Boa tarde,
Nâo sei se este é o local certo para esse tipo de questão, mas eu acredito que deve ter alguém por aqui que possa me ajudar.
Tenho um motor elétrico que ficou parado por anos, da marca Schulz, 1CV, 1730 RPM. Ele tem seis fios para ligação, com as possíveis configurações de ligação:
Para ligar em 110V, devo juntar as pontas 1+3+5 e 2+4+6, e ligo na tensão.(1+3+5 --> 110 <--- 2+4+6)
Para ligar em 220V, devo juntar as pontas 2+3+6 entre si, juntar as pontas 1+5 e ligar junto com a ponta 4 na tensão. ( 2+3+6 / 1+5 -->220 <-- 4 )
Não sei se ficou claro, mas acredito que sim.
Pois bem, fiz a ligação correta para 110V (não tenho 220V na casa) e o motor não funcionou. Conferi o capacitor de partida e ele estava completamente podre ( 450-510uF )
Minha dúvida é: como faço para testar se as bobinas não estão em curto com um multìmetro que é o que tenho à mão aqui.
Porque eu só encontrei como testar motores trifásicos e este é monofásico, certo?
Curto entre as pontas e a carcaça do motor, pelo que eu vi nas minhas pesquisas, não tem (testei entre as pontas e o eixo).
Alguém pode me dar uma ajuda em como proceder? Porque se o problema foi apenas o capacitor, eu vou comprar um novo, mas se as bobinas estiverem em curto, aí precisa mandar revisar e eu simplesmente vou descartar ele se for o caso.
Agradeço desde já.
Thales.