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Thales Lisboa

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Reputação

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  1. Boas notícias ! O motor funcionou sem problemas. É um pouco barulhento, mas é o mesmo barulho que eu lembro que fazia quando meu pai usava . Deve precisar rever os rolamentos, mas está funcionando e isso é o que importa. Muito obrigado a todos que ajudaram! Marquei como solução a limpeza do contato centrífugo, pois quando abri e vi que estava travado, mesmo trocando o capacitor não funcionaria. Mas novamente sou grato a todos que disponibilizaram seu tempo para me orientar.
  2. Eu levei o capacitor original na loja de peças para motores elétricos, não de eletrônica, e me entregaram um capacitor dessa mesma marca . Porém com as exatas mesmas especificações do capacitor original, apesar de menor. Ainda deixei claro que era para partida em motor. Enfim, depois que montar e testar eu aviso dos resultados.
  3. @Sérgio Lembo Não estou exatamente animado hahaha, mas um motor funcionando vale mais do que um que não funciona. Os rolamentos estão ok me parece. O eixo gira livremente sem dificuldade. Não deve ter nenhum tipo de umidade nesse motor porque ele ficou parado sim, mas estava guardado em local protegido. Não estava exposto ao clima. E também não tenho forno elétrico ou megometro, então tenho que me virar com o que tenho à mão . Aproveitando, o capacitor não tem polaridade certo? Meu conhecimento limitado me diz que não deve ter. E também não vi nenhuma marcação nele aqui. Amanhã acho que consigo um tempo para colocar e testar o motor.
  4. Boa tarde. Atualizando sobre o motor. Abri ele conforme sugerido. Os contatos do platinado estavam sem problemas, mas o centrífugo estava sujo e travado na posição de aberto. Limpei ele, e destravou. Mexi nele, estava funcionando normal aparentemente depois de limpar. Hoje vou tentar comprar o capacitor e assim que testar com o motor eu faço a atualização final aqui.
  5. Ok. Não sei se consigo abrir ele mas vou tentar e se conseguir, limpar também. Vou informando do progresso. Alguma dica que preciso saber antes de me aventurar a abrir o motor?
  6. Isso não sei dizer, que tipo de contato. Só tenho as informações da placa que mandei foto e que ele ficou parado por muito tempo. Se você diz as pontas de prova, usei a escala mais baixa, de 200 Ohms e juntando as pontas de prova ele marca 0.7 Ohms.
  7. Fiz os testes. Tirei o capacitor e deixei os fios soltos, um amarelo e outro vermelho. Na escala de resistência mais baixa: Bobina 12: 1,9 Ohms Bobina 34: 1,9 Ohms Bobina 56: Não dá contato, como me explicaram acima. Liguei então com os fios do capacitor e tive a seguinte leitura Fio 5 + amarelo: 3 Ohms Fio 6 + vermelho: 1,6 Ohms Fiz também teste de continuidade e somente existem continuidade entre os fios 12, 34, 5+amarelo e 6+vermelho, como esperado eu acho. Agora não sei dizer se o motor está ok ou não, para isso dependo do conhecimento de vocês
  8. @Eder Neumann , segue a foto da placa com o esquema de ligação. Qual valor devo colocar no multímetro para testar a resistência? Alto? @Renato.88 Ok, vou tentar e aviso dos resultados
  9. Boa tarde, Nâo sei se este é o local certo para esse tipo de questão, mas eu acredito que deve ter alguém por aqui que possa me ajudar. Tenho um motor elétrico que ficou parado por anos, da marca Schulz, 1CV, 1730 RPM. Ele tem seis fios para ligação, com as possíveis configurações de ligação: Para ligar em 110V, devo juntar as pontas 1+3+5 e 2+4+6, e ligo na tensão.(1+3+5 --> 110 <--- 2+4+6) Para ligar em 220V, devo juntar as pontas 2+3+6 entre si, juntar as pontas 1+5 e ligar junto com a ponta 4 na tensão. ( 2+3+6 / 1+5 -->220 <-- 4 ) Não sei se ficou claro, mas acredito que sim. Pois bem, fiz a ligação correta para 110V (não tenho 220V na casa) e o motor não funcionou. Conferi o capacitor de partida e ele estava completamente podre ( 450-510uF ) Minha dúvida é: como faço para testar se as bobinas não estão em curto com um multìmetro que é o que tenho à mão aqui. Porque eu só encontrei como testar motores trifásicos e este é monofásico, certo? Curto entre as pontas e a carcaça do motor, pelo que eu vi nas minhas pesquisas, não tem (testei entre as pontas e o eixo). Alguém pode me dar uma ajuda em como proceder? Porque se o problema foi apenas o capacitor, eu vou comprar um novo, mas se as bobinas estiverem em curto, aí precisa mandar revisar e eu simplesmente vou descartar ele se for o caso. Agradeço desde já. Thales.

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