GB livres e não consigo desinstalar os programas pelas ferramentas "adicionar e remover programas" ou "programas e recursos" porque o windows só lista os programas que estão instalados no ssd.
gostaria de saber como desinstalar os programas que permanecem no (D:) sem ter de recorrer a um dual boot ou clonar o s.o para o hd, pois creio que não serei capaz de fazer isso sozinho. será que eu poderia liberar esse espaço apenas deletando as pastas dos arquivos de programa? gostaria de fazer um backup com meus documentos principais e formatar todo o hd, porém não disponho de um hd externo para isso no momento.
outra dúvida: o que está instalado no ssd roda apenas pelo ssd e o que está no hd apenas pelo hd? por exemplo, se o tidal está instalado no hd e eu o acesso pelo disco (D:), ele será rodado apenas pelo hd, certo?
quando eu abro o app, ele fica sem o ícone, assim como o restante de apps na pasta, exceto pelos programas adobe que já estão instalados no ssd.
minha intenção ao adicionar o ssd era usá-lo para trabalhar exclusivamente com os programas de edição e deixar o hd para demais coisas (filmes, fotos, documentos etc).
vocês recomendam que os programas de reprodução (tidal, vlc etc) fiquem no hd ou no ssd?
se alguém puder ajudar, já agradeço!