Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BrunoWaqLor

Membro Pleno
  • Posts

    21
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Eu tenho esse modelo, com TOTAL WRITES de 2504 GB e a saúde está em 99%. Se está na garantia, não perca tempo, acione o quanto antes e exija a troca. 43% com esse pouco de escrita é preocupante. Boa sorte amigo!
  2. Atualmente, qual está sendo o custo-benefício de SSD`s padrão NVMe com e sem DRAM para os tamanhos de 1tb e 2tb, no mercado NACIONAL apenas? Quais as sugestões? Estava interessado pelo XPG S70 Blade 1b que está por 429 reais no Kabum, mas tenho lido algumas reclamações dele. Muitos compraram no Aliexpress, não sei se é a origem ou se é o próprio SSD em si. Alguém teria outras indicações? Algum de 2tb abaixo de 500 hoje?
  3. @Shaman93 Tem um tópico aqui em que um usuário diz que quantos mais pentes de memoria ram, mas difícil é estabilizar. Isso vale pro XMP automático também ou apenas para ajustes manuais como os que você citou que é mais difícil essa estabilização?
  4. Eu e meu primo estamos com uma duvida sobre OC em memorias ram. Vou citar um caso especifico para tratar do problema. Por exemplo, um Ryzen 7 5700G (placa-mãe = ASUS Tuf b550m gaming plus)trabalha com memoria ram na frequência máxima de 3200mhz. Caso eu compre memorias de 3600mhz elas irão rodar em 3200 MHz. Se eu quiser que elas rodem a 3600, terei que fazer um OC. Pelo que entendi, devo ativar o perfil XMP. Ao fazer isso a memoria irá trabalhar a 3600mhz tranquilamente? Ou eu terei que configurar algum dado manualmente, além de apenas ativas essa função? (Como não tenho contato frequente com o assunto me parece estranho chamar isso de OC de memoria já que elas são nativamente de 3600mhz e apenas estou "habilitando" que sejam "aceitas" a rodarem nessa velocidade. Para mim OC seria pegar uma memoria de menor frequência e aumentar essa frequência.) Enfim, para utilizar a memoria em 3600mhz devo apenas ativar uma função e já estará habilitado ou terei que configurar manualmente alguma coisa(vejo o pessoal falando em ajustar valores, etc... em quais caso isso se dá?) Por gentileza, alguém poderia me explicar ao invés de apenas me dizer a resposta? Eu gostaria de entender essas dúvidas pontuais.
  5. Simples e direto. Muito obrigado por elucidar!
  6. Eu entendo o que você falou e acho que esse é o básico que um usuário deve saber antes de usar um SSD. Mas como disse essa não é minha preocupação principal. Eu quero aprender um assunto especifico. Eu relatei um pouca da minha rotina no ultimo post, mas não queria que isso virasse o foco da discussão. O pessoal aqui as vezes fica muito em preocupado em dizer "você não precisa disso", "você não deve se preocupar com isso", "não vai acontecer isso" etc, só que agir assim vocês podam a curiosidade do usuário e a maioria fica na mendicância eterna aqui, poluindo os tópicos com questões repetidas. O pessoal entra aqui mal lê a questão e já vem dizendo que é normal, que é assim. OK! Mas não é essa a ideia. Eu não quero parecer grosseiro ou exigente, longe disso (e insisto que não pensem isso), mas entenda minha frustração. Eu gostaria de saber como monitorar os dados escritos só que não estou sabendo quais palavras chave pesquisar. Quando eu digo monitorar, vou fazer uma analogia com o wireshark que é um programa que analisa o trafego dos dados da rede. Da mesma forma eu gostaria de uma dica de onde procurar esse tipo de aplicação e ir aprender a respeito. Me despertou curiosidade sobre o que acontece e me fez querer aprender. É só isso e talvez alguém saiba o nome de um aplicativo e só, dai eu vou atrás. O resto são indagações que surgem quando a gente não sabe, ou interpreta mal e por isso conhecer e entender é bom do que só obter a resposta. Se o SSD queimar, queimou, 300 reais já compra outro. Mais uma vez peço que não entendam como arrogância. Se ngm souber tudo bem, caso eu encontre eu posto o resultado aqui depois.
  7. Realmente e só me atentei a isso depois dos 98%. Antes de usar a hibernação constantemente a quantidade escrita aumentava bem mais devagar. Mesmo não sendo algo preocupante no momento, isso poderia se tornar um problema caso eu passe a ter 16gb ou 32gb de ram(prox. meses) e continuar com esse perfil de uso. Utilizei um computador com 32gb de ram por um tempo e conseguia utilizar toda a ram dele somente com o chrome. porém na epoca não me atentei a quantidade escrita. Com 32 gb e o mesmo perfil, eu iria acelerar o desgaste em 4x. Mesmo que o limite seja 150tb, 300tb, isso é uma expectativa, e nada impede que o SSD apresente problemas antes. Eu não fecho abas e nem sempre é possível gerencia-las com o uso dos favoritos. São 2 monitores lado a lado, constantemente acessando dados. Se o SSD apresentar problema seria uma dor de cabeça de alguns dias até conseguir toda informação em tempo real que consulto. Enfim, eu particularmente não acho o desgaste normal, até mesmo porque o uso de navegador não deveria gerar escritas nessa ordem de grandeza. Não sendo isso, resta somente a questão do arquivo de paginação, que com ctza também não é um habito esperado por nenhum fabricante, ficar hibernando o computador varias vezes ao dia e jogando tudo para o SSD. Eu sei que tenho um uso particular, por isso é necessário aprender e estar atento. RBMA, demorar ou não demorar não é o foco do questionamento. Funcionar de boa é muito relativo. Pra quem usa o computador pra jogar e o PC da pala, é só uma partida que deixam de jogar. Pra quem usa o computador como fonte de trabalho, isso pode vir a causar uma boa dor de cabeça vindo de surpresa, por isso é preciso estar atento. Se você leu o tópico inteiro você viu que o problema esta relacionado com a hibernação e o despejo de 8gb de dados da memoria ram no SSD constantemente cada vez que ele hiberna. Isso ocorre por volta de 10 vezes ao dia ou até mais, porque preciso me ausentar e a hibernação é de 10 min(e não altero por economia de energia). Dessa forma não vejo como o SSD com cache DRAM faria diferença no meu caso. De qualquer forma, eu escolhi o WD blue no lugar do black por conta da temperatura. É uma escolha estranha se os dois estavam por preços parecidos, mas o black na epoca era o modelo sem dissipador e nos reviews ele ficava em temp mais alta mesmo em "idle". E como eu prezo a economia de energia, baixo ruído e baixa temperatura, eu fui no blue. Mas como disse, DRAM especificamente não faria diferença. Se eu estiver errado me corrija, por favor.
  8. Olá victorhard. Agradeço sua intenção ao responder o tópico mas sua resposta não tem relação com a minha dúvida. Olá RBMA! Também agradeço sua intenção ao responder o tópico mas minha dúvida não é sobre sugestão de uso e nem garantia. Eu também não irei fazer OC nesse momento, minha intenção por agora é entender o funcionamento tirando dúvidas a respeito de coisas que eu li mas não compreendi totalmente. E sim eu sei que há um aumento de temperatura dos componentes, mas esse não é o foco da minha dúvida no momento.
  9. Você diz OC do controlador de memoria do CPU no caso da memoria ser 3600 mas ser aceito somente 3200, correto? E no caso da memoria ser 3200 e eleva-la a 3600, é um OC da memoria e não do controlador? (Na verdade seria primeiro da memoria ao eleva-la a frequência maior e em seguida do controlador para ser aceito utilizar a frequência maior, correto?) E porque você diz depender da loteria do silício? Você não especificou se é para um caso ou os dois. Pelo que entendi até agora a loteria do silício tem a ver com os "die" e outros afins para quando se pretende colocar a memoria em uma frequência maior que a nominal. Sendo assim, se eu compro uma memoria de 3600 ou 4000, já não teria mais relação com a qualidade da memoria, somente com o controlador de memoria do CPU. Meu raciocínio está certo? Nesse caso então não teria a ver com a "loteria do silício". Se estiver correto, o que influencia o controlador nesse caso?
  10. Estava lendo alguns tópicos aqui sobre OC em memorias ram e me surgiram algumas duvidas. Tomemos por base uma ASUS b550m Tuf plus e um Ryzen 7 5700g. A tuf aceita até 3200 nativo. Em OC aceita até 4800. O 5700g aceita 3200 nativo. Se eu pegar 2 pentes de RAM 3200 e eleva-los a 3600 temos um overclock da memoria certo? Em outro caso, tendo 2 pentes de RAM ja em 3600 de fabrica, para faze-los rodarem nessa frequência em vez de so 3200 limitado pela placa-mãe e pela processador, também é um OC, mas de quem? Da placa-mãe? porque não faz sentido ser OC da memoria se ela já é de fabrica 3600. Como é o correto de entender? E nesses 2 casos, qual dos exemplos é mais fácil e mais estavel e porque?
  11. Olá @rodrigo.dcvieira! Obrigado pela resposta, mas minha dúvida é sobre como monitorar a escrita e descobrir de onde ela vem! E não, não possuo jogos. Como disse apenas uso o Chrome para navegação! Olá @GuilhermeGB! Obrigado pela sua resposta, mas a preocupação ou não é algo pessoal e inerente a cada usuário/proprietário do equipamento. Além do mais, não se pode deixar uma possibilidade(no caso a durabilidade estimada do produto) ofuscar a espirito investigativo e a busca pelo conhecimento! Olá @Shaman93! Obrigado pela sua resposta, mas não estou preocupado, estou curioso! A principio, não é esperado que a navegação via Chrome gere tanta escrita no SSD, por isso inclusive que levantei a hipótese da hibernação(que não sei como checar), a fim de debater com os colegas do fórum essa ou outras possíveis causas.
  12. Comprei meu SSD SN550 a cerca de 1 ano e a saúde dele está em 98% e cerca de 16tb já escritos. Eu utilizo o PC praticamente apenas para navegação no chrome e quase nunca desligo(a hibernação dele está para 10 min quando ocioso). As vezes saio da frente do PC e ele hiberna para economizar energia. Ou as vezes eu mesmo hiberno ele e vou ao banheiro, vou a cozinha comer algo, etc. Será que seria esse o motivo do desgaste, já que o conteúdo da memoria ram é salvo no SSD antes de hibernar? Tenho 8gb de ram e praticamente está em 90% de uso o tempo todo já que utilizo varias janelas do chrome(ou seja, ele tem que salvar sempre esse conteúdo da ram no SSD). Existe algum método para saber/monitorar o que está sendo salvo no SSD?
  13. Existe alguma caixa de som que tenha boa qualidade somente para quem está perto? Eu sei que o som é uma onda mecânica e que se espalha pelo ar, objetos, superfícies etc. porém quando altero a equalização da minha tv de padrão para "filmes" o som fica mais imersivo e inclusive quem está em outros cômodos reclama que o volume está alto(mesmo sem te-lo aumentado). Não sei o que na equalização causa essa percepção sensorial mas ela incomoda, principalmente durante a noite. Alguém sabe se existe algum modelo de caixa de som que concentre o som próximo ao usuário? Usei o exemplo da tv mas irei utilizar essa caixa no computador. Não consigo utilizar fones por muito tempo então eles não são uma opção. Quanto a abaixar o som, eu já faço isso, mas noto que as vezes é difícil entender com clareza o que escuto(vejo muitas vídeo aulas, documentários etc. Não escuto musica nem vejo filmes no PC). Caso esse tipo de caixa de som não exista(até mesmo por causa da própria característica da onda sonora), quais são as caixas de som que tem a melhor definição de áudio em volumes muito baixos? Entenda que o foco aqui não é o volume ser alto, nem a potencia, nem rms, mas sim a qualidade. Saliento também que sei que muito depende da qualidade da fonte. Sugestões?
  14. Eu estava pesquisando justamente sobre esses. O Ninja 5 é top, baixa rotação e tem um preço mais acessível do que os Noctua. Importante também lembrar a quem buscar por ele que as memorias ficam "presas" e somente podem ser removidas se o Ninja 5 também for removido. Lúcifer está fora de cogitação, não quero meu computador possuído. O Fuma é 120mm mas também é ótimo é não impede o acesso as memorias. O NH-D15 tem um preço muito alto mas é uma Noctua, referencia em coolers. Se o dinheiro sobra e economia não é uma necessidade, ele seria a escolha. Por fim, depois de pesquisar eu acho que realmente o Ninja 5 é uma otima opção(e no momento que escrevo está abaixo de R$400 ). Ele será minha escolha porque quero o mínimo de ruído possível. Se não fosse por isso ficaria com os Gammax 400, que são baratos e eficientes(teoricamente e baseado nas specs) e quebrariam o galho principalmente pra quem não faz OC. Lembrar também a quem consultar esse tópico em buscas futuras, que não se esqueça de uma boa pasta térmica de pelo menos 4W/m-K. O legal seria por volta de 8 a 11. Não utilizem as de 1,2 ou 2 W/m-K que são comuns no mercado e lojas de eletrônica. (W/m-K é "medida" de transferência de calor do processador para o dissipador. Quanto maior esse numero mais calor é transferido do processador para o cooler, e consequentemente podendo ser resfriado).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...