Ir ao conteúdo

Ateparece

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Ateparece postou

  1. Estou cabeando a casa e acertando os equipamentos pro futuro aqui também. A melhor saí que encontrei, se tratando de rede estruturada no Brasil, foram soluções da TP link e Ubiquiti. Em termos de estrutura, ficaram da seguinte maneira: ISP -> Roteador -> Switch POE Ativo 48v 802.11af-> Aps sem Fio & Patch Panels (Facultativos). Nesse tipo de config, o Switch é o powerhouse do Roteador e dos Aps - liga-se tudo com apenas a fonte do Switch. Outra alternativa que encontrei, não tão profissional para a casa, é utilizando o sistema DECO da TPLink como Roteador e Aps. Nesse caso a estrutura fica: ISP -> DECO (1) - Operando como Router + AP -> Switch Passivo sem POE -> DECO (2, 3 e outros) operando como AP apenas.
  2. Acho que me expressei mal - vou tentar esclarecer: 1- Quando falei pra conectar no Roteador no passo 1, é apenas para ganhar acesso ao menu. A conexão da infra é: Saí ISP Modem -> entra WAN Roteador A Sai Lan Roteador A -> entra LAN “ Roteador B” (q será na verdade AP). 2 - Ok 3 - Sim, você está correto - O exemplo do AES foi apenas um exemplo. Os protocolos TEM que ser os mesmos, e o melhor recomendado é o que você mandou. O que não poder é estar WAP2 em 1 e WEP em outro por exemplo - os roteadores não conversam entre si, por isso precisa garantir que o protocolo de criptografia é o mesmo na mão. 4 - Não pode deixar em automático - o Sistema de Roaming requer obrigatoriamente canais diferentes, ou um gera interferência no outro. Como os 2 roteadores são peças independentes, se deixar ele escolher terá problemas. Eu testei em automático e não estava funcionando… li bastante e vi uns 20 vídeos de YouTube falando sobre canais de Wi-Fi - é legal deixar a largura do canal também homogênea - 40/80 pra 5ghz por exemplo nos 2 5- Novamente, precisa garimpar vídeos e livros q explicam sobre o uso de canais. Cada canal chamado COMPLETO ocupa 3 blocos no Wi-Fi 2.4 , tanto q nenhum técnico recomenda usar os canais das pontas, e os roteadores vem com 6 ou 8 de fábrica. Os de 5Ghz vi que não importa tanto. Mais uma vez, precisamos lembrar que um roteador não fala com o outro, eles só se toleram… se deixar IP em automático não funciona, se deixar canal em automático fica um lixo a conexão - eu testei. 6 - OK! Vou procurar o que andei assistindo sobre os canais - tem um vídeo muito bom, vou ter q achar no histórico e depois te mando. Abs!
  3. Amigo, também não sou especialista mas tenho certa facilidade com redes. Estou passando por um problema parecido com o seu, mas meu objetivo final é colocar 800 mbps em qualquer ponto da casa. Atualmente, a minha rede já funciona em Roaming usando 1 Roteador Zyxel (A) e 1 TP-Link WDR 4300 (B) com DD-WRT instalado. A maneira de configurar é a seguinte: Estou considerando esse 2 roteadores, chamados de A e B, mas faça por analogia. 1- Conecte pelo Cabo no Roteador B, e coloque este em modo AP (Acess Point). Desabilite o DHCP dele. 2 - Atribua IP manual nele com final +1 do Roteador A - Exemplo: Se A for 192.168.1.1, o RoteadorB será 192.168.1.2 em MANUAL. O Gateway = Endereço do A (192.168.1.1) a Subrede não altera (255.255.255.0) e o DNS será dado também pelo roteador A (192.168.1.1). Alguns roteadores consegue já passar ele pra AP sem ter que fazer na mão. 3 - Configure no Roteador B o mesmo SSID e a mesma senha da rede sem fio que utiliza já pelo Roteador A, tanto no 2.4ghz quanto no 5ghz. Verifique se o protocolo de segurança é o mesmo. Se em A você tiver WPA2 AES, terá que colocar WPA 2AES no B. 4 - Coloque o Canal em Manual no Roteador B, ele não pode interferir no Canal de A. Exemplo, selecione Canal 140 no 5ghz e canal 4 no 2.4 GHz. Salve os passos, aplique e agora vamos conectar no roteador A. 5 - No roteador A, só terá que obrigar ele a ficar parado no Canal em manual - Altere o 5ghz e o 2.4 GHz sem que esses entrem em sobreposição com os canais selecionados de B - A recomendação é sempre que pule pelo menos 3 espaços de canal de um roteador pra outro. Exemplo, vamos assumir pro roteador A, Canal 56 no 5ghz e canal 8 no 2.4 GHz. 6 - Conecte a saída LAN do roteador A no LAN do roteador B. Se tudo tiver dado certo, você terá configurado o roteamento em cascata, com Roaming habilitado. Quem assume a troca de rede, é o dispositivo. Muita gente acha que quem manda trocar de rede é o DECO da TP-Link, mas não é. Em resumo, se seu celular estiver próximo do ponto B, ele irá usar a antena do B e os dados chegaram no DHCP de A através do backhaul feito pelo cabo. Se continuar caminhando até o ponto onde está o roteador A, automaticamente seu celular irá assumir a rede de A, sem você nem perceber que isso aconteceu - isso se chama Roaming, e é exatamente o que um dispositivo DECO faz. A diferença, é que no DECO ele acerta os canais automaticamente, e toda essa config básica é também feita em automático. Espero não ter mandando algo muito básico e espero que ajude... eu aqui apanhei 1 dia pra entender esse negócio de roaming vs mesh. Mesh, na verdade é a configuração de Roaming, quando o backhaul também é suportado pela rede sem fio, ao invés do Cabo. O problema disso, é que se o dispositivo DECO não possuir triband, sendo 1 (uma) banda reservada pro backhaul sem fio (DECO M9 e X90 possuem), sua velocidade cairá pela metade no "Roteador B", porque parte do tempo, a antena de B está ocupada mandando informações pra A. Abs!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...