Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enzo Henrique Tonello

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Eu estou com uma dúvida no funcionamento do indutor, porque se eu coloco uma bateria e o indutor, devido a variação frenética da corrente inicial, quando ligo a bateria, o indutor vai gerar uma ddp para fazer a corrente chegar a 0 novamente, porque é isso que ele faz, tenta deixar a corrente no valor que estava antes de variar, mas eles aos poucos dependendo da indutancia vai deixando a corrente passar, então ele vai perdendo sua ddp contrária à da bateria, até se comportar com um fio normal. Essa é a questão que quero chegar, o que faz sua ddp diminuir e deixar a corrente variar aos poucos? ele vai simplesmente perdendo energia ? Mas como perderia energia se antes de deixar a corrente da bateria aumentar aos poucos, a corrente no circuito é 0, alguém poderia me explicar detalhadamente o porque, desde já agradeço !!!
  2. @caolne Mas.. se o polo da bateria não é 0V e eu coloquei, é arbitrário. Ou você quer dizer que ao ligar o terra no polo negativo, o potencial que tava ali , muda e vira o 0V, tipo eu troco, isso ?
  3. @GuilhermeGB Então eu arbitrariamente coloco o 0V em qualquer lugar e então me baseio nele para ver os potenciais, mesmo se o polo negativo da bateria não seja 0V, devido ao seu excesso de carga negativa ?
  4. @Renato.88 Estou muito feliz, está me ajudando esclarecer algo de a dias que estou tentando entender, poderia me explicar agora o porque, detalhadamente, a primeira opção está errada ?
  5. Eu não consigo entender a ideia que envolve o GND, tipo eu compreendi que todos os potenciais que existem: 4V...456V... infinito, são encontrados comparando-se ao GND que é 0V. Mas e quando eu tenho uma pilha e sei que o polo de cima é 5V e o debaixo( negativo) é 2V, dando uma diferença de potencial(ddp) de 3V, ao fazer a medição do multímetro nessa pilha também vou ver 3V, só que as pessoas falam que a ponta de prova preta é 0V e a positiva nesse caso está sendo 3V, medindo nessa pilha, mas ué, não acabei de ver que um polo é 5V e outro 2V, como assim 0 e 3V então ? Alguém poderia me falar certinho, bem detalhado , porque estou a dias tentando entender, como funciona o uso do referencial, se o GND é arbitrário as vezes... ou não, enfim, poderia me explicar tudo sobre o GND. Desde já agradeço infinitamente!!
  6. @Renato.88 Muito obrigado por me responder. Eu compreendi agora que a tensão é relacional e todos os valores , 4V ...145V... vieram a partir da comparação do GND 0V .Entretanto, eu não entendo quando uma pessoa arbitrariamente coloca 0V , como na imagem a baixo que é a mesma pilha. Posso ficar colocando arbitrariamente o 0V pelo circuito ? Ou só realmente onde é 0V. Para mim é muito confuso essa ideia de referencial
  7. Eu estava lendo o livro do Gabriel Torres e fiquei em dúvida em uma parte: Ele usa uma fonte simétrica, onde um polo é 12V o outro -12V e o meio 0V. Fui pesquisar essa tal fonte e percebi que nada mais é que duas pilhas de 12V em série, só que na segunda você inverte a polaridade dos fios para ficar com uma ddp negativa, porque ai em vez de ser 12V-0V= 12V se tem 0V-12V= -12V . Esse 0V eu não entendo muito a função dele, mas acho que é porque quando você tem a inversão da outra pilha e a outra normal, você calcula a ddp e dá certinho 12V pra uma e -12V para outra, porque tem esse 0V como parte negativa de uma ai fica 12V-0V=12V e parte positiva da outra 0V-12V= - 12V. Enfim, chegando as essas conclusões o livro me surge com um calculo que é o seguinte: 12V-(-12V) dando 24V de ddp entre esses dois terminais(12V e -12V), mas ai pensei...., desculpa as palavras, mas é a maneira que consigo expressa o que estou pensando, que palhaçada e frescura é essa de considerar tudo como uma pilha única e sendo um polo 12V e o outro -12V. Tipo ,não é mais fácil e com sentido lógico eu usar o calculo normal de pilhas em série, porque tá em série, usando uma soma? Se tenho uma 12V e outra 12V tenho então 24V, e esses -12V da outra só veio de uma inversão de fio, mas a pilha continua sendo 12 V. Resumindo, eu estou a dias pensando qual é a necessidade e a lógica do que o livro fez, alguém poderia me explicar detalhadamente e se eu errei em algo, sou iniciante nesse ramo. Desde já agradeço muito !!
  8. @rjjj Muito obrigado, me deu uma esclarecida, mas ainda fico na dúvida na seguinte coisa: se eu pego duas pilhas, uma que tem o polo positivo o GND(0v) e o negativo 5V e outra com o negativo o GND(0v) e positivo 5v , a ddp daquela que tem GND positivo terá -5V e a de GND negativo 5V(porque acredito que o padrão para ver DDP é positivo menos negativo), se eu pego as duas e coloco em série certinho, positivo com negativo as tensão irão se somar e desconsidero o -5 e ficará 10v? ou mesmo as baterias estando em posição certa para ligação em série ficará 0v porque a ligação em série é a soma das voltagens e como tenho 5V +-5V dá 0?
  9. Eu não consigo entender a relação lógica da tensão negativa, porque se eu tenho um pilha com a parte positiva 10V e outra negativa 5V a ddp da pilha é 5V (positivo menos negativo)e se pego também outra pilha com parte positiva 5V e negativa 10V tenho ddp de -5V (positivo menos negativo) E se eu faço uma outra pilha juntando a ddp de 5V na parte positiva e a de -5V na negativa tenho 10V (positivo menos negativo) Essa é minha dúvida : Eu ter essa ddp maior na pilha conjunta , isso é, por trabalhar com esses valores negativo e positivo significa que esse -5V veio de uma pilha que tinha mais elétron por isso se sobressaiu os elétrons na pilha que se juntou e que por sua vez a outra sobressaio os prótons por isso +5V e como tenho mais prótons (+5V) e mais elétrons (-5V) por isso uma ddp maior ? Desculpa se ficou confuso sou iniciante nessa área, e por isso também, peço que me expliquem detalhadamente, desde já agradeço muitooo!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...