Bom, vamos começar pelo começo:
Há alguns anos – mais especificamente ao fim de 2016, um jovem eu se interessou por computadores e como seus componentes físicos funcionavam. Como alguém que se vicia completamente quando descobre um hobby novo, logo comecei a me debruçar em conteúdos sobre o assunto; por ser muito novo à época, não me interessei por nada muito complexo e que envolvesse números demais, me atinha apenas ao superficial de cada componente. Foi assim por dois anos, passava horas do meu dia nos canais mais famosos do nicho. Tinha o sonho de possuir a configuração custo-benefício da época: I5-6400 + 8GB RAM + RX 480/GTX 1060, essa era a configuração que eu sonhava quando me interessei pelo assunto; apesar de que um i3 6100 e uma GTX 750TI já me satisfariam bastante, uma vez que meu computador da época era um Celeron soldado em uma placa-mãe (pensando bem, qualquer coisa minimamente decente já me satisfaria). Posteriormente meu computador acabou estragando e meus pais me presentearam com um notebook (o qual uso até hoje). Um simples Acer Aspire com um I5 basicão de notebook. Com 2500 reais eu poderia ter comprado algo para jogar, mas por influência externa de familiares, peguei o notebook (segundo eles, computadores “de mesa” eram coisa ultrapassada e notebooks eram o futuro).
Parei de consumir tanto conteúdo sobre hardware ao fim de 2018, e foi assim até algumas semanas atrás, quando após juntar um certo dinheiro e perceber que meu notebook já anda cambaleando, decidi comprar algo com a nomenclatura “gamer” para jogar. Com os meus 4500 reais de orçamento, imaginei que conseguiria montar uma excelente máquina e ainda pegar um monitor (algo que conseguiria facilmente lá em 2016/17, quando era um aficionado por computadores). Bom, vocês já devem ter imaginado o tamanho da minha decepção. Após muito tempo de pesquisa, vi que é simplesmente inútil ligar os preços de hoje aos de 4/5 anos atrás. Gente, o que tá acontecendo? GTX 750TI a 1000 reais??? Não era para essa placa já ter sido descontinuada? A GTX 1650, que pelo que entendi é a low-end da NVIDIA na geração atual, tá custando 1800 reais, é isso mesmo?
Enfim, simplesmente bizarro. Tô sem alternativas agora sobre o que comprar e se devo comprar. Com desktops tão “overpriced”, peças em escassez e a necessidade de um monitor, decidi olhar alguns notebooks “gamers”. Algo na faixa de 4500/5000 reais, apesar de que sou meio “cabreiro” com essa parada de notebooks sendo usados sob muito stress.
Venho encarecidamente pedir alternativas: o que devo fazer? O que vocês fariam nessa situação? Computador ou notebook?
Desde já, grato com as respostas.