Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hloddoviko Adalbert

Membro Júnior
  • Posts

    19
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @F4b10 É osso. O pior é que esses notebooks (ou ultrabooks) estão classificados na categoria premium. Inclusive, o modelo com ram soldada tem frequência de 4267MHz, LPDDR4x. Muito triste. Pior que nessa categoria de compacto ou é assim ou é um pente destacavel com um slot só.
  2. Vi um notebook com 8gb de memória RAM, porém soldada. A frequência é até boa, passa os 4000Mhz, mas não tem slot nenhum de expansão. Sei que 2x4gb seria benéfico devido o dual channel, mas e quando é "uma só" soldada na placa? Como fica esse pente soldado em relação ao não soldado em single, ou em relação a dois pentes em dual channel? Entre um notebook com 8gb ram soldado e um com 8gb ram single sem slot pra expansão, qual é melhor? Desde já grato pelas respostas
  3. @dwatashi No caso seria o Blender, ao menos por enquanto. E como estou começando os projetos seriam bem simples e básicos. Será que os 16GB de RAM fariam tanta diferença assim? O modelo com Indel Xe, apesar de 8GB, tem uma frequência maior. Aliás, estou pretendendo usar um Ubunto ou variante.
  4. Um notebook possui i5 de 10ª geração e uma placa integrada Iris Plus, além de poder ser expansível para 16GB RAM 3200Mhz. O outro possui i5 de 11ª geração com uma integrada Iris Plus Xe, porém ele ficará somente com 8GB RAM de 4267Mhz, pois não permite o update de memória. Segue os links de comparação de vídeo integrado e processador: https://www.videocardbenchmark.net/compare/Intel-Iris-Plus-vs-Intel-Iris-Xe/4120vs4265 https://www.cpu-monkey.com/en/compare_cpu-intel_core_i5_11300h-1893-vs-intel_core_i5_1035g7-935 Eu sei que o de 11ª geração é melhor, a minha dúvida é se vale a pena investir quase R$ 1000,00 a mais nele sem poder fazer upgrade de RAM. Obrigado!
  5. Eu sei que para programar qualquer um dos dois sistemas serve, o "problema" são os softweres de modelagem, impressão 3D e desenho. Considerando hardweres como intel de décima geração (i5 e i7) com placas integradas (Intel Iris Plus e Xe) e o chip M1 da Apple, além de compatibilidade de softweres, qual das duas opções se encaixaria melhor no perfil de um usuário que quer trabalhar com as tarefas citadas? Admito que me sinto tentado a pegar um Macbook Air pelo equilibrio entre potência e economia do M1, porém tenho medo de investir muito sendo que com menos eu já conseguria cumprir meu objetivo.
  6. @Antoniogre1 @SwallsDe fato ficou bem abstrato (rs). Vou explicar melhor: function nomeDaFunção (param1, param2, param3) { } Os parametro da função são strings que desconheço (esse é "mistério" da questão). A minha dúvida consiste no seguinte: como escrevo um código que me revele o quanto de param1 tem em param2 e param3? Exemplo: se eu tiver uma frase em cada string que a palavra "shield" se repita "n" vezes em cada uma, o quanto de "shield" de param1 eu tenho em param2 e param3? Sei que para isso posso usar o for e if, ou talvez um ".includes". Mas pra quem está aprendendo não basta saber o que usar mas como usar, né? rs. Desde já agrdeço!
  7. Tenho uma função com dois parametros, que são strings. Preciso saber quanto de string "A" eu tenho em "B". Desde já agradeço.
  8. Ultimamente tenho testado algumas distribuições Linux e no momento estou com o Pop OS instalado. Porém, de todas as distribuições que já usei, o Zorin OS é o que mais me agradou visualmente, principalmente pelo "Zorin Taskbar". A questão é a seguinte: eu consigo usar a extensão mencionada no meu Pop OS? Eu achei esses arquivos no GitHub (link abaixo) que aparentemente me ajudaria a fazer isso, mas como estou iniciando nesse lance de Linux gostaria de uma ajuda. link: https://github.com/ZorinOS/zorin-taskbar Obs: eu tenho ciência de que tenho uma vasta possibilidade de personalização no Ubuntu com a extensão pra navegador de extensões, mas o "Zorin Taskbar" é o que mais me atenderia no momento, e ele não está presente na "loja" de extensões do Ubuntu. Desde já gradeço
  9. @Ferox Graxaim Hey! Valeu pela resposta, mas o erro era da própria Steam. Após reinstalar o programa o meu Switch Pro Controller passou a ser reconhecido normalmente. De qualquer forma, caso eu precise atualizar o kernel futuramente vou utilizar seu ultimo conselho ;) @FoxBlack Valeu pela dica!
  10. @Ferox Graxaim Acabei de fazer isso. Porém, como a vida é cheia de aventuras, dessa vez tive uns probleminhas pra jogar. Criei um tópico sobre: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1591089-não-consigo-usar-joystick-no-zorin-os/#comment-8373963 @Marcos FRM Sim, o ambiente gráfico é GNONE?
  11. Em um passado não muito distante instalei o Zorin OS em meu desktop e curti bastante, inclusive usei muito ele pra jogar na Stem com meu Switch Pro Controller. Porém, quando instalei essa mesma distro no meu notebook, com o mesmo pendrive de instalação, o joystick parou de ser reconhecido. Ele simplesmente não é identificado na Stem ou até mesmo no XCloud. Até encontrei um tópico no reddit dizendo que isso estaria acontecendo devido ao Kernel desatualizado, mas, novamente, eu usei o mesmo pendrive de instalação do desktop. Mas no caso de ser realmente Kernel desatualizado, como eu faria o uptade? OBS: uso meu Zorin OS em dual boot no notebook. Caso seja relevante, o meu processador é o Ryzen 3 3200U. Desde já agradeço ;)
  12. @acvale Hmm, interessante esse lance do drivers open source, eu sinceramente não sabia dessa. Apesar disso não fazer milagre, com certa deve ser um dos motivos pros games rodarem melhor no ZorinOS. Fora o fato do sistema não rodar um caminhão de coisas em segundo plano como no Windows. Skyrim não é um jogo otimizado, apesar de ser um game incrível até hoje ainda existe algumas inconsistências. Ver ele rodar tão bem via Proton me supreendeu positivamente. Sobre o esforço da Valve em investir no Linux e no Proton, acho que tem futuro. A popularização do Steam Deck e consequentemente das distribuições Linux deixarão a distância entre o Windows e Linux menor no quesito popularidade e, quem sabe, compatibilidade. @Ferox Graxaim Opa! Valeu pelas boas vindas, Ferox Então, a pedra no sapato de manter o Linix nesse computador é que meu irmão mais jovem gosta de jogos competitivos como League of Legends e Valorant. Apesar das tentativas eu não tive sucesso em fazer esses games rodarem bem no ZorinOS, e no fim acabei optando por instalar o Windows. O fato da máquina ficar na casa dele e eu raramente usar me dexou mais conformado com a situação, apesar de ter montado o "meninão" do zero. Eu, por outro lado, jogo muito jogos acasuais da geração passada e retrasada, além de alguns indies nas horas vagas. ZorinOS me atende bem e ainda me dá alguns frames. Atualmente estou com um notebook Windows equipado com um Ryzen 3 3200U. Estou pensando seriamente em instalar o ZorinOS e usá-lo como sistema principal. Porém, por ser um hardware menos popular tenho medo de não ter tanto suporte quanto o Ryzen 3 2200g tem, e no fim não conseguir usufruir tanto quanto gostaria. O que acha? Esse meu notebook é o que uso no dia a dia pra jogar e trabalhar. Valeu!
  13. Bom dia, boa tarde ou boa noite! Vamos as especificações: Blaca mãe ASUS B450 Processador Ryzen 3 2200g 8GB RAM 3000Mhz (dual channel) Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze Sistemas testados: ZorinOS Windows 11 Jogos: The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition Outward Obs: ambos os jogos foram rodados via Proton no ZorinOS, tudo através da Steam. O caso é o seguinte: os jogos citados rodaram em FullHD em qualidade média/baixa atingindo a margem de 50/60 FPS estáveis na distribuição Linux. Porém, como divido este PC com outras pessoas decidi instalar o Windows 11 pra evitar problemas com os outros usuários que não entendem muito de informática. Eu poderia fazer dual boot? Sim... mas decidi fazer uma instalação limpa do Windows mesmo. Após baixar os mesmos games via Steam no Windows percebi que a diferença de performance foi bem grande, a ponto de não conseguir chegar em 40 FPS nos jogos citados, nas mesmas resoluções e condições. Obs: cheguei a atualizar os drivers da AMD e conferir se as memórias realmente estavam em dual-channel. Está tudo certo. Em fim... alguém tem ideia do que pode estar acontecendo com o desempenho dos jogos? Sei que o OS da Microsoft é bem mais pesado, mas no ZorinOS tudo rodava com uma camada de compatibilidade, o cenário era pra ser o inverso! Desde já agradeço
  14. @Alex Weiss Vi uma 1650 na Pichau com preço interessante, acho que vou adquirir essa em breve. Valeu pela atenção, Alex. Abraço! @Elix Show! Vou ficar de olho no mercado de usados. valeu

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...