Boa noite amigos, tenho um PC na plataforma Intel e recentemente adquiri peças para um novo computador, porém AMD.
O meu problema surgiu quando eu estava realizando montagem do PC, e ele não deu vídeo.
Peças:
Placa-mãe - GIGABYTE B450 DS3H V2
Processador - Ryzen 5 5600G
FONTE CORSAIR 450W PLUS WHITE VS450
4 Memórias MAXSUN - 8GB DDR4
SSD AORUS GEN 4 500GB NVMe M.2
Realizei a montagem das peças e testei em dois monitores diferentes, um DVI e outro HDMI, os monitores e cabos funcionam no meu outro computador, então descartei essa possibilidade, assim como também testei a fonte no meu outro computador, e minha outra fonte nesse atual. As memórias RAM estão em perfeito estado, todas funcionaram normalmente no meu outro ambiente.
O computador "mostra vida", pois o cooler do processador gira e todos os leds se acendem (das memórias e da placa-mãe), em um teste rápido, notei que o processador também estava esquentando, apenas não dá vídeo, processador aparenta estar sem nenhum problema externo, ao verificar os pinos. Como também uso vídeo integrado na minha plataforma Intel(I7 11700K), não possuo uma placa de vídeo.
Já fiz diversos testes, inclusive li o artigo do Gabriel Torres e realizei os procedimentos, sem obter sucesso. E com isso pensei em levar as peças para uma assistência técnica, visto que não possuo outro ambiente AMD para realizar a testagem do processador em outra placa-mãe, acredito que nenhum dos equipamentos esteja com algum problema.
Então me lembrei de que na maioria (ou todas) as placa-mãe com o chipset B450, seria necessário realizar a atualização da BIOS para o suporte dos Ryzen 5000, porém essa placa-mãe foi comprada na Kabum com garantia de que estava atualizada para a 5º geração. Claro que talvez não esteja atualizada e por isso abri esse artigo, com toda explicação, é possível que esse seja um dos motivos para o computador não dar vídeo? Não sei o que ocorre quando a BIOS não suporta o processador e caso seja, que tipos de cuidados devo ter ao solicitar pela atualização para poder utilizar o processador? Ou realmente, com minhas explicações, é possível que o problema seja de fato no processador?
Obrigado, e desculpe pelo grande texto kkk