Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arkeido

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Não haveria a possibilidade de ser um problema nos sensores então?
  2. Esse problema de estar pegando +80 graus em idle aparentemente era um bug que eu corrigi restaurando um ponto de restauração do sistema. Acredito que essa temperatura maluca sequer era real. Assim que restaurei ele voltou à temperatura normal, só citei esse problema porque o que estou enfrentando agora é meio parecido e talvez o histórico ajudasse. O mantenho elevado em uma superfície que não aquece e em um quarto com ar condicionado, então sempre consigo manter a temperatura em torno de 45 graus em uso comum (redes sociais etc). O que estou achando estranho é que, como no exemplo do post, assim que abro coisas como instaladores de jogos ou entro em telas de carregamento de algum jogo essa temperatura no HWMonitor vai de ~45 pra mais de 80 graus sem ter qualquer aquecimento significativo da carcaça, e esses 80 graus caem de volta pra 40 só por desativar o TurboBoost no Windows. Assim que a instalação termina a temperatura volta aos belos 45 graus de antes, como se nada tivesse acontecido. Eu só suspeito que talvez esse pico de 80 graus que ele pega durante instalações, assim como o problema de antes da restauração do sistema, não seja real. Suspeito que na verdade haja algum problema com o sensor térmico do processador que o esteja fazendo apresentar leituras incorretas, mas eu sou bem leigo e nem faço ideia se esse tipo de coisa costuma acontecer.
  3. Esse software é meio bugado mesmo, por isso testei nele e no HWMonitor pra confirmar. Mas o HWMonitor exibiu as mesmas temperaturas, então creio que pelo menos nesse ponto ele estava funcionamento corretamente.
  4. Obrigado pela resposta, realmente estava sem entender se seria possível essa temperatura ser real com a carcaça estando tão fria. Essa temperatura parece ser o "normal" dele em jogos segundo todas as reviews que vi antes de comprar, e tenho evitado deixar chegar nisso usando o programa Ryzen Controller (onde deixo no máximo em 85), o que achei estranho foi passar dos 80 graus em algo simples como a instalação de um jogo ou em telas de carregamento, mesmo que seja por pouquíssimo tempo. Na maior parte do tempo em uso normal o processador não tem passado dos 45 graus, por isso achei confuso subir mais de 30 graus só porque executei um instalador de jogo. Então seria possível ocorrer essa diferença de temperatura mesmo que não haja algum problema de hardware?
  5. Comprei um notebook há algumas semanas (Dell G15 Ryzen Edition) com um Ryzen 7 5800H e suspeito que algo possa estar errado com seus sensores térmicos. Meu sistema operacional é o Windows 11. Há duas semanas, quando o liguei, notei que as ventoinhas estavam indo muito rápido, quase 100% de velocidade (o que não era comum acontecer logo na inicialização). Quando verifiquei o Alienware Command Center e o HWMonitor, as leituras de temperatura da CPU estavam sendo mostradas como quase 90°C em idle, mas o laptop mal estava quente. Eu já joguei nele então eu sei quão quente 90°C deixam a carcaça do notebook, e não era nada parecido. Antes disso, as temperaturas estavam no máximo em 60°C em idle, e quando eu colocava a mão a sensação era a mesma que a de agora, mesmo o software me dizendo que tinha subido praticamente 30 graus. A temperatura continuou sendo mostrada dessa maneira até que eu tentei solucionar o problema. Tentei desabilitar o TurboBoost no Windows (Editar plano de energia> Alterar configurações de energia avançadas > Gerenciamento de energia do processador > definir "Estado de desempenho máximo" para 99%) e o problema desapareceu milagrosamente: as temperaturas voltaram para cerca de 50°C. Depois de reativá-lo, a CPU quase imediatamente mais uma vez atingiu quase 90°C em idle, novamente sem estar nem um pouco quente, então "encontrei" o problema. A temperatura da CPU na BIOS estava normal, mas como não sei se o TurboBoost fica ativado lá, não tenho ideia de quão confiável é essa informação. Depois disso, tentei restaurar o Windows a partir de um ponto de restauração anterior. Funcionou perfeitamente e agora mesmo sem desabilitar o TurboBoost as temps estavam sendo mostradas normalmente. Não voltei a enfrentar esse problema desde então, mas agora notei que toda vez que estou instalando alguma coisa ou em telas de carregamento em jogos a CPU atinge os mesmos 85-90°C e volta ao normal quando acaba, mas não tenho certeza se essa temperatura é real. Estou instalando um jogo agora mesmo, e a temperatura da CPU está cravada em 90°C de acordo com o HWMonitor, mas o laptop não parece estar acima de 60°C (e estou com o ar condicionado ligado em 25°C). Quando desabilito o TurboBoost no Windows, a temperatura cai para 45-50°C, o que parece muito mais realista do que 90°C. O problema volta assim que eu o reabilito, e o package da CPU começa a ficar acima de 20W. Suspeito que a questão surja sempre que o package passa disso, o que parece não acontecer em uso normal quando não estou instalando/carregando nada. Quando eu jogo a temperatura frequentemente chega e até ultrapassa esses valores "absurdos", mas como eu disse parece muito mais quente quando eu toco, então não tenho ideia se essas leituras absurdas em idle estão corretas ou não.
  6. Boa noite. Comprei esse SSD aqui, que não veio com os parafusos, e meu gabinete já tem aquela gavetinha para realizar a instalação. Só preciso parafusá-lo, mas não sei quais parafusos comprar. Alguém sabe quais são?
  7. Vou providenciar o adaptador até que o engenheiro eletricista venha... Há alguma maneira de saber se o adaptador é bom ou ruim antes de comprá-lo? Eu pensei que eram todos iguais. Mas agora com este novo "sintoma" já tem como bater o martelo e dizer que é no aterramento, ou ainda seria plausível ser alguma das outras coisas que você mencionou antes causando este sintoma também? Também testei há pouco ligar o filtro de linha em uma tomada do outro lado da casa (outro circuito, no mesmo lugar em que o ar foi ligado provisoriamente na semana passada e onde esse ruído não existia), e o ruído apareceu lá também. A tomada que era usada para ligar provisoriamente o ar neste circuito em que testei o filtro agora, até que o eletricista viesse ligá-lo onde está atualmente, também só tinha 2 pinos. Isso pode significar que ele não pegava o terra e é por isso que não causava esse ruído antes?
  8. Passei a tarde fazendo alguns testes, inclusive o que você sugeriu, e percebi que o ruído de alta frequência com o ar ligado só acontece em equipamentos que têm o terceiro pino (que é o caso do meu filtro iClamper). Liguei o PC em uma extensão de somente 2 pinos e o ruído sumiu completamente. Liguei a fonte (3 pinos) direto na tomada, o ruído voltou. Liguei o meu segundo monitor (3 pinos) na tomada, e mesmo com o PC ligado na extensão de 2 pinos, o ruído se espalhou por tudo ao plugar o monitor. Cessou imediatamente assim que o desliguei da tomada. Fiz um último teste para confirmar, onde liguei o monitor de 3 pinos em uma extensão antiga também de 3 pinos, e o ruído começou. Despluguei a extensão, quebrei o terceiro pino dela, liguei de novo e o ruído desapareceu completamente. Você tem alguma ideia do que pode ser? Resolveria o problema simplesmente quebrar o terceiro pino da fonte/filtro de linha/monitor? Eu fiz com a extensão porque é antiga, não sei se é o mais indicado.
  9. Foi sim. Não está. Nenhum motor ligado no mesmo circuito. Aparentemente, a ligação das tomadas foi feita corretamente. Eu sou realmente muito leigo nesse assunto e tive dificuldade até para entender o que você quis dizer, mas mencionei todos os tópicos questionados por você à alguém que acompanhou parte da instalação elétrica e tem um pouco mais de noção do que eu, e ele confirmou que todos os pontos estão em ordem (embora eu não possa dizer quão confiável realmente é essa resposta). Mas ficam as perguntas: 1. Acha que, seja lá onde for este problema, pode ser perigoso para algum dos equipamentos continuar usando o computador com o ar condicionado, ou o único problema será o ruído irritante? 2. Há alguma chance de ser somente o ar condicionado liberando ondas harmônicas na rede, como foi sugerido acima? 3. Considerando que sou leigo demais para verificar por conta própria o que sugeriu, recomenda que eu chame algum profissional para me ajudar com este problema? Se sim, qual seria o mais indicado? Estava pensando em um engenheiro eletricista.
  10. Se for só me acostumar eu já fico muito satisfeito, contanto que não tenha que trocar de fonte a cada 6 meses por causa disso kkk
  11. O barulho começou há 2 dias, quando o ar foi ligado no circuito separado para ele onde deveria ter sido ligado desde o começo e está agora causando o ruído. O ar condicionado em si foi instalado na casa há algumas semanas. Inicialmente, foi instalado incorretamente no mesmo circuito onde está o PC, onde causava este zumbido na fonte, que é o mesmo que ocorre com o chuveiro ligado: https://youtu.be/xGPqK6y1hUA (o vídeo não é meu, mas é o mesmo som). Não havia ruído de alta frequência neste caso, somente o zumbido. Depois, por receio de prejudicar a fonte até que o eletricista viesse, o ar foi provisoriamente ligado em outro circuito que não era o do PC, onde não causava ruído nenhum no filtro/fonte. Nem zumbido, nem ruído de alta frequência. Por último, há dois dias atrás ele foi instalado no circuito exclusivo para o ar condicionado que foi separado durante a construção da casa. E aí começou a causar ruído de alta frequência, o que ele não tinha causado antes em nenhum dos outros 2 circuitos onde havia sido ligado. Resumindo, começou quando o ar foi ligado no "lugar certo". Pois é, eu nem teria notado se já não estivesse preocupado em ficar procurando por esses ruídos desde que comecei a ter esses problemas. O áudio ficou muito valorizado, ao vivo não me incomoda em nada porque só dá para ouvir se colocar a cabeça perto, só me preocupa que seja algum problema de instalação elétrica e esteja aos poucos forçando/estragando a minha fonte. O eletricista disse que não há nada de errado na instalação e até sugeriu puxar um fio direto do poste sem intermediários só para ligar o PC e testar, mas só do cabo daria quase uns R$500. Minha fonte anterior (muito antes de comprar o ar condicionado) queimou nessa casa algum tempo depois que me mudei. Mas ela estava com quase 9 anos de uso, então talvez seja apenas coincidência. Edit: Consegui confirmar uma suspeita. O meu headphone também faz o mesmo ruído de alta frequência enquanto o ar está ligado. Só consegui confirmar aproximando o microfone de uma das caixas de som do fone. É difícil ouvir.
  12. Mas para ser considerado coil whine, o "bzzz" não precisaria acontecer o tempo todo? O zumbido aparece ocasionalmente durante o dia, fica por algum tempo, vai embora e depois volta. Mas eu suspeito que possa ser alguém ligando o chuveiro elétrico na região, vi em outros tópicos gente dizendo que presenciavam o ruído até com pessoas de outra rua ligando o chuveiro com triac. E eu entendi pela sua 1ª explicação que o filtro de linha também pode apresentar o coil whine, mas no caso em questão os 2 ruídos mencionados sempre acontecem simultaneamente nos dois equipamentos, o coil whine não deveria ser um fenômeno individual? A fonte fazendo o ruído sozinha enquanto o filtro de linha trabalha em silêncio, por exemplo. Porque quando estou ouvindo algum ruído, se eu desligo tudo e ligo a fonte na tomada sem o filtro de linha, ela faz ruído. Se eu ligo o filtro de linha sozinho na tomada sem a fonte, ele faz o mesmo ruído que ela estava fazendo. Se eu ligo o filtro de linha na tomada e ligo a fonte no filtro de linha, os dois fazem o mesmo ruído (embora a intensidade de cada um seja diferente). Se o ruído for o zumbido do chuveiro enquanto ele funciona, o zumbido aparece nos dois. Se for o ruído agudo do ar condicionado que surgiu há 2 dias, o ruído agudo aparece nos dois. Enfim, nunca é individual... Faria sentido se tratar de coil whine acontecendo simultaneamente desta forma, ou é mais provável portanto que seja sua 2ª hipótese do centelhador do conjunto de proteção contra surtos? Desculpe por tantas perguntas, é que a fonte é novinha e estou bem preocupado kkk Edit: Eu consegui gravar o ruído agudo acontecendo enquanto o ar funcionava, só para referência. Filtro de linha: https://voca.ro/16AgW6M6peUW Fonte: https://voca.ro/1dShOEMOAKrk O microfone parece conseguir captar muito mais alto do que realmente é, eu não consigo escutar nessa altura nem chegando muito perto. A fonte é quase imperceptível, como eu disse, mas gravando parece tão alto quanto o filtro de linha.
  13. Muito obrigado pela explicação esclarecedora, o ar condicionado é realmente inverter... isso não deve causar problemas na fonte no longo prazo, correto? Saberia me dizer também porque o problema não ocorria quando eu ligava o ar diretamente na tomada de um cômodo mais distante? Tem a ver com a forma que o circuito exclusivo dele (onde está ligado agora) foi montado?
  14. Tenho um iClamper com 5 tomadas e uma fonte CX550M (ambos com menos de 6 meses de uso), os dois estão fazendo um ruído agudo toda vez que meu ar condicionado está funcionando, e que para imediatamente assim que o ar é desligado. O ruído do filtro de linha é mais alto que o da fonte, que requer algum esforço para ser ouvido. Não entendo nada de elétrica, mas a casa é nova e a instalação elétrica também, e o ar condicionado está em um circuito separado do computador segundo o eletricista que montou toda a rede elétrica da casa. Também tenho aterramento. Antes o ar havia sido erroneamente instalado no mesmo circuito do computador, e notei que havia um problema porque a fonte fazia um ruído semelhante à um zumbido ("bzzzz") toda vez que o computador e o ar estavam trabalhando simultaneamente. Até que o eletricista viesse colocar o ar no circuito que havia sido inicialmente separado para ele durante a construção da casa, o liguei provisoriamente em uma tomada distante que sabia se tratar de um circuito diferente do circuito do computador, e o zumbido que acontecia enquanto o ar funcionava parou de acontecer. O ruído agudo que acontece agora (diferente do "bzzz" que mencionei) não acontecia enquanto o ar estava ligado provisoriamente nesse outro circuito, e só começou a acontecer quando o ar foi ligado no circuito exclusivo há 2 dias atrás. Antes disso, nunca tinha escutado algo parecido. O filtro de linha e fonte ainda apresenta o zumbido ("bzzz") quando qualquer chuveiro elétrico com triac da casa está ligado, o que até onde pesquisei parece ser normal, mas o zumbido aparece repetidas vezes ao longo do dia mesmo quando ninguém está tomando banho (e até quando não há mais nada na casa ligado). Não posso garantir que ninguém na rua esteja tomando banho, mas pela frequência que acontece seria meio estranho... Isso é normal? Devo ficar preocupado?
  15. A questão do ar já foi resolvida, um fio exclusivo para ele já foi puxado do QDC, eu só quis dizer que o barulho que eu escutava com o ar é o mesmo que eu também escuto com o chuveiro em funcionamento e com o coil whine. Em relação ao barulho provocado pelo chuveiro na fonte/iClamper, ele pode ocorrer mesmo com o chuveiro estando em outra fiação? Eu não entendo nada de elétrica, então não entendo como poderiam interagir sem estar na mesma fiação ou se a explicação do faller responde isso. Tenho aterramento e o eletricista disse que não tem certeza do que pode estar causando o ruído, mas chegou a me aconselhar um estabilizador e dizer que o defeito é no meu filtro de linha. Não cogito comprar um estabilizador e nem acho que seja um problema do filtro de linha.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...