Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guilherme Santana Fagundes

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Guilherme Santana Fagundes

  1. 14 minutos atrás, zopek disse:

    Salve @Guilherme Santana Fagundes ;

    A arquitetura SATA3 é limitada à 600 MB\s, isso porque precisava ser compatível com discos HDD mecânicos.

    SSD SATA3 chegam nesse limite e são "segurados", formando uma fila.

    NVME usa o protocolo PCI-e que tem limites bem maiores, por exemplo, um SSD em PCI-e 3.0 X1 já teria 980 MB\s, mas boa parte da placas-mãe oferecem em X4 (3.94 GB\s).

    Ou seja, leitura e escrita muito mais rápida comparado ao SATA3, e como a escrita é bem maior, a "instalação" é beneficiada.

     

    Porém...

    Pode parecer que 600 MB\s Vs 980 MB\s é grande, mas não é tanto. Um HDD padrão (sim, aquele tijolo), tem em media 200~250 MB\s, ou seja, bem abaixo dos 600MB\s que um SSD SATA3 pode chegar. Os SSDs SATA3 já atendem bem um usuário comum que joga, navega, e faz umas edições "aqui-e-ali", se esse for o seu caso.

    Se os preços forem equivalentes, escolha o NVME.

     

    *Observação: Os valores são os limites máximos dos tipos, e não a real velocidade, veja na descrição do produto. 

    Obrigado pela explicação detalhada. Você tocou em um ponto interessante em relação aos preços, pretendo comprar um SSD com grande espaço de armazenamento, 2TB por exemplo. Pelos modelos que pesquisei, os SATA e NVME de 2TB estão na mesma faixa de preço, porém aí entra outra questão que os NVME são bem mais esquentadinhos... em gravação de grandes volumes de dados por exemplo chegam facilmente à 70ºc ou mais, pelos testes que vi. Então outra dúvida que eu teria em relação a isso seria se essas altas temperaturas afetariam drasticamente a vida útil do meu NVME...

  2. Atualmente no meu PC tenho um SSD de 120GB para o sistema/programas leves e um HD de 1TB para meus arquivos e jogos. Pretendo vender estes e comprar um SSD de 2TB, particionando de forma que em uma partição fique o Windows e na outra meus jogos, arquivos... (Essa partição faria o papel do HD se fosse comparar). Minha dúvida é a seguinte: Posso ter alguma perda de desempenho particionando um único SSD dessa forma? Seria mais recomendável usar duas unidades separadas? Ou não faz diferença alguma?

  3. 1 hora atrás, Imakuni disse:

    Isso é sinal de cooler mal montado. Tire e aplique de novo; use a pasta térmica inclusa que é bem mais fácil de usar do que pastas de prata, a diferença vai ser mínima.

     

    46 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

    100% de certeza você instalou errado. assista tutorial no youtube e vai ter noção de onde errou. muito provavelmente a base do air cooler nem está tocando no ihs do processador.

     

    38 minutos atrás, RS Faria disse:

    Esse "apertar" é até ficar firme no lugar.. Isso não é um parafuso de roda de carro.. Apertar demais, pode danificar o soquete do processador..

    Caras fiz uma bobagem inacreditável, esqueci de tirar o plástico que fica na base da torre kkkkkk isso que eu ainda pensei "Não posso me esquecer de tirar isso" que vergonha. Agora testei aqui ta ficando em 60º jogando, valeu pela ajuda hehe

    • Haha 1
  4. 1 minuto atrás, Imakuni disse:

    Isso é sinal de cooler mal montado. Tire e aplique de novo; use a pasta térmica inclusa que é bem mais fácil de usar do que pastas de prata, a diferença vai ser mínima.

    Será que não está bem apertado os parafusos da base do air cooler? Posso apertar ao máximo sem problemas? Vou tirar aqui e colocar a pasta térmica que veio inclusa e já verifico como está apertado

  5. Olá pessoal

     

    Seguinte, esse ano montei um PC gamer e o processador que peguei foi um i7-9700f, eu estava usando com o cooler box dele mesmo e estava chegando a 100ºC enquanto jogava, mesmo com baixo uso dele (30/40% por exemplo) e em Idle ele ficava entre 40/50ºC.

     

    Pensando que o problema poderia ser o cooler box, comprei um Aircooler da DT3 Sports, o Wolf120 e também uma pasta térmica Thermal Silver, porém o problema dos 100ºC mesmo em baixo uso continua rolando, alguém saberia me dizer o que pode estar causando isso?

     

    Segue meu Setup:

    i7-9700f

    Gigabyte Z390 M Gaming

    XPG 2x8GB 3000Mhz

    RTX 2070 Super

    Fonte Red Dragon 700w

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!