Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ArturRJ

Membro Pleno
  • Posts

    210
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que ArturRJ postou

  1. Eae mano, beleza? Como você está no desktop (PC de mesa), já tentou estabilizar as memórias? Desabilitar o XMP e seguir o JEDEC dos módulos e subir um pouquinho a tensão das memórias? (Não ultrapassando os 1.4V para DDR4) Falo isso, pois usar o bcdedit para esse tipo de setup de badmemmory não é nada legal. A chance de você terminar com seus dados pessoais e sistema corrompido é bem grande. (No próprio link que você mandou, é possível reparar nos diversos 'Ifs' desse setup no windows) Só recomendaria esse tipo de setup (como último recurso na escassez de grana pra memória), se você utilizar o badram no linux.
  2. Não necessariamente. Existem três causas possíveis para um computador não dar sinal quando você tenta ligar ele: Alguma tensão primária está ausente: 12V, 5V ou 3,3V (Normalmente é o 5V vampiro do standby), impedindo o inicio do ciclo de start. Causa Comum: Fonte. A placa-mãe/fonte está entrando em proteção por conta de fuga de corrente. O temido curto... Causa Comum: Hardware defeituoso, Umidade nas peças, Gabinete encostando nos componentes dos circuitos, etc... Ou a placa-mãe está com alguma parte vital do ciclo de start danificada (SuperIO, PCH ou até mesmo o PCB). Enfim, são muitas variáveis. Segue o que eu te passei que é sucesso. Quando você conseguir ligar a máquina, a gente parte pro próximo passo que é fazer dar vídeo. Mas aí são outros quinhentos. OBS: Nem perde tempo com o clear CMOS, que no seu caso não vai surtir efeito. E boa sorte mano aí na luta!
  3. Entendi. Pensei que ele estava ligando. Malz rsrsrs Se ele não dá sinal nenhum, ou liga e logo desliga, vê se alguma parte do gabinete não está encostando nos contatos da placa-mãe. Se não, o próximo passo é ir testando com o mínimo de hardware possível pra ver se não tem algo com fuga. Tipo, você tenta ligar apenas com a CPU na placa-mãe. Pra ver se ele segura. Se segurar, aí testa com memória, depois com a placa de vídeo, e assim por diante, até chegar no hardware defeituoso (que impede ele de ligar). E claro, se ele não ligar com apenas a CPU na placa-mãe, tu testa com outra fonte. Se a fonte não for o problema, você deu o azar da placa-mãe ou a CPU estarem defeituosas. Aí só o RMA mesmo.
  4. Montar um kit novo e ele não dar vídeo é osso mesmo... Eu vi que você testou as memórias e tal, mas você deu um clear CMOS na placa-mãe?
  5. Eae, beleza? Espero que sim! O HD é reconhecido pelo laptop? (Dá uma olhada no gerenciador de dispositivos).
  6. Eae beleza? Espero que sim! rsrsrs Po, acho que você fez a melhor escolha. Pois 12GB é melhor que 8GB, ainda mais com os aplicações hoje em dia demandando cada vez mais RAM. Quando fiz um Up no meu laptop antigo, ele tinha 4GB e eu coloquei mais um de 8GB também. Na questão do Dual-channel, você vai ficar com 8GB em 128bit (Dual-channel), e 4GB em 64bit.
  7. Falae @vap25 , beleza? Po, um monte de coisas podem causar esse tipo de erro aí. Desde um driver bugado/corrompido, até um defeito na própria APU. O que tu pode fazer, é ir testando e descartando as possibilidades. Começa reinstalando o driver de vídeo (utiliza o DDU em modo de segurança) e testa o sistema com as duas últimas versões do driver da AMD. Se continuar, dá um Clear CMOS e testa a máquina mantendo as memórias no padrão JEDEC (sem XMP e semelhantes). OBS: Aqui nessa parte é válido também um teste de memória, pois é comum uma memória RAM instável ou ruim causar artefatos quando usada pelo vídeo integrado. Se depois disso tudo, continuar dando esse erro mesmo com as memórias OK, vê se há alguma atualização do firmware. Se tiver, atualiza. Por fim, se não resolver, muito provavelmente a APU, placa-mãe ou fonte estão com problema. OBS: Se a sua placa-mãe tiver outros conectores de vídeo, é sempre válido testar com eles. Também teste com outro cabo e monitor.
  8. @Natan Brandão É, no caso da sua máquina, você pode fazer o que eu te falei com o Windows Update se o Windows for indispensável no seu Workflow. Se você puder abrir mão do windows, eu recomendo que você instale uma distro linux. De preferência uma com suporte ao XFCE. Pelo menos você terá um sistema com o mínimo de aceleração gráfica. (Se você utilizar o chromium, ele deve ser acelerado também).
  9. Falae @Natan Brandão , beleza? Você precisa instalar o driver de vídeo da placa de vídeo. Como é um Atom, você deve encontrar o driver no site da Intel. OBS: Se o PC for muito antigo, não vai ter um driver compatível com o Windows 10. Nesse caso, rode o Windows Update. Ele vai instalar um driver em modo legado que vai pelo menos ajustar a resolução. Mas fica ligado que toda e qualquer tipo de aceleração de vídeo via OpenGL é perdida. E se a placa de vídeo não tiver suporte ao DX10, nem o Desktop do Windows 10 vai ser acelerado...
  10. Falae @MellbyLau , beleza? A sua placa-mãe suporta até dois SSDs M.2. Só se liga que, dependendo do SSD que você comprar, não vai conseguir extrair toda a performance, já que o i5 de décima geração só suporta o PCIe 3.0.
  11. Fala @itsoktodieonseptember , beleza? Se não me falha a memória, a RX 6600 funciona em 8x mesmo. Tem o barramento capado pela AMD. Nada que vá afetar o seu desempenho. Então pode ficar tranquilo.
  12. Fala @José Mota , beleza? Você precisa carregar o driver do controlador SATA/M.2 durante a instalação do Windows. Infelizmente, o driver genérico que vem na mídia de instalação às vezes não funciona em certas máquinas OEM (Como é o caso dos PCs da DELL). Você vai precisar ir no site da DELL, baixar os drivers e colocar em um USB (Pode ser no pendrive de instalação do windows mesmo). Aí durante a instalação, na parte de particionar o SSD, ele não vai achar o SSD. Nessa hora você clica na opção de carregar drivers, e carrega o driver que você baixou. Se você quiser, manda aí o modelo certinho do teu Optiplex, que eu te falo qual é o driver.
  13. Eu uso um Philips de 75Hz que só fica com a imagem realmente boa quando está em 75Hz. Se eu colocar o Windows ou algum jogo de Tela cheia em 60Hz, a imagem fica meio lavada. (Perde a precisão e intensidade de cores do IPS). Não vou especular do porquê disso, pois nunca pesquisei sobre.
  14. Fala @fidelles , não vou nem perguntar se tá tudo beleza, pois com uma tela azul dessas não dá pra ficar tranquilo! rsrsrs Enfim, Muitas coisas podem causar uma tela azul, indo desde um componente do sistema corrompido até um hardware defeituoso. E infelizmente não podemos confiar nos dumps do sistema operacional, pois quando vem a tela azul e eles são criados, o sistema já está perdido. O que eu posso te dizer por experiência própria, é que esse tipo de tela azul intermitente normalmente é causado por problema de hardware (alguma peça do seu sistema está falhando). Mas por desencargo, sempre teste a máquina com um sistema limpo e com todos os drivers instalados (drivers oficiais, nada de driver boost e semelhantes). Se não tiver driver, use os do Windows Update. E claro, sempre dê um clear CMOS e verifique se não tem uma nova atualização do firmware da placa-mãe (BIOS) e atualize, pois isso pode resolver o erro. Se você já testou as memórias e o armazenamento, recomendo que teste o sistema sem qualquer periférico (Inicie a máquina apenas com o essencial para o início do sistema) e deixe rodando uma live dessas de 24hrs do youtube pra ver se trava (óbvio que o melhor teste é o seu uso cotidiano, mas se ela tiver problema nos hardwares principais, ela vai travar mesmo com o sistema em idle). Caso ela trave nessas condições, repita o teste, mas com outras memórias. E siga neste processo até encontrar o hardware defeituoso. Ordem de teste a partir desse momento: Memória -> Fonte -> Placa-mãe -> CPU -> Placa de Vídeo OBS: As memórias precisam passar por um teste exaustivo com o memtest. Teste cada um dos módulos por pelo menos 2hrs em todos os slots da placa-mãe e em conjunto também, pois às vezes o erro só aparece com as memórias combinadas. E também faça testes de stress de CPU e de Placa de vídeo, pois isso pode te dar um norte de onde se encontra o problema. Recomendo o 3d Mark e o Superposition. E é isso, te desejo boa sorte amigo, pois você vai precisar.
  15. Fala @MárcioK , beleza? Só pra complementar as dicas dos colegas (que são boas recomendações) você pode usar qualquer placa de vídeo que possua um driver de vídeo oficial e compatível com o seu sistema operacional e com saídas de vídeo compatíveis com os seus novos monitores (para evitar o uso de adaptadores). Mas se atente a alguns detalhes: Primeiro, a sua placa-mãe precisa suportar essa configuração, já que o comportamento padrão das placas-mãe é desligar o vídeo integrado na presença de uma placa de vídeo. E nem sempre possuem a opção no firmware de manter o vídeo integrado funcionando junto com uma placa de vídeo. Segundo, como você quer pegar uma placa barateza só para dar vídeo em outros monitores, muito provavelmente ela vai ser inferior ao vídeo integrado. Então você tem que se certificar de que o seu monitor principal está conectado na placa-mãe e configurado como tal no Windows/Linux. Assim, o vídeo integrado fica responsável pela Aceleração 3D e de vídeo. Terceiro, o vídeo integrado do seu CPU suporta no máximo 4 monitores. OBS: Você vai sentir um aumento do uso de CPU ao utilizar essa configuração, já que o CPU vai precisar copiar o conteúdo do framebuffer do vídeo integrado, para a sua nova placa de vídeo. (Mas vai impactar pouco, o seu CPU é bem rápido).
  16. E aí, tranquilo? Po cara, não estou dizendo que é isso, mas só para tentar te dar um norte. Eu já peguei um PC onde as USBs funcionavam para todos os dispositivos que eu testava, menos o teclado. Testei vários, mas nenhum pegava. Tentei dar um reset na BIOS, mas não deu jeito. Como o problema do PC inicialmente era instabilidade (telas azuis aleatórias), e ele estava com uma fonte caveira (genérica), eu testei o sistema com outra fonte. Resultado: As telas zuis pararam e o teclado voltou a pegar! rsrsrs Testa com outra fonte aí. Se continuar dando o erro, provavelmente a placa-mãe tá com algum problema (firmware, controlador USB, PCH, etc...). Atualização: No caso, antes de testar com outra fonte, dá um reset no CMOS (BIOS), pra ver se resolve.
  17. Po, primeiramente eu verificaria se o armazenamento não está com erros. "chkdsk" no powershell verifica isso. Se forem encontrados erros, roda o "chkdsk /f" no powershell como adm para corrigi-los. (OBS: Vai precisar reiniciar o PC). Então após o chkdsk, rodaria um "DISM /online /cleanup-image /restorehealth" e depois um "sfc /scannow" no powershell como adm pra verificar e corrigir possíveis erros nos arquivos do sistema operacional. Por fim, se continuar apresentando problemas, testa com um novo usuário do windows, pra verificar se o erro persiste. Se sim, restaura o sistema com uma imagem do windows. (tu baixa no site da ms o assistente e reinstala o sistema mantendo arquivos pessoais e programas). Esse processo corrige praticamente todos os erros do windows. (Mas é bem demorado, por isso fica como último recurso.) OBS: É bom verificar também se não tem nenhum programa conflitando com o windows explorer, então aquela ida no msconfig pra desabilitar todos os serviços e programas que não pertencem à MS é sempre bem-vinda durante o diagnóstico desse tipo de problema.
  18. Olá pessoas! Bom, o título do tópico é o que está ocorrendo com um colega meu (ou o que a gente pensa). Segue o SETUP: CPU: AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.3GHz ~1.2V) Cooler: DeepCool GAMMAX 400S Placa-mãe: Biostar B450MX-S RAM: 2x 8GB ADATA XPG DDR4 2666MHz CL16 (OC 3200MHz CL16) VGA: RTX 3050 (Não lembro o modelo, mas é uma Dual-Fan) HD: 1TB 7200RPM Fonte: Sharkoon SHP Bronze 500W Basicamente, ele é um jogador competitivo de Valorant e o computador dele não está rendendo bem, e por isso criou-se a suspeita de uma falha de hardware. E quando eu digo não render bem, é ter um desempenho 15-20% pior que um i5-10400f em um cenário competitivo de altas taxas de FPS. EX: No campo de treinamento do Valorant, o i5-10400f tem uma mínima de ~200 quadros, enquanto o Ryzen 5 3600 do meu colega pega uma mínima de ~160-170. OBS: O sistema do i5 em questão é o meu setup, então basta olhar à esquerda. (Minhas memórias rodam em CL14 e a CPU roda no boost de 4.0GHz) Eu acredito que o problema seja gargalo do Ryzen 5 3600 mesmo (Ele rende menos mesmo que um 10400f). Tanto que até fiz overclock na RAM e CPU dele, melhorando em cerca de 5% o desempenho do Valorant. Já ele desconfia da fonte de energia, que por não ser das melhores, acha que está influenciando no desempenho do sistema. Enfim, gostaria de ouvir a opinião de vocês. Lembrando que o fluxo de ar do gabinete dele é ótimo, e todas as temperaturas e clocks estão normais. OBS2: Algo que me intrigou, é que após esse pequeno Over que eu fiz, o sistema dele rendeu cerca de 75k pontos no teste do CPU Queen do AIDA 64, enquanto o meu sistema rende cerca de 66k pontos. Mas mesmo assim, continuo com melhor desempenho nos jogos.
  19. @Ricardo Andrd Então... A maior diferença dos processadores de 11ª gen em relação aos de 10ª é a inclusão da instrução AVX512. Você só vai ter ganhos de perfomance significativos se a aplicação utilizar essa instrução. Se eu não me engano, o RPCS3 (Emulador de PS3) aproveita bem o AVX512, dando um baita boost nos jogos emulados. Mas não me recordo de outras aplicações... Enfim, não acho que valha a pena o Up. Se for pra pegar 11ª gen, pega logo de uma vez e esquece a 10ª.
  20. Eae, beleza @Ricardo Andrd ? Eu dei uma fuçada lá, e achei essa: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b560m-a-pro-DDR4-socket-lga1200-m-atx-chipset-intel-b560-b560m-a-pro É uma das placas que o @RBMA recomendou. Está com um preço legal.
  21. Eae, beleza @DogaoDosGames2010 ? Você pode obter suporte direto da própria Microsoft por esse link: https://support.microsoft.com/pt-BR/contactus Recomendo que sempre procure o suporte oficial antes de partir para terceiros, pois assim você evita de causar mais danos ao Sistema Operacional.
  22. Isso de computador rodar por vários anos com fonte ruim sem dar problema é real. Já vi computadores rodarem por muito tempo (+de 10 anos) com fontes de qualidade duvidosa. Mas eu penso que isso é a exceção, não a regra. É isso mesmo. Só que vale ressaltar que ele só vai ter esses problemas se a fonte estiver "gasta". Por incrível que pareça, a fonte um dia se acaba, principalmente uma fonte de entrada como a linha VS. Se a sua fonte for relativamente nova, provável que não tenha problemas. Então a minha recomendação é que teste o sistema. Se tiver problemas (Perder vídeo, PC reiniciar/desligar/travar, dar tela azul), troca a fonte.
  23. Eae, beleza @heysenberg ? Então, 450W é a potência que a AMD recomenda para fonte. A real é que eles são bem conservadores com esses valores, já que consideram o resto do sistema no cálculo. E nunca se sabe, vai que o cliente está usando um i9 12900k com um Raid 10 de 8 HDs! rsrsrsrs Enfim, o fato é que a sua fonte segura tranquilamente o seu sistema (i5-11400f + RX 6600).
  24. É um termo em redes. Um nó pode ser tanto um ponto de comunicação (EX. Modem, Roteador, Switch, Hub, etc...), como também pode ser um ponto final "endpoint" (EX. PCs, Celulares, TVs, Servidores, etc...) No caso da estrutura da rede mesh, eu estou me referindo aos roteadores/pontos de acesso da rede. EX: Deco M5 (Ótimo Roteador Mesh por sinal) Cada um dos 3 Decos são um "nó" de comunicação da rede mesh. @Fivert Não! rsrsrsrs Coloca em um ponto central da sua casa (mas o sinal do modem da claro tem que chegar forte nesse ponto), pra cobrir logo todos os cômodos, inclusive o seu quarto. Esse aqui vai suprir: https://www.amazon.com.br/Roteador-Archer-C6-Wireless-Gigabit/dp/B09CW3VLBX/ref=asc_df_B09CW3VLBX/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379817877038&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=5416869566249498629&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001655&hvtargid=pla-1475402029188&psc=1
  25. Eae, beleza @Fivert ? 10 metros + 2 paredes é mais do que o suficiente para acabar com a qualidade do sinal do modem padrão da Claro que não é um primor quando diz respeito ao seu roteador. O melhor cenário para você seria realmente colocar mais um ponto de acesso cabeado e cabear o seu PC. De toda a forma, como não é possível cabear, o WIFI mesh deve resolver se você souber dispor os "nós". O problema é que ele é beem carinho e vai estourar o seu orçamento. Repetidor também resolve se o problema for mesmo o sinal. Porém, contudo, todavia, se for usar um repetidor, eu recomendo que pegue um de qualidade ou use um roteador na função repetidor. Pois tem uns repetidores vagabundinhos que ficam desconectando toda hora. Terrível! ashuashuashua E por último, mas não menos importante tem o Power-Line. Só que esse infelizmente nunca tive o prazer de testar o seu funcionamento, então não posso dizer nada sobre sua eficácia. Mas se você der uma pesquisada, muitos dizem que funciona bem. Mas tem alguns detalhes na época que eu pesquisei envolvendo a rede elétrica que você deve se atentar quando for pesquisar a respeito. Enfim, para concluir (Conselho de amigo), coloca o modem da claro em bridge e pega um roteador de qualidade e conecta nele. É bem provável que seus problemas sejam resolvidos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...