×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AlbertoAzJr

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%
  1. Bom, nas B550M-PLUS eu usei o recurso do "USB BIOS FLASHBACK" pra atualizar a BIOS delas usando um pendrive e atualizei direto pra última versão. Uma delas se comportava exatamente como o descrito no post que originou esse tópico ... acompanhando os QLEDs, primeiro acendia e apagava o da RAM, depois o da CPU dava uma rápida "piscada" e depois o da RAM dava uma "piscada" mais rápida ainda e depois a placa desligava. A outra acendia e apagava o led da RAM, depois o da CPU piscava uma vez e depois o da RAM ficava piscando um tempão. Às vezes depois de um tempo ela parava de piscar e ficava acesa direto, às vezes ela ficava alternando entre RAM e CPU, fato é que essa placa continuava ligada mas não fazia a inicialização do sistema. Mas tanto num caso como no outro, quando eu coloquei o meu processador (eu tenho um Ryzen 3800X ... fiquei P da vida por ter que desmontar minha máquina pra isso mas enfim...) pude conferir que a atualização tinha funcionado porque a BIOS estava na última versão. Bom, mesmo assim, como já estava com ela aberta, aproveitei e atualizei de novo mas o comportamento das placas não mudou. O detalhe é que depois que eu atualizei a BIOS, eu coloquei o 5700G e a B550M-PLUS inicializou .... com a minha placa de vídeo.(Lembre que o 3800X não tem vídeo integrado, por isso tive que usar minha GTX970) Na hora fiquei esperançoso mas bastou tirar a placa que o sistema parou de inicializar. Aí eu coloquei ela de novo e o sistema inicializou. Entrei na BIOS bonitinho, o processador estava lá reconhecido sem problemas .... e foi aí que eu reparei que eu tinha esquecido de conectar o cabo HDMI de volta na placa de vídeo ... ela estava na saída HDMI da placa-mãe!!! Significava que era o vídeo integrado da 5700G que estava em ação e não a GTX970. Pra conferir isso tirei o cabo da saída HDMI da placa-mãe e coloquei na da placa de vídeo ... e nada de imagem. Na outra B550M-PLUS foi a mesma coisa, o sistema só inicializava com a placa de vídeo espetada na placa-mãe, mesmo que o vídeo usado fosse o integrado ao 5700G. E na B550-PLUS WIFI foi a mesmíssima coisa, a única diferença foi que eu usei o "USB BIOS FLASHBACK" de acordo com o figurino, só com a placa-mãe ligada na fonte, sem processador e sem memória, (nas B550M-PLUS eu fiz isso com o processador já montado ... só depois é que fui saber que era pra fazer só com a placa-mãe mas pelo visto não fez diferença). Sem a GTX970 o conjunto placa-mãe/memória/processador desliga depois do led da ram acender e apagar e o da CPU dar uma rápida "piscada". Com a GTX ela liga e entra bonitinho na BIOS, como se estivesse tudo bem, mesmo que a saída de vídeo usada seja a da placa-mãe. Vá entender né? De tudo isso só posso concluir que tem algo de errado na relação entre as TUF GAMING e o Ryzen 5700G, três placas mãe e três processadores não podem estar dando defeito simultaneamente, seria muito azar. Entrei em contato com a loja e vou ver o que eles falam.
  2. Nossa, mas você trocou por uma outra idêntica? E funcionou?! Estou com três placas mãe aqui, duas Duas TUF GAMING B550M-PLUS e uma TUF GAMING B550-PLUS WIFI, e nenhuma delas funcionou com o Ryzen 5700G como devia só do jeito que descrevi no meu post anterior, com uma placa de vídeo espetada nela. @WOZ Dods, muito obrigado pelas dicas. Me desculpe a ignorância mas como faço pra falar com o moderador e pedir aquilo que você recomendou?
  3. Olá! Obrigado pela atenção! Sim, fiz tudo isso e mais algumas coisas e tive alguns avanços desde então. No final das contas eu desmontei o meu próprio micro, que tinha um Ryzen 3800X, e instalei nas placas mãe (sim, são duas porque comprei dois conjuntos pra fazer o upgrade pros meus dois filhos) pra checar se estavam funcionando e para repetir o processo de atualização da BIOS. Com isso pude me certificar que as BIOS agora estão em sua versão mais recente e aparentemente os processadores (os dois são Ryzen 5700G) estão sendo reconhecidos e as memórias aparentemente também. Mas as duas agora estão com um comportamento estranho ... Quando uso a placa de vídeo externa tudo funciona bem. Quando uso o vídeo integrado o conjunto não liga em uma, e na outra o conjunto fica ligado com o LED referente à RAM piscando. Mas deixando a placa de vídeo espetada a saída de vídeo da placa-mãe funciona o que indica que o vídeo integrado só está funcionando com a placa de vídeo espetada...fiz isso algumas vezes, com o cabo do monitor encaixado na saída de vídeo da placa-mãe o conjunto dá sinal de vídeo com a placa de vídeo externa espetada mas basta tirá-la e o conjunto para de funcionar. Procurei na net por alguém com um relato semelhante mas não tive sucesso. Será que vcs conseguem me dar alguma dica?
  4. Boa, noite! Estou com o mesmo problema relatado neste tópico. No meu caso é uma ASUS TUF GAMING B550 com um Ryzen 5700G que, durante a inicialização pisca o QLED das RAM, depois passa pra QLED da CPU e daí o conjunto desliga sem maiores explicações. O seu caso foi resolvido? Se sim, qual foi a solução?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!