O fio comum é ligado no fusível térmico numa extremidade e a outra extremidade é ligada a uma extremidade do capacitor,junto tem um fio que também é ligado ao capacitor,e esse fio vem da bobina.
eu fiz uma ligação direta após verificar que o fusível térmico tinha aberto,e ligou,mas só fica " tummmmm" infinitamente.
não há folga no eixo.
A função do fusível térmico é se romper ao alcançar altas temperaturas na bobina...e isso aconteceu devido ao travamento da hélice,e olha que foi uma surpresa isso ter acontecido porque eu regularmente faço a manutenção preventiva dos ventiladores,tenho dois.
Porém,eliminei o travamento,e pelo que vi,acho que foi devido as buchas,mas ao lubrificá-las,consegui destravar a hélice,e até hoje a hélice está girando manualmente.
O fusível abriu devido ao travamento da hélice,pois fez a bobina,estator...superaquecer.
Não há fios partidos na bobina,se houvessem fios partidos ela não funcionava.
A hélice não pega no "tranco",não há cheiro de queimado na bobina nem fios partidos,e o capacitor não testei porque não acredito que seja ele,pois o ventilador parou de funcionar devido ao travamento da hélice.
depois que lubrifiquei as buchas...recuperei o movimento da hélice e até hoje ela gira normalmente,só que no "manual".