Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guinho Urahara

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Guinho Urahara postou

  1. @Nyon076 Não tem segredo man. É só se atentar pra configurar o FCLK (que muitos conhecem como Infinite Fabric) com metade da frequência desejada. Ex: se for setar as memórias em 3600mhz o FCLK deve ser 1800, se for setar em 3200mhz o FCLK deve ser 1600, e por aí vai. Claro que as considerações que o nosso amigo @WOZ Dods fez também precisam ser levadas em consideração, como atualizar a BIOS para a versão mais recente e o posicionamento das memórias nos slots corretos. Fazendo isso não tem erro coloque as memórias em 3600mhz se acontecer o problema baixe mais um pouco por ex: 3533mhz sempre mudando o FCLK junto e veja onde seu pc para de dar o problema.
  2. @GabrielBrazao Desculpa amigo, mas a Aorus B550m com o 5600g, não é uma dupla problemática, engano seu. O processador assim como qualquer outro trabalha com memórias até certo tipo de velocidade isso é bem normal. O que acontece é uma grande confusão pelo 5600g ser mais novo e suportar memórias de no máximo 3200mhz (o que não é uma regra), pois tem gente com o mesmo processador rodando com memórias em 4133mhz. Eu mesmo consegui estabilizar o meu em (3533mhz) o que pra 3600mhz praticamente não há diferença. Sobre isso também já foi explicado aqui, é a famosa "loteria do Silício". Agora você querer fazer um "over" absurdo desse e não querer resultados negativos ai é querer demais. kkkkkk aí você forçou a barra! Pelo o que você falou você gosta de "experimentar", e não há problema nenhum nisso, mas daí já não se encaixa no problema do post porque isso é um outro extremo, você esta forçando demais a GPU fazendo um "over" desses.
  3. @nerdilluminado A velocidade máxima de memória pra esse processador também é 3200mhz. E você disse q as suas memórias são de 3600mhz a mesma coisa q fizemos aqui. Na BIOS diminua o clock de memória para 3200mhz e veja se fica estável.
  4. @WOZ Dods Obrigado pelo tempo gasto em escrever, e também ajuda. Mas fiz tudo isso q você mencionou antes de de postar aqui e não tinha conseguido, mas depois de entender de fato o problema consegui estabilizar em 3533mhz com os 4 pentes...Disse anteriormente que voltaria aqui para dar o feedback.
  5. @Cabritto Mas isso só acontece quando você tenta bootar de um pendrive e quando coloca o HD? Se você deixar o pc ligado sem mexer em nada ele fica normal ligado?
  6. @Bruno Kelber Entendi, no meu caso não precisei trocar as memórias foi só diminuir a velocidade mesmo. porque tem algumas memórias que são 3600mhz mas no padrão elas ficam em 2666mhz. Esse negócio de desligar depois de 3 segundos é normalmente quando setamos algo na BIOS em que o processador ou a própria memória não suporta alguma config. que alteramos, um exemplo, minhas memórias são 3600mhz, dai quero testar em uma outra frequência, digamos que 3800mhz, o PC vai reiniciar e vai desligar tudo, dai ele vai tentar ligar 3x e 3x ele vai desligar, e daí só então ele não conseguindo iniciar, ele volta para padrão a opção que alteramos e que esta fazendo com que ele não inicie corretamente. Sobre a sua fonte, não economize, pegue sempre uma fonte de marca confiável.
  7. @Bruno Kelber Então Brunão fala por cima, porque se você entrar na parte de suporte de memória que é onde eles testaram você vai encontrar que eles testaram até 4400mhz e foi. Daí se não quisermos ter dores de cabeça o ideal seria procurar o chip de acordo com a lista que foi testado. E mesmo assim ainda tem a variante do Processador do qual adquirimos. A lista>>>> https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_b550m-aorus-elite_cezanne.pdf?v=3ab4fec2ea38e0379dad0da4eb2fa0a8 O que fiquei martelando a cabeça foi associar esse problema de desligar os periféricos por conta da frequência da memória, já que isso era uma coisa que não tinha lógica e nunca tinha passado por este tipo de problema, porque como mencionei eu usava o Ryzen 5 3600 que é mais antigo e funcionava á 3600mhz. Sem contar que as minhas memórias estão dentro dessa lista de memórias testadas por eles e ainda em 3600mhz. Mas daí pesquisando bastante descobri que o alcance de frequência das memórias depende muito do chip (processador) que pegamos, a famosa loteria do silício. Porque li e vi gente com este mesmo processador em 4000mhz. Bom descobrindo que o problema era esse, então o que eu fiz? você assim como outros relataram que em 3200mhz parou os problemas de desligar. Como sou técnico eu não pude setar 3200mhz e deixar pra lá. Como eu sei agora que 3200mhz é onde fica estável. Então eu coloquei 3600mhz com a tensão e o infinite fabric e vou baixando até ver onde meu chip (processador) aceita. Dai em 3600 com esse processador ele não foi mesmo. Mas isso não quer dizer que não aceite caso eu pegue outras memórias de outros chips possa ser que aceite, mas como estou com 32gb (4 pentes de 8gb) da XPG vou ficar com esse mesmo. Enfim dai vou baixando pra 3500, 3400, 3300 até chegar em 3200mhz que é onde é estável. Como disse anteriormente o meu só dava esse problema depois 2h 30+ jogando, o que torna os testes bem demorado. As vezes só acontecia com 4hrs, 6hrs, e por ai vai não era hr específica. Então em 3600 não foi mesmo, baixei pra 3533mhz e rodei jogos por 18hrs direto e por incrível que pareça não desligou. Então agora passo para outros testes, já q o 1º deu satisfatório. O 2º é voltar a jogar normal na semana, e ficar atento pra saber se de fato ele não irá dar o problema, se daqui a 1 ou 2 semanas ele não der, já era, problema resolvido pelo menos no meu caso em 3533mhz e dai volto aqui pra dar o feedback.
  8. @Bruno Kelber Acho q esse caso deve ser o meu também! inclusive eu lendo o seu relato e depois de dias de pesquisa achei uma outra pessoa com o mesmo problema que o nosso que só resolveu também deixando em 3200mhz. >> https://forums.tomshardware.com/threads/can-my-amd-Ryzen-5-5600g-apu-run-in-3600mhz.3728952/ Cara não entendo por ser uma apu nova deveria suportar os 3600mhz como falei até o meu Ryzen 5 3600 ia de boa em 3600mhz na memória. Jogava tranquilo. Vai entender!
  9. @Bruno Kelber Amigo estou com o mesmo problema que o seu, estou há dias tentando achar a solução, não estou nem dormindo direito, é 24hrs pensando no que pode ser, cada dia testo umas 2/3 teorias e fico jogando por hrs para ver se o problema foi de fato resolvido, o que toma muito tempo. O meu acontece exatamente a mesma coisa que o seu, monitor fica sem sinal e teclado e mouse se apagam com o gabinete, coolers led tudo ligado. E só desliga no botão da fonte no do gabinete apertando e segurando não desliga. - Já rodei os programas como Aida64, hwinfo, Msi afterburn e Hw monitor abertos em outra tela, gravando com o cel pra na hr q ele desligasse eu voltasse uns segundos antes no vídeo para me certificar se não tinha oscilação mas não notei nada de diferente nas tensões. O problema já apareceu com 2hrs e meia jogando, com 4hrs, com 6hrs e até depois de 10hrs. Já no Cod Vanguard eu não consigo nem terminar uma partida de 20min. Já deixei o xmp desativado e tentei fazer manualmente o clock, já troquei as memórias de slot, (uso os 4 slots). Já deixei a tensão em 1.35 e 1.40. Deixei rodando por 4hrs no memtest86 por 4hrs no memtest 64 por 4hrs também e não acusou problemas na memória Deixei por 7hr e pouco no teste de stress do aida64, estressando tudo junto, e também não deu nada. Aumentei para full a velocidade do fan da cpu e também nada. Já aumentei a memoria compartilhada e também diminui, mas sem sucesso. (também não uso placa de vídeo) Já verifiquei as temperaturas com esses programas citados acima e também nada. Está tudo dentro do padrão. Já atualizei a BIOS para a ultima F14e. E também não resolveu. Outro Detalhe: Se eu ativo o xmp q vai automático para 3600 e seto o FCLK em 1800 o PC nem sobe. Tá difícil, e isso só começou depois que troquei de processador e placa-mãe. Usava a b450 também aorus e o Ryzen 5 3600 e nunca aconteceu algo desse tipo. Só agora depois que peguei minha Aorus elite B550M e o Ryzen 5 5600g. Se eu usar o PC normalmente sem jogar fazendo outras tarefas pode até ser programs pesados, não acontece nada fica ligado por vários dias se eu deixar sem problemas. Mas é eu jogar que começa. Lembrando q na B450 as memórias funcionavam e eu jogava há 3600mhz com essas mesmas memórias. A única diferença é q na b450 eu tinha 3 pentes e agora estou com 4. Minhas Configs: placa-mãe: Aorus Elite B550m Processador: Ryzen 5 5600g Memórias: 4x 8gb (3600mhz) Xpg gamming D10 total = 32gb Armazenamento: SSD NVMe 500gb e 2tb HD 3,5 Cooler: Watercooler Alseye 120mm com sistema push & Pull Fonte: Corsair CX650

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...