Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Julio Cesar Maia de Carvalho

Membro Pleno
  • Posts

    25
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

7
  1. Muito obrigado a todos por sua ajuda e por esse conteúdo! @.ifobrigado pelo vídeo! Vou assistir agora. @Lucca RodriguesEntendo bem pouco. Sei que serão os possíveis casos que meu sistema deve tratar. Meu problema está sendo na interpretação do enunciado mesmo. @alexandre.mbmMuito obrigado pelos vídeos! Vou assistir agora @Eder Neumann obrigado pela dica amigo. Vou ver esses vídeos e pensar em como fazer isso no circuit maker.
  2. Mil perdões pela demora amigos. Estava pesquisando a respeito e tirando duvidas com minha professora e por e-mail com outros alunos. Infelizmente ainda não consegui começar o desenvolvimento. Pelo que ela me explicou a questão tem uma parte feita por máquina de estados e a outra por inspeção. Primeiro devo criar uma máquina de estados com base no sinal dos sensores A e B. Pela porta do elevador apenas passa uma pessoa por vez e o elevador deve emitir um sinal de Lotado quando 18 pessoas estiverem dentro do elevador. Mas não estou sabendo criar essa máquina de estados. No meu caso em vez do tópico de tabela verdade do contador síncrono como citado por @alexandre.mbm eu deveria usar um contador assíncrono já que o sinal de A e B são diferentes e não terei um Clock correto ? Perdão se estiver falando muita besteira. Sou iniciante demais em eletrônica. Desde já agradeço a atenção e a ajuda de todos!
  3. Não estou conseguindo interpretar direito o problema. Até agora imagino que a tabela verdade e a de de transição de estados ficaria algo assim. mas não estou conseguindo seguir em frente com a interpretação do problema. Seria essa a interpretação correta ? Sou iniciante demais em eletrônica. Desculpem-me por tantas perguntas bobas e com poucos detalhes.
  4. Bom dia galera. Estou iniciando na eletrônica e preciso de ajuda com esse projeto. Sei que a resposta pode ser trivial mas para mim não está sendo. Sei que devo utilizar a lógica de máquinas de estado porém não sei direito como. Abaixo segue o enunciado de minha tarefa. Por favor me ajudem a entender e resolver esse problema. Muito Obrigado Julio Um elevador, controlado por um sistema digital, tem capacidade para 18 pessoas. Dois sensores óticos na entrada são usados para controlar o funcionamento do elevador. Os sensores (A e B), na entrada do elevador, são utilizados pelo sistema de controle para computar o número de pessoas dentro do elevador. Pela porta do elevador só passa uma pessoa de cada vez. Dentro do elevador há dois displays de 7 segmentos que indicam o número de passageiros presentes no elevador (em decimal). Projete e simule um circuito que, além de acionar os displays de 7 segmentos, gere um sinal (LOTADO) quando o elevador estiver com 18 passageiros. Este sinal deve, por especificação, ser armazenado em um flip-flop. O sinais gerados quando uma pessoa entra ou sai do elevador deverão ser simulados com chaves. Os displays devem apresentar o número de passageiros em decimal. Não é necessário fazer a conversão BCD-7 segmentos, ou seja cada display recebe quatro linhas de sinal.
  5. Poxa eu tentei, mas CS3 ficou sem sinal, ou seja em baixa tensão. Por isso alterei desse jeito para que CS3 também recebesse sinal e CS0 não recebesse nada . Porém não sei se esta 100% certo :( . Vou revisar o circuito aqui e qualquer novidade eu posto aqui. Abraços!
  6. Bom dia galera. Falei com minha professora e ela esclareceu como queria o exercício. Segue abaixo pergunta e resposta do mesmo ao ver de minha professora para registro caso alguém se depare com isso no futuro. Como fazer banco de memória de 6Kb e sua interface com a CPU? Resposta: @aphawk Não estou de forma alguma discordando de sua solução, apenas quis mostrar como minha professora interpretou e resolveu o problema caso algum outro aluno de graduação como eu se encontre na mesma situação com um(a) professor(a) que pense da mesma forma. Mais uma vez muito obrigado @aphawk e @.if pela atenção e pelo tempo dedicado a esse iniciante de eletrônica aqui hahahah. Sem as dicas de vocês eu nunca teria saído da estaca zero. Forte abraço!
  7. @aphawk Hahaha pode deixar amigo. Vou ligar tudo certinho aqui. E sobre o que disse a respeito de minha base é pura verdade amigo. Desculpe não fazer bom uso de suas dicas. Juro que não foi por falta de desleixo ou desinteresse mas sim falta de conhecimento básico de minha parte mesmo. Vou estudar mais para não dar tanta mancada. Verdade. Pode deixar amigo. Obrigado mesmo por tudo.
  8. @aphawk Entendi. Muito obrigado mesmo. Eu sei que estou boiando mesmo nessa atividade e agradeço de coração toda a ajuda. Vou me dedicar e esforçar mais para ter os conceitos na mente e ser mais apto para fazer esse tipo de projeto. @.if Mas é claro! Eu não vou me apropriar de forma alguma do projeto e farei sim referencia à vocês em minha apresentação. Postarei aqui o resultado assim que sair. Mais uma vez muito obrigado a ambos por toda sua ajuda e por todas as dicas. Mesmo sendo um projeto simples eu já estava ficando louco por não sair do lugar kkkk. Muito Obrigado!
  9. @aphawk Muito obrigado mesmo irmão ! Já vou reproduzir aqui no Circuit Maker. Salvou meu trabalho hahaha. Só não entendi uma coisa. Por que você precisou fazer a logica com 4 nors e 2 ands no endereço de a13-a24 desse jeito em especifico ? Sei que a pergunta pode ser muito obvia mas sou iniciante demais e ainda estou aprendendo como funciona cada ci
  10. Beleza então amigo. Muito obrigado mesmo por todas a sua ajuda. Vou pesquisar aqui sobre os Ci's. Abraços!
  11. @.if Verdade amigo. Eu rodei aqui e apresentou isso: No exemplo que ela passou de 3-8 decoder os sinais de CS nos 1k ficam vermelhos (H). No meu ocorre o mesmo. Eu não sei dizer no momento se esta certo isso. No caso ela não pediu nada que represente a geração de endereços nem cpu. Apenas o esquema desse banco de memoria e sua interface com a cpu. Mais uma vez muito obrigado por toda ajuda e atenção !
  12. @aphawk É complicado mesmo amigo. Minha dificuldade em eletrônica é mais por ser iniciante. Reconheço que o problema esta entre a cadeira e o teclado Entendi amigo. Muito obrigado mesmo pela ajuda e pelo toque amigo. Sim, Mas o segundo chip está com os endereços ao contrário. De A9 ate A0 em U2, U5 E U7. Achei que isso fazia o circuito ler os ci`s de 1k como 6K. Isso é possível ou estou falando besteira ?
  13. Muito obrigado mesmo pela ajuda amigo. No caso ela me explicou que A0 não entra nos chips de memória porque a CPU sempre lê dois endereços de cada vez (16 bits de dados). Sendo assim, se ela gerar A0=0 lerá o byte que pediu (de um dos chips) e mais o posterior (do outro chip) e se gerar A0= 1 lerá o que pediu (de um chip) e mais o anterior (de outro). Com base nisso que A0 não é utilizado para selecionar registros internos dos chips. Eu acho que esse mecanismo tem a ver com o fato de nossos endereços começarem em 2k. Esse é um dos requisitos do nosso trabalho. porém ainda não entendi direito como essa lógica se encaixa Muito obrigado pela ajuda amigo! Eu alterei projeto e ficou da seguinte forma: Mas a parte do endereço ainda esta meio estranha para mim. Uso 3 sinais de endereço para chip select quando deveria ser 2. Minha professora respondeu a um e-mail meu de ontem. Realmente são três pares de 1k e três sinais de chip select apenas na visão dela. O que você acha ? Será que é essa questão mesmo? Desde já muito obrigado mesmo por tudo amigo.
  14. Este é o circuito depois das alterações que me recomendou e de algumas duvidas que consegui esclarecer com minha professora. Ela disse o seguinte sobre A0: A0 não entra nos chips de memória porque a CPU sempre lê dois endereços de cada vez (16 bits de dados). Sendo assim, se ela gerar A0=0 lerá o byte que pediu (de um dos chips) e mais o posterior (do outro chip). E se gerar A0= 1, lerá o que pediu (de um chip) e mais o anterior (de outro). Portanto, A0 não é utilizado para selecionar registros internos dos chips. Mas agora fica minha duvida. Este circuito seria o final ? Eu não preciso mais nenhum sinal no decoder além dos 2 sinais de endereço ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...