Estou reformando um apartamento e montando uma "casa inteligente". Se não quiser ler a descrição de tudo que estou fazendo na minha casa, pule para o tópico intitulado Minha dúvida.
O QUE ESTOU FAZENDO:
Vou instalar no som multi-ambiente usando a versão 2.0 dessa placa Up2Stream amp (que custava praticamente metade do preço dessa v3) , luzes da Philips Hue, usando o Homekit da Apple controlado por uma apple tv, caixas echo dot com Alexa da Amazon e afins.
No escritório, em baixo da mesa (é uma bancada em l, onde as duas paredes se encontram tem um espaço não utilizado ) vou colocar um rack de no máximo 10U pois só tenho 65 cm de altura. Nele vão estar o roteador cisco RV345P com POE que vão conectar com os 4 AP’s da Cisco WAP571-A-K9 espalhados pelo apartamento (é um apartamento de 120 m2 mas o sinal tem muita interferência nesse prédio e por isso tanto AP). Também vou colocar um nobreak, para segurança dos equipamentos, quero fazer fazer uma adaptação para colocar a “ponte” que controla as luses da Philips Hue e essa outra ponte da Lutron Caseta que controla os ventiladores de teto e um Raspberry Pi 3 B+ rodando um aplicativo chamado Homebridge que faz dispositivos IOT não compatíveis funcionarem com o Homekit, a plataforma de casa inteligente da apple. Portanto no rack o roteador+nobreak+outros equipamentos devem ocupar 5u me deixando com no máximo 5uU livres.
MINHA DÚVIDA:
Quero usar no meu home office um servidor de arquivos ou NAS para fazer backup e guardar arquivos de uns 5 computadores. Sou Designer Gráfico e tenho uns 6 TB de arquivos atualmente em discos rígidos conectados por USB 3 e thunderbolt 2 no meu Mac, os outros computadores somando não devem ter mais de 2 tb dando um total de 8 TB. A principio os arquivos seriam apenas acessados via LAN. Seria uma opção viável comprar algum servidor usado para fazer isso?Vi lojas que vendem eles com garantia. Imagino que para esse tipo de uso não seja necessário hardware muito atual e potente. Ou esses servidores usados consomem muita energia e fazem muito barulho? Tem como fazer um upgrade para deixar eles mais silenciosos? Ou até fazer um downclock? Ou é melhor usar um servidor NAS? Achei servidores de dados NAS no mercado livre tipo esse de Quad-core 1.7 Ghz com 4 baias por 7 mil que achei muito caro. Pretendo fazer backup dos dados em um serviço de cloud tipo blackblaze e acredito que um raid com espelhamento não seja tão necessário. Vou ter no máximo uns 5U livre no meu rack e pretendo por uma boa ventilação e algum filtro de ar.
PS: Faz muito tempo que não posto aqui no Fórum, e não consegui encontrar a conta que eu usava no tempo da internet a lenha e nem consegui recuperar a senha do meu antigo email do BOl (
[email protected]) que imagino que era o que eu usava. kk Obrigado pela ajuda.