Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

brunofernan7

Membro Pleno
  • Posts

    54
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá, pessoal! De uns dias pra cá observei que meu Ryzen 5 4600g esta travando o clock em 3.9Ghz. Não sei se foi coincidência, mas parece que acontece isso quando o pc desliga inesperadamente! Agora pouco mesmo caiu a energia por cerca de 2 minutos e voltou. Liguei ele, e logo fui jogar. Jogando, vi que estava marcando 3.9ghz no MSI Afterburner. Reiniciei o pc, ele voltou a marcar o clock turbo de 4.2, até 4.3ghz. Aparentemente basta reinicia-lo que volta ao normal. Mas que eu me lembre, isso não acontecia antes. Alguém sabe me dizer o por que disso? Obs,: 1. Usava ele com clock fixo em 4.1Ghz a 1.280v. Mas ja faz alguns dias que estou usando em stock. 2. Atualizei ontem a BIOS pra versão mais recente da placa, lançada essa semana. Config: B450 Aorus M / Ryzen 5 4600g / 16Gb (2x8Gb) 3600MHz
  2. @Imakuni Entendi amigo! Muito obrigado pela explicação. Confesso que isso me incomodava bastante! kk
  3. @Imakuni Obrigado pelo retorno! Tirei um print com o HWMonitor e HWinfo64 abertos no momento em que sobe aos 63º a temperatura da CPU. HWMonitor mostra a temperatura normal pelo package, na aba do processador, e o info64 mostra da CPU pela aba da placa-mãe. Ambos registram os mesmos valores em todas as linhas! Deixei aberto os dois lado a lado só para mostrar que esse comportamento acontece só na temperatura da CPU registrada na aba da placa-mãe, em ambos. De fato consegui ajustar uma curva que tirasse esse pico de rotação da CPU FAN gerando um ruido insuportável por causa desse comportamento da temperatura. Mas queria entender, se possível, o por que desse comportamento na temperatura com esse processador. Como disse no vídeo, os 2 4600g que tive, com placas mães diferentes, apresentaram esse mesmo comportamento pós overclock.
  4. Boa tarde amigos! Alguém que consiga dar um help aqui nesse incômodo que estou tendo com o meu 4600g após fazer overclock? Gravei um pequeno vídeo de 1min para entenderem melhor o que ocorre. Se puderem fazer a gentileza de dar uma olhadinha no vídeo: https://share.icloud.com/photos/05bjtSiYGbIJt9WOJxX3PNraQ Botei clock fixo em 4.2Ghz a 1.35v, iGPU em 2200Mhz a 1.225v.e memória em 3000Mhz a 1.35v
  5. @Rodrigo J Polette Acabei de gravar um vídeo mostrando o que acontece com o meu após o OC completo. Se quiser da uma olhada pra entender o que estou falando: https://share.icloud.com/photos/05bjtSiYGbIJt9WOJxX3PNraQ Botei Clock fixo em 4.2Ghz a 1.35v, iGPU em 2200Mhz a 1.225v.
  6. @Rodrigo J Polette Fala Rodrigo! Beleza? Pode me tirar uma dúvida? Você que fez OC na iGPU também, pode reparar pelo HWmonitor ou ate mesmo na tela inicial da BIOS se a temperatura da CPU fica dando uns picos em 63º? Comigo aconteceu isso tanto na antiga B450M s2h, quanto na minha atual B450 AORUS M, ambas com o 4600g em OC.
  7. Pessoal, fiz um overclock na apu do 4600g de 1900mhz pra 2300mhz a 1.225v, as memórias subi de 3200Mhz pra 3533Mhz na mesma tensão e timings do XMP, 1.35v. Pra dar uma estabilidade coloquei +0.054v no vcore soc. Mas eu observei que mesmo sem adicionar uma leve tensão no soc pra estabilizar o overclock na apu e nas memórias, minha placa-mãe, uma b450 aorus m, ja sobe o vcore soc para 1.2v com oscilações a 1.24v. Com +0.054v dentro do windows a tensão passa dos 1.25v, chegando até 1.3v marcados no hwmonitor enquanto jogo. Por esse aumento todo? Com certeza, preciso retirar esses +0.054v, correto? Minha placa-mãe so me da opção de "adicionar" mais tensão no soc, e ainda por offset.
  8. @GuilhermeGB Show então! Vou fazer isso sim! Obrigado mais uma vez pela atenção, guilherme!
  9. @GuilhermeGB Uhum. Fan é o de menos! kkk Ate porque vou trocar e por um WC ou um cooler melhor . Mas fora isso n teria problema com nada ne?Ja que posso ter o real valor da temperatura pelos cores.
  10. @GuilhermeGB Guilherme n consigo achar uma pagina de contato decente da gigabyte kk. Cara, pensei em uma possível solução para o meu problema, só não sei se é viável fazer. Pode me da um conselho? Já que as temperaturas dos cores marcam corretamente pós overclock, e se eu jogar a rotação das fans em 100% na BIOS? Não teria o problema delas ficarem em baixa rotação por causa da temperatura da CPU apresentando problemas, como se estivesse com pc em idle, mesmo a temperatura estando pouco elevado por causa da jogatina. Será que daria algum problema ?
  11. @GuilhermeGB Entendi mano. Então, essa série G tem a tensão um pouco alta mesmo por conta do chip grafico integrado. Tanto que o meu não estabiliza abaixo de 1.344v em 4.2Ghz não. Na real ate "estabiliza", mas é só rodar um OCCT que depois de alguns minutos ele acusa erro. No Cinebench ele até segunda muito suave, se eu não rodasse o OCCT demoraria pra saber da instabilidade, pois ele rodou os jogo de boa em 4.2Ghz a 1.3v. Vi alguns OC no youtube do 5600g e as tensões que os caras usam é nessa media mesmo por conta da grafico. Mas também não me preocupo com o OC no processador não, até porque diferença de ganho em clock fixo pra stock é 0, até na temperatura, baixa pouquíssima coisa! Mas posso afirmar que mesmo com o cooler box, a temperatura é muito tranquila! Em Idle as vezes bate 38º, jogando 65/70 no máximo se o jogo for mais pesado, ja no estress 85º por conta do cooler box né que é fraco. Sobre o bug, ele ocorre quando faz o OC na APU. se eu não colocar uma tensão no SOC de 1.0v, é so eu iniciar o windows e abrir o HWmonitor que ja vejo a temperatura CPU apresentando problemas, travada, e a tensão do SOC la em 1.2v/1.236v automaticamente. Se eu setar 1.0v.no SOC, eu tenho as 2 temperaturas marcando normal, se espelhando, e vejo também a tensão do SOC em torno de 1.0v/0.998v com o pc em idle. Mas, se eu abrir um jogo, a tensão do SOC sobe instantaneamente pra 1.2v/1.236v, e nessa a temperatura apresenta problemas, trava na hora! Ai so mantem normal as dos cores medidas ali na categoria do processador. Ai como começo a jogar, naturalmente a temperatura sobe pra casa dos 65º, mas ai a rotação da cpu fan não obedece! Ja deveria estar nos seus 100%, mas continua em torno de 40% como se o pc estivesse em idle na casa dos 39/40º, por conta do congelamente da temperatura da CPU ne, na verdade.
  12. @GuilhermeGB Sim, correto. Ta batendo certinho com a da CPU no Hwinfo. Ja no meu caso tanto o HWMonitor quanto o HWinfo bugam a temperatura da CPU pós overclock, logo assim que inicio um jogo. Na verdade o meu problema não é com os programas, né. Rs Cara, sei la. To desanimado! To aqui usando o pc so com OC nas memórias, sabendo que poderia ganhar um pouco mais de desempenho com o resto, mas não acho solução pra isso. Eu to é achando que isso é da placa-mãe.Ja vi algumas pessoas reclamando das placas mães Gigabyte, com bugs desse tipo. Vi um caso em que toda vez que o cara iniciava o pc ele subia com uma vcore base diferente ai ele não consegui estabilizar o OC. Teve que fazer pelo Pstates.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...