Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lucas S Macedo

Membro Júnior
  • Total de itens

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

5

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Vila Velha/ES
  • Sexo
    Masculino
  1. Boa noite, senhores. Perdoem-me a demora para respostas, estou em semana de provas na universidade. Fizemos alguns testes com os dois motores que temos disponível, ligamos um motor de cada vez ao PWM e este a fonte chaveada 15A. O resultado vocês podem ver a seguir. Ambos motores funcionaram perfeitamente, deixei cada um ligado por 10min, sem nenhum problema ou superaquecimento de nenhum componente (pretendo adicionar um cooler 12v ao sistema, já que o PWM possui um conector para tal). Entretanto o motor cinza (ventoinha) infelizmente é demasiado fraco para o projeto, alcançando no máximo 1500 rpm. O motor preto atinge torque e velocidade excelentes, entretanto é muito ruidoso (algo semelhante a um liquidificador ligado que, durante 5min. trabalhando é bastante incomodo). Estamos agora estudando a possibilidade de substituir o motor por outro como os sugeridos aqui, que alcancem a media de 10mil rpm para ser usado com eixo direto no prato (como nas imagens) ou que alcance 4mil rpm (para ser usado com polias e correia). Não descarto a possibilidade de utilizar o motor preto, apenas preocupo-me com o fato dele não possuir rolamentos e sim buchas de cobre, o que tornaria sua vida útil curta. Vou sinalizar a resposta do @Sérgio Lembo do circuito sendo como uma solução muito boa para o problema. De qualquer forma, por conta do motor estar partindo suave e atingindo a rpm máxima apenas utilizando o PWM vou seguir com o projeto a principio nessa configuração mais simples, adicionando um relé temporizador setado em 305 segundos (5min trabalho e 5s para aceleração inicial). Ao finalizar o projeto retorno com um feedback dele montado para vocês. Agradeço a todos os que prontamente ajudaram a solucionar esse tópico. Att, Lucas Macedo.
  2. @aphawk é uma boa opção, mas acho que a sugestão do @Eder Neumann e do @Thiago Miotto seria mais prático e com menor custo: motor de 13k rpm sugerido, PWM e relé temporizador. Isso já seria suficiente, baseado nas sugestões de vocês. Confesso que as sugestões abriram minha mente para chegar mais próximo da solução. Amanhã terei acesso as peças (estão com meu pai) Ele já havia comprado um pwm mas não soube ligar. Vamos tentar ligar o motor que já temos (motor preto, vide foto no começo do tópico) utilizando a fonte atual de 15A e o pwm já comprado. Hoje ele conseguiu fabricar o prato em polipropileno em um torneiro (levou 4h kkk). Estou muito pensativo sobre os pontos de mecânica levantados pelo @MOR e estou tentado a substituir o motor atual, porém minha maior preocupação é a resistência do eixo do motor sugerido, o motor preto que possuo tem 8mm de diâmetro, contra 5mm do sugerido, isso parece pouco mas faz diferença. @MOR Concordo com você sobre o motor não precisar ser tão potente, porém se tratando dessa centrifugação que separa hemácias do plasma sanguíneo eu preciso que esse motor trabalhe próximo de 10.000 rpm pois nessa velocidade eu consigo fazer essa separação de forma mais homogênea e em menor tempo. Já utilizei centrífugas profissionais e consegui diminuir o rpm na programação. Para atingir a mesma separação ideal eu precisei de quase 10min de motor ligado. Essa pouca diferença de rpm e por consequência força centrífuga faz muita diferença no tempo suficiente para separar as hemácias do plasma. Então de certa forma um motor ligado 5min próximo de 10k rpm seria mais interessante que um motor em uns 4k rpm (por exemplo) trabalhando uns 10min. Essas informações tenho de literatura e da minha orientadora. Ela é médica veterinária patologista, não sabe nada de mecânica, mas domina toda a parte hematológica do processo. kkkk Eu já sabia dessa imperícia dela nessa parte, mas isso não é um impecílio no projeto. Nos próximos dias vou dedicar-me a fazer o motor funcionar com o pwm e a fonte que já tenho. Também vou testar o motor de ventoinha que já tenho. Assim que tiver novas informações do andamento eu posto aqui. Não pensem que sumi do tópico. kkkk
  3. @.if Tentarei utilizar o de ventoinha pois o eixo do motor é da espessura adequada para as polias da correia. O motor de liquidificador não seria adequado por conta do alto ruído e também necessitar manutenção periódica das escovas do motor. @Thiago Miotto a ideia é excelente, vou verificar a possibilidade de usar direto no eixo do prato, dispensando assim as polias e correia. O primeiro motor que você sugeriu tem um bom tamanho de eixo livre (20mm) e já vem até com ranhuras no eixo. O segundo motor (Akiyama) é excelente também, só fico preocupado pois esse motor da Akiyama que você sugeriu só tem 13mm de eixo livre para poder usar para fixar em um prolongador e conectar no prato, não conseguiria conectá-lo direto no prato, é curtíssimo. Esses dois motores poderiam ser usados com a fonte chaveada de 15A e arduino fazendo função pwm e mosfet para controlar o rpm? @aphawk Vou verificar a possibilidade de comprar essa fonte de 30A ou utilizar um dos motores sugeridos pelo @Thiago Miotto junto do arduino. @Ricardov obrigado pelo vídeo, a explicação do apresentador é extremamente esclarecedora! @Eder Neumann Também seria uma excelente opção, pois basicamente eu preciso de um visor indicando quanto tempo ainda falta para acabar a centrifugação e conseguir alterar o tempo da centrifugação. Mas no caso acho que o relé atuaria alimentando o pwm, certo? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1750001984-rele-timer-temporizador-atraso-ciclo-programavel-_JM?matt_tool=87716990&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12413740998&matt_ad_group_id=119070072438&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500702333978&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=342675242&matt_product_id=MLB1750001984&matt_product_partition_id=337120033364&matt_target_id=pla-337120033364&gclid=Cj0KCQjw_dWGBhDAARIsAMcYuJxz5a94GEXcxSiQdmaK8l1wqBKPyCMlFzh0J8z4PjkOuE8rjZ8feQsaAt22EALw_wcB @Eder Neumann Os motores brushless não consegui encontrar uma opção que tivesse um eixo com tamanho adequado para o projeto, e talvez seria mais complicado a ligação eletrica deles, não?
  4. @Thiago Miotto eu não cheguei a verificar se com um impulso manual ou aguardando um tempo o motor parte e começa a trabalhar, porque na verdade meu pai que está fazendo os testes, só vou ter acesso ao motor no sábado 26/06/21 quando ele trouxer pra mim. A ideia que você descreveu do Arduino é justamente o que eu queria fazer kkkkkk Leu minha mente. Coloco as amostras, fecho a tampa, dou play e pronto. 5min depois tá a centrifugação pronta. kkk teria que acrescentar um display e um sensor de travamento da tampa também, mas acho que isso é outra coisa mais fácil de fazer no Arduino. @aphawk a fonte tem 15A. Não sei se uma fonte de 30A teria o impecílio do tamanho, é bem maior que a fonte de 15A. Teria uma sugestão de outra alimentação para esse motor ou outro motor que atingisse uma corrente menor mas que chegue em uns 4mil rpm?
  5. @Thiago Miotto O motor precisa trabalhar de forma contínua em 3500rpm ( fazendo o prato no jogo de polias atingir 10mil rpm) por 5min, não tem problema se ele vai levar alguns segundos para atingir a velocidade desejada, o importante é que ele mantenha a velocidade por 5min. Ainda não testei ele ligado em nada além da fonte chaveada como foto acima no tópico. Se conseguir fazer o motor funcionar, ou ser outro modelo de motor que não um desses dois que ja possuo (vide fotos no tópico) pretendo ligá-lo em um arduino ou mesmo um temporizador analógico que desligue o circuito ao final do tempo desejado de 5min. @Ricardov O prato pesa aproximadamente 450g, agora que eu calculei eu vi o peso correto. Não consegui pesar ainda pois sera feita em polipropileno, fabricada em um torno cnc. o Peso das amostras é irrelevante, talvez 1g a cada tubo de amostra, sendo que a ideia é fazer o prato que comporte 8 tubos. tem alguma sugestão de bons sites de automação? Os que encontrei na sua grande maioria eram só de projetos de carros de controle remoto profissional ou similares. Pessoal. Encontrei o video do link a seguir e acredito que o video tem minha solução. Apenas gostaria da opinião de vocês sobre esse circuito e se ele realmente é durável e se a fonte chaveada que comprei pode ser usada para alimentar esse circuito pwm utilizado no video. Se sim, pretendo montar esse circuito do video, justamente porque o motor utilizado é exatamente o motor que eu possuo.
  6. @.if @Ricardov @Eder Neumann e demais que responderam no tópico. Desde já agradeço a prontidão de vocês. o projeto é uma centrífuca de microhematócrito, usada em análises laboratoriais. Diversos fabricantes utilizam motor de indução. A minha ideia era desenvolver uma mini centrifuga, que pudesse ser portátil (fácil de ser transportada, visto que a maioria dessas centrífugas tem carcaça de ferro fundido, ou motores de indução bem pesados). A ideia do "portátil" era que possuísse duas opções de energia: tomada em 110/220v (na fonte) ou ligada em 12v em um veículo, para ser usada em fazendas, a campo. Esse é um projeto de TCC (pelo menos a tentativa, se não for viável por exigir um motor muito pesado vou acabar trocando de tema) Sobre precisar trabalhar em 3500rpm: o prato da centrifuga onde as amostras ficam posicionadas precisa girar enter 10k a 13k rpm por 5 minutos. Para não precisar de um motor com tamanha velocidade ia utilizar esse motor de arranque (que o fabricante garante que funciona direto por 8h seguidas em testes). Utilizaria um sistema de polias como abaixo e correia. Para dessa forma poder ter um prato girando a 12k rpm enquanto o motor trabalha tranquilo em 3,5k rpm. O prato é leve, no máximo 150g. O motor ficaria na polia maior, o eixo do prato na polia menor. O motor pode partir com menor rpm, mas ele precisa fazer com que esse prato atinja 10k rpm pelo menos por 5min. Perguntas que talvez vocês possam me ajudar: existe outro tipo de motor que possa substituir esse? Se sim, esse motor sugerido poderia trabalhar em 10k rpm ou proximo por 5min, dispensando assim o jogo de polias e correia? O motor da foto abaixo também foi comprado, ele pode substituir o de arranque?
  7. Bom dia, sou novo por aqui. Vi o tópico do link abaixo e estou com um problema parecido. Estou desenvolvendo uma centrífuga de laboratório. Estou utilizando o motor a seguir: e a fonte a seguir. Ocorre que o motor só pulsa, não gira. Quando ligo ele numa bateria de carro ele funciona perfeitamente. Existe algum esquema parecido com o do tópico que mostrei aqui que seja capaz de resolver esse problema? Se não existe, qual seria a melhor forma de ligar esse motor para eu conseguir utilizá-lo controlando a sua rotação? Ele atinge 7800rpm, sendo que preciso que ele trabalhe também em 3500rpm por 5min. Obrigado desde já. Mais uma informação. Tentei utilizar esse outro motor do link abaixo, porém aconteceu o mesmo problema, só pulsa, não parte. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178576229-motor-ventoinha-universal-12v-com-pino-adaptador-_JM

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!