Você necessita de uma agenda para controlar seus contatos e ter um fácil acesso a tempo e hora das informações sobre seus amigos e contatos. Para tal, deve existir um registro com os seguintes dados:
- Cod. Numérico Único para cada nome (Número Sequencial a ser gerado, a partir do 1º cadastrado)
- Nome
- Apelido
- Sexo (M/F)
- Endereço
- (Rua/Av)
- número
- complemento (apto, bloco ou número da casa se for uma vila)
- Bairro
- Cidade
- UF
- Cep.
- Tel Residencial (xxx-xxxx-xxxx)
- Tel Comercial (xxx-xxxx-xxxx)
- Tel Celular (xxx-xxxx-xxxx)
- Data de Aniversário
- Dia
- Mês
- Ano
- Ano do 1º encontro (Quando conheceu a pessoa)
- Local onde conheceu (Ensino Básico, Ensino Médio, Faculdade, Locais de Trabalho – “EB”, “EM”, “FA”, “LT”)
- Tipo de Relação (Amigo, Parente, Comercial, Trabalho – “A”, “P”, “C” e “T”, quando for em algum local de trabalho um campo com chamado Local_trab deverá receber o nome da empresa. E se for Comercial um campo deverá ser preenchido, Local_com com o local, por exemplo, o nome de uma loja, bar, restaurante, etc...). Esse campo deverá ser um tipo Union.
- Observações Básica. (Breve relato sobre a pessoa).
Caso haja a necessidade de colocar outros campos que sejam de interesse e por sua vez facilitem o desenvolvimento do programa, não há limite para isso.
Seu programa deverá ter uma função chamada Menu_prin, um menu que chamará as rotinas pertinentes aos programas, porém haverá necessidade de outros menus com as seguintes opções:
1 – Inserir
2 – Consultar (Menu_Cons)
2.1 – Pesquisar Por Nome (voltar com os dados pertinentes ao pesquisado, todos)
2.2 – Pesquisar por mês de aniversário (retornar com o nome, telefone e data de aniversário de todos que fazem aniversário naquele mês da pesquisa)
2.3 – Pesquisar por tipo de Relação (retornar de acordo com a entrada “A”migos, “P”arentes, “C”omerciais e “Trabalhos”). Onde você deverá listar apenas o objeto de pesquisa. “A”migos, ou “P”arentes, ou “C”omerciais, ou “Trabalhos”
2.4 – Pesquisa por mês de aniversário e tipo de Relação. (Deverá listar todas as pessoas que fazem aniversário naquele mês com seus dia e ano de aniversário com seus números de celular).
3 – Alterar (alterar quaisquer um dos campos, a menos, é claro, o Nome e o Cod. Numérico Único.)
O operador do sistema não deve ter que digitar os dados que não serão alterados, quando optar por uma alteração.
4 – Exclusão (apagar todo o registro da pessoa, cujo o operador deseja eliminar da agenda). A deleção do registro do elemento constando na agenda, deverá ser feita por exclusão lógica. Porém ao sair do programa antes de sair efetivamente, o programa deverá fazer a exclusão física do arquivo.
5 – Listar
- Listar na tela todos os dados, de todos cadastrados, de forma que na tela mostre de 3 em 3 registros com todos os seus dados dos elementos listados.
- Listar todos os parentes com seus dados de 3 em 3 na tela até o final do arquivo.
- Listar todos os todos os aniversariantes daquele dia até o final do arquivo.
- Listar todos os todos os aniversariantes daquele mês até o final do arquivo.
6 – Para efeito de back-up dos dados, você deverá criar 4 arquivos binários apenas com os dados dos “A”migos , “P”arentes, “C”omerciais por onde tenha feito alguma compra ou relação comercial e “T”rabalhos por onde já tenha trabalhado. Esse back-up deverá ser feito todas às vezes que o programa for terminado, mas sem a ciência do usuário.
7 – Finalizar (para Terminar o programa)