Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

jjevil

Membro Pleno
  • Posts

    53
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Boa noite, galera do Clube do Hardware. Ontem eu tirei meu PC da tomada pra tirar um poeira com um pincel. Não tirei cabos nem nada, além da placa de vídeo. Deixei tudo certinho e coloquei de volta na tomada. Liguei pra ver se tudo estava bem (e estava)e desliguei em seguida. 15 minutos depois o PC ligou sozinho! Achei estranho. Fiz umas pesquisas, mas pode haver vários motivos. Então desliguei novamente e tudo normal. Não reiniciou. Hoje a luz caiu na minha região enquanto o PC estava hibernando, a luz voltou e não liguei na hora (imagino que todos saibam que ao hibernar, o PC não desliga completamente e mesmo após uma queda de luz ele volta ao mesmo estado antes da hibernação). Liguei: nenhum problema aparente, funcionamento normal, ótimo. Mas depois de um tempo desliguei, passou uns 30 segundos e o PC ligou sozinho pela segunda vez! Tornei à desligar e ligou sozinho novamente. Já verifiquei a BIOS da minha placa-mãe (H61M-DS2H) e a opção de ligar automaticamente está desligada. Verifiquei as opções de energia do Windows 10 e não há nada de mais. A bateria da placa-mãe é nova. A fonte tem uns 8 meses e é 80 Plus bronze. Coincidentemente, o problema ocorreu após o PC ser desconectado da energia. Alguém pode me ajudar?
  2. Boa noite, membros do Clube do Hardware. Desde que montei meu PC só tenho instalado os drivers por meio do Windows Update, pelo site de suporte da Intel e do site da minha placa-mãe Gigabyte. O lance é que eu já passei três programas diferentes para verificar se há drivers ausentes e sempre apontam que faltam 13 deles. Eu fico tentado à baixá-los, pois aparentemente jogos lançados de 2016 para cá não respondem às minhas configurações gráficas realizadas. Não faz diferença jogar em 900p ou 1080p ou melhorar a qualidade da textura, parece que os jogos ficam com o mesmo desempenho. Então fiquei com a pulga atrás da orelha se isso não era um problema da ausência desses drivers. Eu tenho um processador Core i5-3550, junto de uma GTX 970. Sei que não é a melhor combinação, mas acho estranho não ter diferença de desempenho ao jogar Resident Evil 2 (por exemplo) com qualidade baixa, média ou alta. É sempre o mesmo gargalo! E se eu jogar em 30fps cravado, o jogo fica estranhamente lento. Não é como num console. Se eu destravar o VSync fica injogável de tanto rasgo na tela (screen tearing), além da temperatura da VGA subir. Sobre o driver, todos os programas oferecem um driver de Xeon para o meu processador. É seguro instalá-lo?
  3. @SrCarllus verifica se você não tem uma opção de personalização que consuma o desempenho da sua VGA. No painel de controle da NVidia eu sempre deixo em "Deixar que o aplicativo 3D decida". Antivírus também pode impactar no desempenho, dependendo da configuração.
  4. Aconteceu uma coisa estranha, mas imagino o motivo. Meu HD com os jogos da Steam tava travando muito. Por mais que o CrystalDiskInfo diga que está tudo bem, o HD tem mostrado um péssimo desempenho (talvez pelo excesso de coisas que fiz nele). Voltei os games para o meu velho HD principal e as coisas funcionarem muito bem, mesmo com o CrystalDisk informando defeitos. Acho que o HD de jogos já era e aquele erro de controlador vem dele mesmo, não do Dualshock 4. A última formatação deve ter exaurido a boa performance do mesmo. Depois de eu ter posto o pagefile nele, deve ter pesado muito e comprometido-o. Mandarei imagens do CrystalDiskInfo e de logs. O erro do driver de controlador só ocorre quando vou jogar e os jogos estão na unidade E que é meu segundo HD. Para o CrystalDiskInfo o meu HD principal está com defeito (acredito mesmo que esteja, por isso comprei um SSD) e o outro HD não, mesmo apresentando problemas de forma escancarada com jogos travando. Por isso acho esses programas falhos. Eu tinha um HD que apresentava barulho de corrente e quando passava o HD Tune ou CrystalDiskInfo nele nada era detectado. Dois dias depois o HD deu problema e morreu.
  5. Não deixe em 1. É pra deixar em 0 mesmo. Como você disse, o desempenho caiu depois da formatação. Existem diversos fatores como o tempo que você já usa o dispositivo, um Windows não tão bem instalado. Não há garantias de melhoras, mas você já desativou a XBox Games Bar e talvez o modo de jogo? Fica em Configurações>Jogos: lá você pode tentar desativar o modo de jogo e o Game Bar, que podem por algum motivo estar segurando a potência do seu hardware. Sua fonte está em boas condições? Você usa filtro de linha, estabilizador ou deixa o PC direto na tomada.
  6. @SrCarllus você mudou o TRIM para 0? Se sim, houve mudanças no desemepenho?
  7. Você formatou seu SSD em IDE ou AHCI? Quanto tempo seu SSD leva pra dar boot? Confere se o TRIM está ativado: Passo 1. Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em "Prompt de Comando (Admin)" para abrir o prompt com permissões de administrador. É necessário fornecer uma permissão antes de continuar; Passo 2. Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”; Passo 3. Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado. Se for =1 ele está desabilitado. No caso dele estar desabilitado, pode ser que o modelo do seu SSD não suporte esta função. Verifique no site da fabricante se há alguma atualização de firmware que implementa o suporte ao TRIM. Se não, o jeito será adquirir um SSD mais moderno. Se sua notificação da Intel estiver com a chave verde então já tá atualizado. Geralmente os SSDs são automaticamente configurados para rodar em modo AHCI, mas se quiser ter certeza que o modo está ativado, aperte Windows + Pause Break > Vá em Gerenciador de dispositivos > Na guia "Controladores ATA/ATAPI" veja se ali existe o item com o nome AHCI, se existir, o SSD já está configurado neste modo. Se existirem itens IDE, isso indica que o SSD não está no modo AHCI e você deverá configura-lo manualmente. Para configurar manualmente, vá em iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" e reinicie o computador > Entre no BIOS > Procure entre as guias a opção "SATA Mode" ou "SATA Configuration" e mude o modo de Ide para AHCI > salve e inicie o Windows normalmente > Refaça o procedimento do msconfig para sair do modo de segurança e reinicie o PC > Pronto, o Windows estará em modo AHCI.
  8. @SrCarllus confere os cabos (se você tiver um reserva, melhor) e verifica se estão bem encaixados. Verifica se a taxa de atualização do seu monitor está em 60 hz no painel de controle da Nvidia. Verifique também se seu MSI Afterburner está atualizado e não apresentou problemas na hora de medir os dados do seu PC (coisa que eu já vi acontecer). Por se tratar de um emulador, talvez o Windows continue fazendo processos como atualizações e monitorando seu PC atrás de vírus de computador. Seu HD está numa posição boa, sem esquentar demais? Então. Algumas vezes esse programas podem recomendar drivers desatualizados. Seria bom você pesquisar manualmente os drives da Placa-mãe, chipset, processado, etc. Um item fora do lugar pode deixar seu PC com desempenho abaixo do esperado.
  9. @SrCarllus Se tá rodando num emulador fica difícil dizer se o problema está realmente no PC. No emulador o lance é o plugin correto de acordo com a placa de vídeo. Você atualizou pelo Windows Update (os drivers) ou por algum software como DriverEasy?
  10. @GabrielLV Ah sim. Mas vou formatar o SSD, porque a Steam lá morreu e não abre mais nenhum jogo, diferente do HD que eu tô usando no momento.
  11. @SrCarllus Qual game era? Sabe se é bem otimizado? Sua placa de vídeo não atingia nem 50% de uso.
  12. @Evely Qual a situação do seu HD e (muito importante em relação aos notebooks) quando você joga, quais as temperaturas que são apresentadas? Se suas peças estiverem quentes demais, o desempenho será afetado. Algum programa diferente, antivírus não tão bem configurado, você usa ele no colo ou deixa em cima de algum tecido?
  13. Curioso. Como são essas travadinhas? É como se por meio segundo a tela congelasse e depois voltasse ao normal? Isso acontece apenas nos jogos ou se faz presente em vídeos também? Tive um problema semelhante e descobri que era sujeira nos contatos. Passei um pincel na entrada PCI-Express da Placa-mãe e resolveu. A temperatura do seu processador está ótima e da placa também. Testou com outros games? Se você estiver com o V-Sync ligado, qualquer ínfima queda de frame você notará notará queda na velocidade do jogo. Mas não aconteceu isso, aparentemente.
  14. @GabrielLV então. Eu apaguei todos os dados do HDD que eu uso junto com o SSD. Eu liguei meu outro HD (que tem o Windows instalado) pra verificar a situação, e a Steam tá funcionando de boa. Agora tô querendo formatar o SSD e começar tudo de novo (sem fazer a besteirada do pagefile dessa vez). Só queria que você visualizasse a situação do HD pra mim e verificar se está tudo bem. Minha intenção é já pôr os games nele na pasta SteamLibrary e na hora de formatar o SSD desconectá-lo até terminar o processo e depois reconectá-lo novamente. O HDD é da letra "E". Pra não criar confusão, o Disco 1 é o do Windows mesmo. Acho que inverti os cabos SATA e tá dando essa numeração confusa.
  15. @GabrielLV Vacilo meu e do Tecmundo também. Muita gente faz o que eles recomendam. Não vou tirar minha culpa, mas essa informação não devia estar ali. No meu caso é impossível apagar essas partições do HDD?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...