Olá Pessoal! Venho tendo o mesmo problema, entretanto vim realizando alguns testes e acho que cheguei a conclusão que é o cabo, pois o meu é um CAT5e.
Vou explicar melhor:
Contratei o serviço da Claro Net (único disponível em minha região), de 120 megas em valor promocional com direito a + 120 megas, ou seja, totalizando 240 megas. O modem que veio de fábrica é o TC7337NET, que coloquei em modo bridge e o roteador que já tinha guardado em casa (Xiaomi Mi Router 3) transmite a internet 2.4ghz e 5ghz (dual band), o mesmo tem possibilidade de transmissão até 1084 megas (segundo manual e informações buscadas na Internet). O meu smartphone possui dual band (Xiaomi Redmi Note 8 Pro) e meu PC (possui uma placa PCI-E Realtek RTL8111 Gigabyte) que é a mesma placa acima, citada por @Yann Neves.
Em diversos testes de velocidade que realizo, no PC (cabeado e ligado ao Roteador da Xiaomi), não ultrapassa de 100 megas, porém as vezes em casos raros, desde quando a internet foi instalada (12/05/2020), já atingiu 180 megas, 130 megas, mas muito raro e teste pelo fast.com (que não sei se é dos sites mais confiáveis).
Nos smartphones da casa (meu, da minha esposa e do meu filho, a mesma coisa, nunca ultrapassa).
Então, fazendo todos os testes possíveis, conforme orientação do nosso colega @Kleber Peters, me direciono a ser a questão do cabo.
Pois todos os cabos aqui são este CAT5e.
O que vocês acham, caros colegas?
Agradeço pela ajuda e a opinião de cada é muito importante.
Att,
Tiago (21) 99299-9965