Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eduardo RP

Membro Pleno
  • Posts

    89
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Luiz, Trabalhei com muita coisa, e informática foi uma delas. Ainda atuo informalmente! E tenho larga experiência com vários tipos de hardware game, usual e profissional. Comecei em 1980. Atualmente aposentado aproveito meu tempo para pesquisas, aprimorar minhas deficiências em eletrônica, e com a pandemia uso meu tempo livre aqui, cada vez menos! Tenho pcs montados a 15 anos rodando até hj e os donos não veem necessidade de atualizar ainda. Então penso que entendo um pouco deste negócio de pc! Acompanho lançamentos como entusiasta e possuo alguma coisa bem atual. Jogos com alto FPS e simuladores de corrida são minha diversão. Aprendi muito aqui no CH e hj compartilho aqui o que posso! Sobre sua dúvida eu coloquei o que eu entendo como razoável, como foi seu questionamento. Minha visão é balizada em algum estudo, alguma experiência e compartilho a fonte onde está escrito que entre os VRM de b320, b350, b450, b520 e b550 as diferenças são mínimas. É só comparar. Veja você mesmo e tire suas dúvidas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504 A lista é bem atual e contém todos os modelos em pauta! Não tenho mais nada a acrescentar ao que já foi dito! Espero que a sua escolha o faça feliz! Sds!
  2. Luiz, que bom! Se você está confuso é porque entendeu o que eu coloquei! As b450 não tem nada melhor que as a320 a não ser umas saídas a mais de usb e uns leds, estão no mesmo nível de hardware, e para boa performance e durabilidade não se recomenda usar processador maior que o 3600, que é o caso do 5600x que consome mais. Neste aspecto a única diferença é o preço! Compre a que vai te fazer mais feliz! Seja pelo apelo financeiro, seja pelo apelo de performance (que sinceramente eu não vi)! Qualquer uma delas vai cumprir o seu propósito: funcionar o 3200G! Boa semana!
  3. Luiz, Eu acredito que se você gastar menos agora, e ja começar a preparar suas economias para um upgrade, mais pra frente você vai ter outro leque de opções. E quando você tiver vendo estas novas opções vai perceber que a 450 vai estar meio fora do contexto! Vai mudar muita coisa em 2 anos! E ja está anunciado! Futuramente uma b450 pode ser fator limitante importante para um upgrade de processador e memória! Pode ser! Não conheço o futuro e não posso afirmar certamente como será daqui a 2 anos! Esta é uma situação que eu não gostaria de viver! Mas vai da sua disponibilidade financeira e necessidade! As 450 tem um pcb igual ao das 320, todas são de 4 camadas, trilhas menos densas e mesmo vrm em vários fabricantes. Então não pense que se você comprar a 450 você estará comprando placa superior. Elas são do mesmo nível! Mas tanto a 450 qto a 320 são da mesma geração do seu processador, qualquer uma que você coloque você terá boa estabilidade e a mesma performance! Tem até uma asus b450 pro-s que eu gostei. Mas contar com ela pra fazer upgrade futuro? Pode ser possível! Pode ser vantajoso! Só o tempo dirá! Mas é uma aposta que eu, particularmente, não faria! Mas tanto a a320 quanto a b450 vão funcionar seu processador direitinho! E respondendo a sua indagação no primeiro post, na minha ótica, hoje, não vale a pena investir na b450 já possuindo um 3200G! O futuro a Deus pertence!
  4. O ideal é que todas elas fossem da mesma potencia, marca e modelo. Mas neste caso deixa a mais fraca por fora captando ar e jogando no radiador sempre na velocidade max. E a que veio no AIO você monta puxando do radiador pra dentro do gabinete.
  5. Esta fonte ai, troca com urgência! Pega uma fonte boa! Infelizmente fonte muito barata pode custar caro mais tarde. Mesmo q n torre tudo, força os capacitores da sua placa-mãe e acessórios, abreviando a vida útil. Existem relatos de leve gargalo para o processador, mas funciona legal! Pelo que eu sei! Mas esta fonte...
  6. qual o restante da configuração? A placa em si suporta, não tem restrição entre as 2
  7. Ta aqui uma 320 que leva seu 2600 numa boa uns 2 anos, Placa-Mãe Asus EX-A320M-Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4 | KaBuM! e você futuramente pode trocar tudo, como terá que fazer com a 450 e o 2600. Daqui a 2 anos muda tudo de novo, vem ai ddr5, fonte com novo padrão, gabinete com novo padrão, dentre outras coisas. E mesmo que você compre a 450 hj, quando chegar esta hora, se você puder vai querer mudar tudo! É uma opção! Mas a Placa-Mãe Asus TUF B450M-Pro S, AMD AM4, mATX, DDR4 | KaBuM! é uma boa placa sim! Só acho que para a linha 5000 seria uma configuração um tanto inadequada por misturar produtos de gerações diferentes, o que certamente trará algumas restrições. B450 não escala as memórias tão bem, por ex. Não tem pcie-4.0, nativo nos 5000, dependendo do modelo de 5000 o vrm pode não ser suficiente ou durável. Por isto sugiro alguma coisa mais barata. porque daqui a 2 anos você poderá ter soluções melhores. Mesmo em fevereiro ja terá! Lembrando também que as 550 tem pci-e4.0 só em um slot M-2 e pci-e 16x A 570 é toda pci-e 4.0. O que hj pode não fazer sentido mas daqui a 2 anos fará! E a 450 é toda pci-e3.0, o que daqui a 2 anos pode ser fator limitante! Lembrando que é minha opinião pessoal! Eu penso assim! Eu poria 320 pra ralar, mais pra frente troco tudo!
  8. quando falei em 520 estava pensando em 320, desculpe a gafe! realmente a 520 não suporta oficialmente o 2600! Mas se você tem como comprar o 570, não olhe pra nenhuma 450! A compatibilidade da 550 com o 2600, sendo extra oficial, pode acabar em uma atualização de bios, e deixar de funcionar. É um risco alto pra correr aqui. Lembrando mais uma vez que esta é minha opinião pessoal! não estou aqui para discutir com você! Abstenha-se!
  9. Então porquê insiste? Eu apontei uma opção e você ja foi indelicado comigo 2 vezes, hj!
  10. Isto depende do fabricante! Tem uns que tem a prática de certificar uma coisa e depois mudar algumas peças por outras de tier inferior, só você procurar que você acha, como eu achei! Chips tem qualidades conhecidas e certificadas. A qualidade final depende da implementação feita pelos fabricantes das placas mãe, que não fabricam chips de áudio! Assim como a rede, o wi-fi! Portanto tem requisitos mínimos que em muitos casos não são alcançados, principalmente em relação à blindagem, que geralmente é ineficiente e você acaba escutando mais que a mídia preferida, causa lentidão e interrupção do wi-fi. É outro assunto! EU PARTICULARMENTE iria preferir gastar menos agora e ja começar a guardar para a plataforma definitiva que eu não posso montar agora porque comprei um 2600. Penso que este é o foco do post do M.S.S. Solução para o 2600! Se tal placa é melhor! Se tal placa é isto ou aquilo, não é o que estamos discutindo aqui! E minha opinião pessoal eu coloquei como opção, não aponto regras, só soluções! Várias, porque minha experiência permite!
  11. minha bancada em placa de clientes que acreditam em tudo que leem! Faz sentido justamente pelas mudanças que você apontou, pra que investir 750 numa b450 agora e daqui a 2 anos ela ta obsleta do mesmo jeito igual a 520 de 500 conto? Aqui faz mais sentido uma a320, realmente! Mas a 520 é mais atual e tem vrm melhor até que muita b450 com dissipador iluminado! Quem vai perder mais? quem comprar a b450 ou a 320? O vilão aqui não é o chipset ou o fabricante em si! É o processador! Ele é quem limita as opções! Eu recomendei um amigo que devolvesse o 2600 dele em arrependimento! Para que ele não ficasse sem opção de escolha de mb! QQ placa destas citadas roda o 2600 até 2022 sossegado!
  12. Sem sentido pra você, o que importa aqui é a opinião do M.S.S. Eu pesquiso!
  13. Neste caso você tem só estas opções, M.S.S.; A b450 em questão ou qq outra; esta não é ruim apesar de não ter nenhum atrativo interessante como a asus b450-F Gaming, por ex.; Uma x570 como a tuf, que ta a 1500 reais; e EU optaria por esta! ou uma a520, porque não? è mais simples, menor investimento e mais pra frente você compra uma placa melhor que as 450 porque todas 450 tem limitações conhecidas para lidar com as memórias, tem som de bx qualidade e alguns fabricantes andam trocando os mosfets de alta por um de tier inferior só porque a placa já tem uma legião de seguidores mal informados e insistem em aconselhar uma placa que pode te aborrecer futuramente!
  14. E muito relativo, M.S.S! Se você tem como comprar uma 550 parruda por ex, a b450 é uma opção pior! Principalmente a longo prazo! Ela não tem nenhum atrativo, fora o bios! Vai funcionar com os ryzen 5000 tranquilamente, mas tem opções muito melhores! Se a questão financeira for decisiva, atende! Mas não é a opção melhor, é a mais barata!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...