Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MarceloGomes

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. As várias camadas do modelo TCP/IP já fazem isso, certo? O que eu gostaria de saber é se existe algum nome específico para esse tipo de procedimento, se estão fazendo pesquisas sobre, se existe algum dispositivo que faça ou axilie, materiais complementares que podem me ajudar a compreender um pouco mais essa questão do tópico. Seria organização/estrutura de computadores, criptografia?... Enfim, a verdade é que nem mesmo eu vi algo sobre a minha pergunta, por isso eu gostaria de ter uma visão geral, um panorama sobre, se é possível ou mera ilusão da minha cabeça... Espero ter entendido!
  2. Desde que me interessei por computação, sempre tive a consciência da infinidade de possibilidades existentes nesse mundo. Com base nisso, há algum tempo ando com uma pergunta um tanto quanto ficcional, mas acredito que seja válida. Pois bem: Existe a possibildade de inserir ou interceptar sinais elétricos que passam pelo hardware e, assim, obter alguma vantagem com isso? Seja decodificando o que está ali ou até mesmo inserindo outro sinal para que possa haver uma alteração no que acontece na máquina alvo e, assim, manipular algo? Existe algum procedimento que seja ao menos parecido com esse? Aceito recomendação de materiais e afins... Att.
  3. Quer dizer que usando o mesmo cabo, telefone e internet, a xDSL faz com que a internet tenha uma largura de banda maior que o telefone? Isso se deve pela frequência ser diferente da rede de telefonia? Por que o cabo coaxial está entrando em desuso - pelo menos é o que venho notando - já que ele tem uma largura de banda maior? Se não usamos tecnologia de multiplexação em cabo coaxial, por ter uma maior largura de banda, por que usamos tal tecnologia nos cabos de fibra óptica, que tem uma largura de banda ainda maior? A telefonia analógica é aquela comum, a qual estávamos acostumados antes da internet? Ambos meios de transmissão conseguiriam transportar sinais analógicos, mas por questões de desempenho e viabilidade só o par trançado vendo sendo usado como tal? DSL é empregado apenas nestes dois meios de transmissão (par metálico, par trançado)?
  4. A respeito da tecnologia DSL, entendi que. é uma tecnologia que usa diferentes frequências para internet e telefone, para que seja possível transmitir os dois serviços através do mesmo cabo. Entretanto, as redes de telefone podem utilizar cabo coaxial, par trançado ou fibra óptica. Gostaria de saber em quais destes cabos a tecnologia DSL pode ser empregada.
  5. Em um tópico criado por mim, pedi a ajuda para definição de algumas primitivas de serviço comum em serviços orientado a conexão. Mas, logo em seguida, me surgiu uma dúvida: Ao fracionar um arquivo em vários pacotes, cada pacote necessita passar por todos as primitivas - como a solicitação feita ao servidor - ou isso é feito uma única vez e todos os pacotes deste arquivo são enviados de uma só vez? Att.
  6. Gostaria de saber o que significa cada uma das primitivas de serviço a seguir: LISTEN CONNECT ACCEPT RECEIVE SEND DISCONNECT Gostaria de uma definição diferente daquela feita por Tanenbaum, em seu livro. Isso porque as definições dele podem ser embaraçosas para iniciantes, como eu. Ex: "RECEIVE: Preparar para aceitar a primeira solicitação. [...] A chamada RECEIVE bloqueia o servidor." Enfim, ela prepara ou bloqueia? Att.
  7. Ao estudar os serviços orientado à conexão, têm-se duas variações, sendo: "sequência de mensagens" e "fluxos de bytes". No exemplo do livro, o autor usa um limite de 1024B, este é o limite universal para "sequência de mensagens" ou não há um limite universal e único para este tipo de conexão?
  8. A rota lógica seria o caminho da rede? Como a porta de hardware pode ser compartilhada?
  9. A respeito do serviço orientando a conexão e não orientado a conexão eu consigo compreender. A dúvida que me surgiu é a seguinte: neste modelo mostra uma rota sendo estabelecida para o envio de pacotes, esta rota está unicamente reservada para os dois dispositivos ou, ainda assim, é possível que se faça transferência de outros pacotes entre outro par de dispositivos? Ex: o dispositivo 3 e 4 usando esta mesma rota.
  10. Onde está este material completo? Obrigado, simples e direto. Agora... Em relação ao sistema, consegue me recomendar algo que eu possa estudar a respeito deste processo que você citou?
  11. Vou reformular a pergunta: Um computador interpreta apenas 0 ou 1, ligado ou desligado. Caso eu queira representar o número 153 tenho de passar o seguinte byte de informação => 10011001 !!!!! Caso eu queira representar o número -25 eu também passo esse mesmo byte, isso porque o primeiro bit indica que ele é negativo e o restante representa o número em si. Agora, pensando no trabalho do computador: como será possível identificar se foi passado o número 153 ou -25, já que o byte é o mesmo (10011001)??? Obs: a respeito de como se forma um byte de número negativo eu entendi, o que não entendi é como o computador consegue fazer a diferenciação citada acima. Creio que agora tenha ficado mais claro. Att.
  12. Me refiro a operações de baixo nível. Neste caso o sinal elétrico enviado é processado centenas de vezes até termos algo intuitivo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...