Olá, tenho um SSD Kingston A400 de 480gb, comprado em Dezembro de 2019. Até agora comecei a perceber alguns problemas nele, que vou listar aqui.
Primeiro, a cópia de arquivos é muito lenta, quando eu vou copiar algum arquivo de 5gb por exemplo pro meu HD, ou vice versa, os 3 primeiros segundos ele copia com a velocidade máxima (300-200mb/s) depois desce pra 3mb/s e fica regulado em 20-30mb/s. Enquanto o SSD está com seu uso em 100%, (Não tem nada em segundo plano utilizando o SSD) o uso do HD fica entre 5-20%, o que significa que o culpado pela cópia de arquivos é o SSD. Mas o Windows e outros programas carregam normalmente sem lentidão. Isso aconteceu uma vez e manteve assim por 3 dias, depois parou por 2 semanas. Depois voltou por 1 dia e parou. Atualmente a cópia de arquivos está normal.
Segundo problema, o PC está dando telas azuis aleatoriamente quando o PC não está em uso. Foram 3 vezes já desde que comprei o SSD. A primeira vez que isso aconteceu foi o código de erro NTFS. Quando reiniciado pediu para fazer um Checkdisk. A segunda, Unexpected Store Exception. A terceira vez, também Unexpected Store Exception. As duas últimas vezes que deu tela azul eu não estava presente no quarto em que o PC estava, só percebi que ele reiniciou sozinho e quando olhei no Relatório de Erros do Windows apareceu "Encerramento inesperado - BlueScreen" com o ID de compartilhamento de memória 0x154_c0000006_c000000e_nt!RtlDecompressBufferXpressLz.
Terceiro problema, já aconteceu 4 vezes a última vez agora, antes de eu escrever esse texto. o PC trava inteiro e a única solução é reiniciar pelo botão reset. Quando reiniciado, o PC demora mais que o normal para sair da tela de POST da fabricante da placa-mãe, e vai direto pra bios. Na bios, existe a ausência do SSD, apenas o HD está presente. Se eu desconectar o SSD enquanto o PC está ligado e reiniciar o PC, (sei que isso pode queimar) o SSD volta a ser reconhecido e carrega o Windows normalmente. Esse problema aconteceu dia 14 e 21 de maio, 2 e 3 de junho. Dia 2 de junho tive uma tela azul e o travamento do sistema no mesmo dia.
O que posso fazer? Devo contactar o suporte da Kingston? Tenho que fazer um RMA? Enquanto digito este texto estou fazendo o backup dos meus arquivos importantes.
Vou anexar um vídeo dentro de um ZIP do problema do travamento total do sistema.
Vídeo_SSD_Problema.zip