Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

joseruiz

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. @dwatashi acho que todas as questões levantadas por você são válidas, mas não custa nada lembrar que estamos num momento de grandes mudanças, a internet será tão vital quanto a energia elétrica.. o imóvel é meu, o investimento em boa infra pode agregar valor.. eu já tive internet de 56k, meu primeiro 1 mb foi espetacular.. quem diria que chegaríamos a 1gb (a oi já tem internet de 1gb).. até onde vamos? com que velocidade as coisas mudarão? bem, eu tenho palpites apenas, mas é tudo muito incerto..
  2. Eu estou reformando um apto e aproveitando para instalar uma infra funcional de internet. Considerando uma suposta limitação de tecnologia (acho que o país já enfrenta) e ainda o alto custo das soluções padrão web 6.0 (7.0, 8.0, etc), optei por uma solução "meia boca". Serviço de internet fibra com modem gigabit ligado via cabo cat6 a roteadores tipo tp link archer c80 configurados no modo access point.. (o modem da operadora tem até 4 saídas lan onde você pode espetar roteadores). Além do Wi-Fi de 5 GHz que sai do tp link, me interessa as saídas lan, que eu conecto, via cabo, a tv, game, PC, impressora, etc.. O cabo, comprado na China, caro prá diabo (cerca de R$ 9/m), aguenta até 10 gigabit (cat 7 impossível comprar e já estão falando em cat8). Quer dizer, até 10GB de internet (quando vão oferecer isso aqui no Brasil?), tudo o que tenho que fazer é mudar os roteadores. Acima de 10GB tenho que trocar os cabos, provavelmente passar novos dutos, significa quebrar todo o imóvel. Decisão estratégica, o que você acha, o que você faria? Outra pergunta: de vez em quando ouço falar que algumas operadoras dificultam esse compartilhamento da internet, por exemplo: se você conecta o PC diretamente no modem da operadora, consegue x velocidade.. mas se colocar um roteador do meio, a velocidade cai prá 1/2 x.. você já ouviu falar disso?
  3. muito bom, esse post corrobora suas dicas, no final ele chama "rede mesh low-cost", bem isso mesmo que eu estava procurando: https://www.pcguia.pt/2019/03/use-um-router-antigo-para-criar-uma-rede-mesh/ então eu vou fazer assim: deixar o modem da operadora lá na despensa no modo router com wifi desligado, e conectá-lo via cabo cat6 nas portas lan de 2 archer c80 e deixar esses caras no modo "AP", porém com nome de redes diferentes..
  4. é uma opção, né @homem massase der certo, melhor deixar o tp link administrar os ips, comentam por aí que o roteador da operadora é bem fraquinho, mas se houver algum bloqueio eu uso essa opção que você sugeriu.. é, acho que a minha rede vai ser isso mesmo..
  5. obrigado pelas dicas, deu uma clareada.. talvez eu não consiga ter uma única rede, mas dá prá cobrir todo o apto com velocidade máxima.. e essa parada da operadora bloquear esse tipo de operação (modem em modo bridge), já ouviu falar, sabe se procede?
  6. mas será? eu tenho visto algumas soluções dessa natureza, mas acho complexo (e um pouco caro), não pensava numa rede de computadores "tradicional", com servidor e tudo, apenas um ambiente eficaz de compartilhamento de internet, como tenho feito com os meus tplinks desde (bastante tempo, rs..), aquela coisa de cascatear roteador, enfim.. .. quando eu tinha 10Mbps funcionava beleza, mas agora a velocidade chega a 600mbps, tem a questão das frequências 2 e 5g, a administração de ips, que é algo que eu nunca tinha pensado, compartilhamento de impressora, e a própria demanda em casa que aumentou bastante, enfim.. tem essa questão do bloqueio de algumas operadoras, não sei se é verdade.. ------------- o que aconteceria se eu deixasse o modem da operadora em modo bridge com wifi desligado, conectado (cabo ethernet cat6) na wan do 1º tp link [archer c80 modo router e wifi ligado] e esse conectado (cabo ethernet cat6) na lan do 2º tp link [archer c80 modo bridge e wifi ligado] e colocar o mesmo nome da rede Wi-Fi no roteador que está em bridge, ele funcionará como um Access Point.. eu posso fazer em vários pontos, tenho um monte de roteador velho aqui em casa.. você acha que funciona? isso não é uma rede mesh, só que mais barata?
  7. prezado, fui dar uma pesquisada no Mikrotik e encontrei um universo mais complexo, requer uma configuração fina, achei muita areia pro meu caminhãozinho.. tenho visto também essa opção do kit deco, mas não dá a qtde de cabos que eu preciso, e também achei o preço meio salgado.. valeu pelas dicas..
  8. Vou reformar um apto (140m2). Estou planejando os conduítes que vão passar meus cabos de rede e prá obter a melhor distribuição dos 600Mbps de internet (fibra vivo ou tim) pretendo usar 2 roteadores: 2 tp-link AC1900 (já tenho 1, compraria outro) - além da melhor cobertura wifi preciso das portas gigabit prá conectar tvs e desktop via cabo, e esse aparelho provavelmente é o melhor custo benefício para internet brasileira neste momento e nos próximos anos, não? (aceito críticas) Como ligar esses 2 roteadores? O serviço vem por fibra ótica (vivo ou tim - 600mbps), posso usar o modem deles no modo brige ou um TP-Link GPON - XZ000-G3 e conectá-lo à porta WAN de 1 roteador. Mas e o outro? Por outro lado, tenho acompanhado alguns debates sobre bloqueios da vivo neste tipo de configuração, se eu usar o modem deles no modo bridge ou usar um gpon a velocidade fica limitada a 100Mbps (tava pensando em contratar 600..) Qual a melhor solução (custo/benefício) para eu contratar 600 mega, "manter" essa velocidade por todo o apto e ainda ter os cabos de rede? Agradeço todas as dicas..

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...