Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maichel Oliveira Silva

Membro VIP
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

20

Sobre Maichel Oliveira Silva

  1. Local para comprar o componente: https://www.cassio10.com/produtos/mdu1512rh-mdu1512-n-100a/ Aqui você compara os equivalentes: https://alltransistors.com/mosfet/transistor.php?transistor=31437
  2. @claudio fran https://www.cassio10.com/produtos/isl6520-acbz-isl6520a/ também pode ser substituído pelo RT9202
  3. Nesse vídeo o Luciano indica alguns onde você pode encontrar alguns esquemas, vai existir casos em que não existem esquemas disponíveis e outros onde você vai precisar trabalhar em cima dos datasheets dos componentes para reparar certos equipamentos.
  4. Pelo valor a busca fica bem limitada, mas achei essa opção dentro do seu orçamento. https://www.amazon.com.br/Gabinete-TGT-Mini-Tower-Acrilico-TGT-ERN-RGB01/dp/B09NQN8H5H?qid=1680992255&s=computers&sr=1-409&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.6d798eae-cadf-45de-946a-f477d47705b9&th=1&linkCode=sl1&tag=gtafiliados-20&linkId=115b5bc5a113bda41259e752c03a29fd&language=pt_BR&ref_=as_li_ss_tl
  5. normalmente é usada mascara uv (muito comum em reparos de celular) e a lâmpada para a secagem da mesma, no seu caso ficaria como nova.
  6. @Sekeff serra apesar de estarem "feios" os contatos deveriam funcionar normalmente porque é apenas em uma parte da trilha, caso sua placa seja dos modelos revendidos no aliexpress provavelmente seu defeito é outro e nesse caso pode não valer a pena o reparo.
  7. @Swalls Não existe app que ensine o reparo em si, até porque pra o mesmo sintoma existem vários problemas o mais próximo disso são as dongles como a wuxinji que se utilizam em celulares que indicam medições prontas e alguns macetes de reparo, mas o processo de aprendizagem mesmo começa estudando eletrônica como indicado pelo amigo @.if isso fara você além de reparar entender o que foi feito e não apenas seguir uma serie de dicas e "realizar" o reparo.
  8. Isso pode ter ocorrido por excesso de temperatura na remoção ou ressolda, falta de fluxo para ajudar a soldar mas não tem problema de modo geral, pois todos que juntaram são da mesma malha.
  9. @Charles Fernando Entendi, conheço o bruno e sei que ele é um baita profissional e sabe o que tá fazendo e por isso ele não mostrou outros processos e foi direto ao defeito, o ideal seria você verificar antes de retirar os componentes se tinha as tensões primarias de 3v e 5V (as vezes somente 3v), a recomendação que posso dar pra não seguir um caminho errado na analise se baseando na informação do vídeo, já que um mesmo sintoma pode ter vários causadores. 1 - Medir o mosfet em escala de diodo e verificar se apresenta curto. 2 - medir em escala de ôhmica Ω o resitor shunt dos 2 lados.
  10. @Hfcostajr Como o maquina liga o cristal poderia ser descartado, ai me parece uma falha em alguma habilitação ou falta power good seria necessário uma analise mais aprofundada pra saber, em algumas placas BIOS corrompida pode causar um erro similar ai a outra opção seria conseguir o arquivos e gravar com uma gravadora externa.
  11. @Charles Fernando Se possível envie o vídeo mas pelo que relata foram puladas diversas etapas. Mosfets de canal N precisam de tensão de gate maior que source então qualquer alteração no circuito de charger e tensão menor ele não satura, ai entra o resto da analise pra saber se o ci de charger (BQ24780S) está com os paramentos mínimos pra que esse gate receba a tensão correta e etc. O youtube é uma excelente ferramenta de aprendizado, mas a maioria dos canais de reparo principalmente de notebooks, placas de vídeo e placa-mãe de pc omitem a analise e só mostram a resolução do problema de forma geral.
  12. @Hfcostajr Já tentou ligar sem o pino p4 (12V) e verificou se ela se mantem ligada?
  13. @Charles Fernando Amigo esse mosfet mencionado é o mosfet de entrada, ele não deve dar continuidade mesmo, já que isso seria considerado um curto, queria saber o seguinte: 1 - antes de remover qualquer componente, quais foram as medições que fez? 2 chegou a verificar se tinha as tensões primarias e o básico para a placa ligar? Recentemente recebi um lenovo dessa linha com a placa condenada, mas o defeito era no teclado que tem o botão power conjugado.
  14. @Charles Fernando Sim pode trocar os mosfets que não irão ocasionar nenhum problema adicional, antes da soldagem do novo, faça as medições na linha e verifique se não tem mais curtos isso você consegue verificar medindo o resistor shunt PR5301, mas pelo que vi esse defeito é bem comum então a troca do mosfet pode resolver.
  15. @alexandre.mbm Não sei o nome dessa, mas vou ver se descubro e retorno aqui com essa informação.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...