Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marcusviniciusufsj

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Prezados, boa tarde! Apesar das delongas, concluí o projeto. Não ficou muito bonito mas está eficiente e seguro. Utilizei um resistor para cada série de leds. As séries contam com um positivo em comum e serão dimerizadas pelo polo negativo. Para a conexão, utilizei 2 conectores xlr de 3 vias. A refrigeração se dá por 2 ventoinhas de 2300rpm. Em meus testes, o conjunto suportou até 14v. Obrigado pelo apoio intelectual de todos que puderam contribuir com esta luminária. Espero que este relato possa auxiliar outros projetistas internet a fora. Att; Marcus Vinicius Pomini
  2. @Renato.88Nesse caso eu posso adotar este circuito com um resistor a cada led. Será que um de 0.5W aguenta os 0.52W calculados ou é melhor pegar de 1W? No caso do de 0.91W calculados será que o de 1W também aguenta? Pensei em utilizar o dobro de potência nos resistores para não esquentarem tanto, visto que a potência dissipada seria metade de suas potências de trabalho.
  3. Anteriormente eu calculei os resistores considerando um por led. Ainda não sei se utilizarei um por série ou um por led. Para o caso de um resistor pra cada série seguem os cálculos abaixo. Qual será o comercial mais próximo?
  4. Prezados! Muito obrigado por todas as contribuições. Analisei minhas possibilidades e realmente percebi ser mais vantajoso usar os resistores ao invés do LM317. Fiz algumas análises teóricas e acabei determinando os seguintes resistores para uma tensão constante de 11v e 0.65A de corrente pra não ficar no limite da faixa de operação Será que consegui determinar corretamente? Seguem as especificações dos leds: No meu caso são Cold White 10.000k, Royal Blue e Deep Red. Todos de 3W
  5. @Sérgio Lembo Sugiro que revise o datasheet do mesmo. É demonstrada a utilização deste componente como um preciso regulador de tensão, sim. Da mesma forma ocorre no LM350 de meados de 2012, com upgrade de 1.5 para 3.0A de corrente máxima. Quanto a monitorar corrente e ajustar a tensão, no experimento em vídeo que mencionei e deixei o link isso é feito com sucesso. Vários outros também demonstram isso.
  6. @.if @aphawk Refiz os cálculos e acho que estou próximo de acertar. Alterei a tensão de entrada para 13.4 e acho que os cálculos bateram. Se não, estão bem próximos ao limite do circuito eu imagino. Na alimentação, uso uma fonte chaveada 12v 20A. Nessa fonte existe um regulador que possibilita aumentar ou diminuir a tensão nominal. É o que utilizarei para alcançar o valor correto. Utilizarei um dissipador de alumínio(10cm x 20cm x 2cm) com ventilador. Acho que dá e sobra. Só não entendi direito como descubro a tensão que vai pro LM e pro resistor. Segue imagem dos cálculos. Desde já peço perdão pela caligrafia.
  7. Sim, Thiago, poderia. É o que pretendo fazer... alimentar com 13,6V. Porém, descobri em minhas pesquisas que se mantivermos uma corrente adequada constantemente não haverá a necessidade de se preocupar com a tensão, mesmo que bem dimensionada Tenho 3 cores e 2 tipos de leds disponíveis 700mA, 3,2-3,4V, 3W - Azul e Branco 700mA, 2,2-2,4V, 3W - Vermelho
  8. @.if Muito obrigado pela disposição em ajudar! Eu estava utilizando essa calculadora para definir os resistores mas voltei minha atenção para manter constante a corrente, visto que dificilmente os leds sofreriam avarias em virtude da tensão se a corrente for constante. Assim como este rapaz demonstra no experimento em vídeo Ou neste circuito: Por isso mudei de estratégia e pretendo utilizar o LM317. Refiz os cálculos e os expús neste outro tópico para que colegas mais experientes pudessem opinar
  9. Boa noite! Preciso manter uma corrente constante em uma série azul e outra vermelha com leds( vermelhos > 2.2-2.4V 3W 0,7A) e (Azúis > 3.2-3.4V 3W 0,7A) Quero usar o LM317 por ser barato e de simples montagem De acordo com a lei de ohm: Calculei o valor de R1 a partir da diferença entre a referência do LM317 (1.25V) e a corrente que preciso (0,7A) Logo, 1,25/0,7 = 1.78Ω Suponhamos que eu utilize esse circuito com um resistor 1r8 2w 5% em cada série com 4 leds e alimentar o conjunto todo com uma fonte 12v 20A Seria uma montagem correta?
  10. Olá pessoal, boa noite! Gostaria de pedir-lhes uma ajuda para definir o resistor comercial mais adequado as necessidades de meu circuito. Trata-se de uma luminária com 10 leds de 3w para um aquário. Utilizarei a controladora TC420 de 5 canais para dimerizar os leds e acioná-los automaticamente com base na configuração que eu fizer na mesma. Minha maior dificuldade é definir qual resistor usar em cada série. Estou com uma fonte chaveada 12v 20a e farei as seguintes séries de leds em cada canal: Ch1: série com 4 leds vermelhos(2.2-2.4v, 700mA) - Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 4.7ohms e 3W nesta série Ch2: série com 3 leds azuis royal(3.2-3.4v, 700mA) - Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série Ch3: série com 3 brancos(3.2-3.4v, 700mA) - Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série Ch4: ventoinha/cooler 12v - Aqui não seriam utilizados resistores O quê acham dessa minha configuração, lhes parece adequada?
  11. Bom dia pessoal! Preciso de um resistor para aquecer o fluxo de ar que passa por determinado duto, pretendo alimentá-lo(s) com 12V+-5% e gostaria muito que alguém mais experiente pudesse dar uma ajuda. Segundo meus cálculos iniciais, para a potência de 10w, eu precisaria de um resistor de 14ohms, portando o modelo comercial mais próxima seria este de 15R 10W 5% é isso mesmo?
  12. @Isadora Ferraz Obrigado pelos esclarecimentos inicsiais! Quanto a conexão ao chip, creio que consiga dar um jeito, ja "flashei" outros mcs onboard utilizando arduino uno como componente programador. Tenho quase certeza que na própria PCB desse datalogger já existam os pontos para tal conexão. Preciso primeiro saber quais "perninhas" do MC são usadas para programá-lo. Para mim a parte difícil seria programação dele. Há muito tempo não mexo com programação, ainda mais de MCs que eu sequer já mexi um dia. Por isso eu esperava buscar ajuda/apio aqui no fórum, visto que estes dispositivos são amplamente utilizados/descartados ao redor do mundo! Vejo muitas pessoas tentando realizar esse feito, inclusive com outros modelos mais inferiores. Eu gostaria mesmo era de usar a mesma programação do fabricante, os mesmos esquemas, o mesmo tudo, ou seja, só desbloquear o dispositivo para outros usos. o relatório gerado por ele é muito bom e completo então não pretendo mudar o seu funcionamento. PS: ele já tem 2 leds smd(verde e vermelho) embutidos na própria placa.
  13. Olá a todos, bom dia, boa tarde e boa noite! Recentemente tenho recebido algumas encomendas de insumos laboratoriais acompanhadas de um Datalogger de temperatura que realiza o registro e armazenamento do histórico de temperaturas por 11 dias. Andei pesquisando sobre o modelo e ele é de uso único e descartável (https://www.sensitech.com/jp/media/TT4_USB_DI_Instructions_RevC_tcm37-15715.pdf) Também descobri em alguns sites estrangeiros que embora exista um software do fabricante para "desbloquear" o aparelho para posteriores reusos, a aquisição não é compensada em virtude do baixo valor e da existência de outros modelos reutilizáveis da própria marca(Sensitech). Como este modelo chegou de surpresa em minhas mãos e ninguém tem outros usos para o mesmo eu resolvi desmontá-lo e analisar seu hardware. O mesmo conta com um controlador Atmel que na minha opinião poderia ser reprogramado para zerar a programação ou até mesmo desbloquear para outras utilizações. Se possível, gostaria de contar com a ajuda dos experts aqui do fórum para tal. Creio ter vindo ao lugar certo para isso! Nada como nosso bom e velho jeitinho brasileiro. Deixo algumas fotos internas e externas do aparelho para vcs (https://drive.google.com/drive/folders/1kON9AvEiRVNXjbIdCbus7JY8tHV3H36N?usp=sharing) Vale ressaltar que ele tem um sistema interessante que ao se conectar no computador gera automaticamente um relatório pdf com todos os dados e graficos do registro de temperatura e outro arquivo .ttx que ainda não sei o que é. Ambos também estão na pasta do drive para vcs olharem.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...