Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pamaso413

Membro Júnior
  • Posts

    15
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Já tentamos, sim. Baixíssima, em idle pega 0.8V e forçando ela chega a 1.3V. Ainda assim, sob qualquer tensão, congela. Aparentemente nada. Nenhum capacitor inchado, nada fora do lugar, nem torto. Ah, algo que esqueci de mencionar: já fizemos reset do CMOS pelo jumper e pela bateria. Sim, em cada um dos slots, com cada pente. Como assim? Se aconteceu após algum evento? Ele se intensificou depois que fizemos algumas modificações na energia, mas já ocorria antes. Não descarto também não. Estamos fazendo testes a partir do clean boot, software por software, para ver se de repente não é nenhum problema de compatibilidade por software. Todas as vezes que reinstalávamos o Win11, o computador não apresentava esses problemas, apenas após um tempo, o que me faz crer que talvez seja algum elemento que entra em cena ao decorrer do uso cotidiano. Nesse exato momento a gente suspeita ser do iCue, vide esse tópico da Corsair com os relatos, que são bem similares. Se for o caso, atualizo o tópico. Acho importante frisar esse tipo de solução por ser de um problema bem sutil, mas que potencialmente pode acometer a muitos por aí, já que o que não falta é hardware da Corsair com RGB.
  2. Boa noite. Estamos tentando corrigir o problema do computador da minha namorada, que congela e logo após desliga quando um jogo é aberto (às vezes quase que instantaneamente, às vezes após alguns minutos). Algumas das vezes dá BSOD ("CRITICAL_PROCESS_DIED", "UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION") Pra ligar de volta, é preciso desligar e ligar pelo on/off da fonte, pois senão ele volta à BIOS e não identifica o SSD na prioridade de boot. Já tentamos: Monitorar a temperatura dos componentes (tudo nos conformes, o pico de temperatura foi 63C, com 30~45 em idle); Mudar o estado de desempenho mínimo e máximo de energia do processador (houveram apenas leves mudanças na tensão, mas não fizeram diferença em relação ao problema); Utilizar o MemTest86 com todas as combinações possíveis (não foi encontrado nenhum problema em nenhum pente de RAM); Executar a instalação limpa dos drivers de vídeo (inclusive pelo DDU); Reinstalar o Win11; Alterar algumas configurações na BIOS (c-state, fast boot e outras das quais sequer me lembro mais); Utilizar o reparo de sistema do Windows (tanto pelo próprio OS quanto pela imagem num pendrive), assim como "sfc /scannow" e "DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth"; Verificar a integridade do SSD através do CHKDSK, CrystalDisk e Solidigm Storage Tool; Verificar as configurações/integridade de arquivos dos jogos; Tirar e colocar os hardwares (GPU, CPU, SSD, RAM), assim como limpar os seus contatos. As especificações do computador são: ASUS Prime X470 Pro; AMD Ryzen 7 2700X; Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2070 Super Windforce 3X; Intel 660P Series, 1TB, M.2 NVMe; Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3200MHz; Corsair 550W 80 Plus Gold Semi Modular; Corsair LL120 RGB 120mm Dual Light Loop RGB LED PWM; Id-Cooling Pinkflow 240. Estamos há uma semana tentando resolver esse problema. Algumas das tentativas de solução funcionaram brevemente (o computador deixou de congelar ao longo do dia, voltando com os congelamentos no dia seguinte). Agradeço qualquer tipo de ajuda. Edit: Os jogos onde ocorreram os congelamentos são Overwatch, Fall Guys e Genshin Impact, para referência.
  3. Pode ser incompatibilidade pela placa-mãe. Qual o modelo?
  4. @Jefferson Diogo Também não entendi a ideia do post. De qualquer forma, se você tá buscando montar um setup com essas peças, te aconselho repensar sobre a CPU e a fonte. Dependendo do preço de mercado, mais compensa comprar o 5600 do que o 5600X, ambos possuem em prática o mesmo desempenho. Sobre a fonte, para o que você quer, uma de 600w já aguenta o tranco numa boa. Acima disso, ao meu ver, é dinheiro gasto sem necessidade.
  5. @RS Faria Considerando se tratar de Overwatch, acredito que não seja improvável pegar temperaturas tão altas com esse jogo. Mas realmente é estranho. Até fiz uma limpeza geral na placa de vídeo e não obtive muitas melhoras não. Inclusive bati 83C com GTA V. Também não acho que seja devido à pasta térmica porque essa placa é nova, tem um ano e meio de uso.
  6. @Lusasd Como você não nos mostrou como é esse chiado, há "n" possibilidades: pode ser algum defeito físico nas ventoinhas, poeira, algum cabo ou outro item encostando nas ventoinhas, até mesmo coil whine, assim como pode ser apenas um barulho normal das rotações, o que também é bem normal. Tenho uma 2060 windforce que resfria maravilhas nos 90~100% das fans, mas evito puxar isso tudo por conta do barulho, que chega a atacar minha ansiedade inclusive. Outra coisa: aconselho usar o HWMonitor para ver quantas rotações essas ventoinhas pegam em diferentes momentos. Edit: Só agora reparei em qual temperatura você permite puxar para 100%. Não há necessidade disso tudo. Considerando as baixas temperaturas nos jogos citados, experimente deixar acima dos 88% apenas ao passar de 80C. A sua pdv é feita para aguentar essas temperaturas, então não há preocupação alguma antes dos 80C.
  7. @Lusasd Limite a rotação das ventoinhas pelo Afterburner durante um benchmark/jogo que utilize a pdv a 90/100% para saber se esse barulho realmente vem das ventoinhas (monitore a placa de vídeo durante o teste para não correr riscos). Como você não nos mostrou esse barulho, há a possibilidade de ser coil whine.
  8. Sugiro que você abra a BIOS e verifique os dispositivos para boot identificados. Também sugiro que retire o HD/SSD e faça a limpeza dos conectores com um cotonete ou borracha escolar branca (não use as vermelhas/azuis), com cuidado. Se persistirem os problemas, manda aqui as especificações do seu computador.
  9. Mesmo alcançando 87C, considerando que a temperatura máxima dela é de 88? Estou fazendo algumas configurações no cooler pelo Afterburner e estou pegando bons resultados num geral. Com as fans nos 100% (2432RPM!), pego entre 76~79C. Apenas fico com receio de colocar as fans no 100% porque parece que vão estourar a placa a qualquer momento pelo barulho que fazem. Com as configurações automáticas, há uma melhora para entre 77~83C, mas ela estabiliza por volta de 1900~2000RPM. No entanto, quão agressivas essas mudanças/temperaturas são para a vida útil da pdv?
  10. Pois é, e é exatamente isso o que me preocupa. Quando eu puder eu dou uma verificada no Overwatch com o HWMonitor (não quis fazer o teste por um tempo com receio de superaquecer durante um período de teste de um OC no CPU). O que me faz realmente estranhar o aumento de temperatura é que eu pegava temperaturas mais baixas durante o verão (carioca no cômodo mais ensolarado da casa e um ventilador com capacitor limitado!!!). Algumas poucas semanas atrás limpei o computador e agora, no inverno, ele esquenta mais do que antes. Vai entender. O meu medo mesmo é de danificar não apenas a GPU como outros componentes devido a esse calor.
  11. Fórum, boa tarde. Nos últimos dias eu andei fazendo algumas modificações no meu R3 2200G para obter melhor performance e estabilidade. Não me importo tanto com a vida útil do CPU pois pretendo dar um upgrade daqui a alguns meses. Mexendo no CPU, me dei conta de algo que acho um pouco fora do normal: há alguns meses atrás a GPU rodava Overwatch (Alto) entre 69 e 77C. Fui realizar alguns testes recentemente para fazer o tira-teima com as novas configurações do CPU e percebi que o Overwatch (Médio/Alto) está fazendo com que minha GPU alcance 84C em menos de 5 minutos de jogatina. Não fiz nenhum OC na GPU, uso o Afterburner apenas para monitoramento. Acima é o HWMonitor enquanto em idle após jogar uma partida de LoL, para referência. Especificações: Gigabyte AB350M GS3H V2; Ryzen 3 2200G; GeForce RTX 2060 Windforce rev 2.0; 2x HyperXFury 4GB 3200MHz CL16; 2x HyperXFury 4GB 2400MHz CL15; HD Seagate Barracuda 1TB; Corsair 500W 80Plus White. Gostaria de saber se há algum problema com minha GPU, se é alguma configuração que não tá fazendo bem a ela, ou se de repente é algum problema com a tensão.
  12. Alguém seria capaz de me ajudar nessa? Estou preso há um bom tempo e não faço ideia do que pode ser. Já reinstalei os drivers de áudio e das portas USB diversas vezes e não consigo resolver. Está desconectando cada vez mais. Help!
  13. Boa noite. Adquiri um headset Razer Kraken Ultimate e o utilizei normalmente por umas semanas. No entanto, há dois dias atrás, percebi que o headset estava desconectando automaticamente ao reproduzir sons de alto volume, como em alguns trechos específicos de música e vídeos. Tentei atualizar os drivers, reinstalá-los, mas apesar de ter temporariamente resolvido o problema, ele retornou. Além disso, o THX Spatial também parou de funcionar quando atualizei os drivers. Para ter certeza de que o problema não era com o headset, testei em outro computador, onde funcionou perfeitamente. Testei também com outro headset que possuo aqui da Logitech e ele não apresentou problemas. Alguém saberia dizer o que há errado? Edit: esqueci de informar que testei todas as portas USB possíveis, tanto as do gabinete quanto as da placa-mãe, tanto 3.0 quanto 2.0.
  14. Consegui atualizar a BIOS sem problema. Obrigado pela dica sobre a CPU. Estou só esperando a Black Friday pra fazer a pechincha hahaha
  15. Boa noite. No início do ano eu comprei uma AB350M DS3H V2, um R3 2200G e dois módulos da HyperX Fury 2x4GB 2400MHz. Comprei uma CPU de entrada por falta de dinheiro, já que me encontrava numa situação de urgência a respeito da mobo anterior (capacitores inchados etc). No entanto, como irei adquirir mais 8GB de RAM e uma RTX 2060 (Ou uma GTX 1660 Super) e dentre outros componentes, pretendo comprar um R5 3600X, Porém, para a mobo conseguir trabalhar com essa CPU, preciso atualizar a BIOS. Quando a comprei, ela já veio atualizada para a versão F41. Para atualizar para as próximas versões, ele exige que já tenha instalado previamente a F31. Para fazer a atualização à F51 eu precisaria atualizar uma por uma como dizem ou eu posso atualizar direto para a F51? E a respeito de exigir a F31 já instalada, eu posso instalar diretamente as versões posteriores à F41 ou eu precisaria instalar a F31? Eu tentei fazer a atualização através do @BIOS, mas como o software não consegue encontrar as .dll, prefiro atualizar a BIOS manualmente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...