Bom galera ,es pero ajudar com meu relato sobre Wake On Lan, recurso que uso desde 2000 e bolinha com Windows 7,8 e 10 agora, e já passei por diversos problemas, mas o mais interessante foi o ultimo. O resto já ficou para trás e já ficou obsoleto.
Em fevereiro de 2021 resolvi formatar meu pc, baixei a ultima versão do Win10, fiz substituição de dois ssd da maquina , fiz instalação UEFI ( antes era BIOS), instalei drivers, etc.
Maquina pronta, fui configurar o WOL. Fiz a ativação do WOL na BIOS ( ASUS Z97) e no Windows, reativei meu serviço de DDNS (NO-IP), configurei meus roteadores como de sempre configurei e foi ai que começou meu problema. Eu sempre conseguia ligar meu PC pelo celular pelo app WOL, mas dessa não rolava. Toda vez que desligava meu pc, passava um certo tempo, eu não conseguia ligar ele pelo 4G, somente pelo pelo WIFI quando ambos estavam na mesma LAN.
Depois de muito tempo e até ter comprado um SONOFF pra jampear o botão ON do pc, foi que realmente consegui fazer funcionar o WOL. Agora vou falar um pouco como era minha rede em casa:
HGU VIVO FIBRA - sempre usei em bridge
DLINK 842 – WAN configurado pra PPPOE com os parâmetro da VIVO, DHCP ativo e reserve um IP para maquina a acordar, DDNS ativo, porta 9 liberada no IP do PC que se conecta por cabo neste roteador. Rede WIFI “X”
DLINK1360 – este roteador fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum pc com WOL. Rede WIFI “Y”
Bom era assim que estava configurado e agora esta assim e funcionando.
HGU VIVO FIBRA - sempre usei em bridge e sempre deva ruim, o melhor mesmo é usar como roteador mesmo desligando o sinal WIFI dele, pois quem manda WIFI é o 842. Defini um IP fixo (192.168.15.10) para o 842 que liguei LAN TO WAN e configurei meu DDNS aqui, pois a conexão externa vem do HGU.
DLINK842 - cabo do roteador da Vivo entrando na WAN (LAN TO WAN). WAN configurada com IP fixo 192.168.15.10 e É AQUI QUE ESTA A JOGADA DO NEGOCIO. Quando você configura a WAN, ele te da a opção de CLONAR o MAC ADRESS do pc que esta ligado via cabo, e foi só assim que consegui ligar o pc pelo 4G depois que formatei. DHCP ativo com reserva de IP da maquina a acordar, DDNS ativo, liberação da porta 9. Rede WIFI “X”
DLINK1360 – este roteador fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum pc com WOL. Rede WIFI “Y”
Com essa configuração consigo enxergar todos roteadores de qualquer roteador. Nunca mais tive problema de sinal no meu HGU usando ele no modo roteador e não em bridge e não me arrependo de ter gastado dinheiro com o SONOFF , pois consigo o pc pela também ALEXA e controle RF. Não sei tb por que isso aconteceu com essa nova versão do Win10, a única diferença é q a instalação antiga era BIOS e a nova UEFI.
Única desvantagem: só da pra clonar um MAC ADRES, caso a rede tenha mais computadores para ligar. Antigamente eu tinha um TPLink que tinha MAC ADRESS BIDING, se tivesse 10 pc para serem acordados, você consegui ligar os dez de uma vez ou individualmente.