Galera, espero que estejam bem.
Montei e comprei um PC na Terabyte e ontem (29) entregaram-me. Como logo mais eu teria duas aulas seguidas de graduação (período noturno) não mexi muito nele; apenas fiz o unboxing, pluguei a placa de vídeo, os fans que comprei à parte o meu HD pessoal. Usei por uns 10 minutos, utilizando apenas os recursos básicos do sistema operacional, baixei o Google Chrome e o Microsoft Teams. Até aí sem problemas. Desliguei e fui assitir aula pelo meu smartphone.
No dia seguinte (data que vos escrevo, sábado (30)), como eu não adquiri a licença do WINDOWS 10 PRO e estava com o teste grátis de 30 dias, visando ter a longevidade e a autonomia oferecida pela Microsoft, dei início ao processo de instalação do WINDOWS que possuo: a versão 10 HOME. O sistema operacional em questão estava (e ainda está) num pen-drive, funcionando perfeitamente e testado em meu notebook pessoal, por precaução, a fim de evitar qualquer tipo de problema em meu computador novíssimo. (Como eu não adquiri o porta-CD/DVD, não teria outro jeito de instalá-lo). Tendo a certeza de que nenhum arquivo ou mesmo o dispositivo estava corrompido, defeituoso, inseri, portanto, ele em minha máquina e entrei na BIOS para mudar a sequência de prioridade de boot para o USB onde estava o pen-drive booter.
(Observação: mantive a opção de inicialização para UF).
No entanto, ao tentar inicializar, mesmo sendo possível acessar as opções de inicialização do pen-drive, a instalação não foi permitida (um erro sem precedentes). Portanto, despluguei o pen-drive e dei reset na máquina e, então, iniciaram-se os seguintes problemas:
- A placa de vídeo (Radeon rx570, PCYES) não dava mais vídeo (o HDMI não conseguia pegar sinal). Ela acendia, girava os fans, mas não apresentava conteúdo em tela. Tentei em mais de um monitor, um deles com adaptador VGA-HDMI, porém sem sucesso.
- Após várias tentativas de boot, somente colocando o cabo HDMI na entrada da placa-mãe e desconectando o cabo de energia da placa de vídeo é que foi possível entrar novamente no sistema. Contudo, a placa de vídeo não deu vídeo novamente.
Diante disso, fiz as seguintes tentativas:
- Atualização do Windows 10 do próprio sistema operacional em teste gratuito, na esperança de encontrar drivers que corrigissem o problema.
- Atualização da BIOS para a mais recente (2020), diretamente do site da fabricante (MSI), haja vista que a instalada é de 2019. Todavia, mesmo baixando-a, não foi possível instalá-la porque todas as tentativas de entrar no flash da BIOS, ou o sistema travava ou mudava para um idioma asiático, sem explicação.
- Tentei, ainda, por apenas uma vez, dar o reset da BIOS retirando a bateria com o cabo de energia desligado, dando um tempo de até 1 minuto antes de inseri-la novamente.
Quando já havia desistido de reiniciar a entrada na BIOS após travamentos e/ou alternância de idioma, durante a reinicialização do sistema, o acesso à BIOS era dado sem nenhum comando, mesmo desplugando o USB do teclado; ou seja, entrava-se na BIOS automaticamente, sem os comandamentos necessários.
Ressalto que tive o cuidado de retirar a energia estática do corpo antes de entrar em contato com qualquer componente.
Meu amigo, que é mais entendido e trabalha com informática, disse que o eventual problema seja na placa-mãe ou na própria BIOS.
O produto ainda está na garantia. Abri um ticket semelhante descrevendo para a Terabyte e estou aguardando resposta. No entanto, fiquei curioso para saber qual seja esse problema. Não queria fazer nada invasivo para não perder a garantia. Inclusive, já até preparei para reenviar o PC pra eles reavaliarem os componentes, sobretudo a A320.
O que os(as) senhores(as) acham?
Principais componentes:
Placa-mãe: A320M-A PRO MAX, CHIPSET A320, AMD AM4, mARX, DDR4
Placa de vídeo: PCYES RADEON RX 570 DUAL, 4GB GDDR5, 256Bits
Processador: AMD RYZEN 3 3200G 3.6 GHz (4.0GHz Turbo), 4-CORE 4-THREAD. COOLER WRAITH STEALTH, AM4
Fonte: AEROCOOL KCAS, 500W, 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO