Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gustavo Feijo

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @deejaywesley @deejaywesley Consegui resolver esse problema de arrastar para o lado trocando só as primeiras células referidas, acho que fechou o que eu precisava, acabou ficando um pouco confusa a minha explicação, não soube direito como explicitar a forma de formação das matrizes, mas acabou funcionando, obrigado @deejaywesley@kgine @arfneto @kgin O meu professor falou sobre isso, mas ele não explicou como é feito ou onde pesquisar sobre, apenas que era possível, se não for incômodo poderia explicar como é feito?
  2. @arfneto A linha 1 e a coluna A são apenas pra representar qual a coordenada que vai ser atribuída à cada ponto da matriz, o valor real da matriz são esses com cores e enumerados a mão, o valor de 450 foi só uma aproximação, são cerca de 400 e poucas linhas por ter que declarar individualmente cada casa da matriz junto dá coordenada e o valor, sendo na imagem uma matriz de 22x22 + uma 4x4 bem pequena abaixo seriam 500 coordenadas individuais. A coordenada de cada uma seria basicamente isso nessa imagem que segue, porém eu teria que colocar mat + essas cordenadas = valor de cada casa na primeira imagem @kgin Em essência sim @deejaywesley De forma simplificada, sim, nesse exemplo são 400 linhas de código, mas aplicaria a forma para outras matrizes, no jogo essa matriz seria apenas um pequeno mapa, de forma que seria quase impossível declarar individualmente cada uma, seriam horas e mais horas escrevendo cada matriz individualmente. No arrastar pra baixo ela funciona corretamente, mas ao arrastar pro lado apenas o resultado sai correto, a formação da matriz fica como [B1][B2] ao invés de [C1][A2]
  3. @deejaywesley É quase isso ae, só não sei como faço pra aplicar isso de forma que ele pegue o valor de todas as outras casas, por exemplo, pegar esse {=SUBSTITUIR("§mat["&B1&"]["&A2&"]="&B2&"§";"§";"""")"} e fazer com que B1 se mantenha, mas A2 vire A3, B2 vire B3 e preencha todos valores até B21, ae depois ainda teria que ir fazendo o mesmo pra C e seguindo até o W, na pratica parece ser algo bem complicadinho. Eu achei que seria um pouco mais simples por ser algo que eu até consigo gerar em C, mas apenas em linhas com muitos poucos detalhes, com as colunas apenas com 2 ou com uma maioria só de 0. Por ser um joguinho que eu gostaria de fazer relativamente maior do que o mínimo que o professor espera (Por ser algo que me divirto só em ficar programando) eu teria que automatizar bastante o processo de produção de mapas, ae estava tentando fazer no Excel. valeu ae, espero que o jogo fique bom o suficiente pra se divertir, tentar fazer algo no estilo Pokemon e RPGs de turno antigos.
  4. @arfneto No caso seria o valor presente na matriz , os valores ali em branco são só as coordenadas, na imagem a matriz na linha 0 e coluna 0 é a que está em B2 e o valor dela é 2, na declaração ficaria como mat[0][0]=2.
  5. Irei desenvolver um jogo simples para um projeto escolar, e para isso terei que utilizar de matrizes em C, porém para realizar a declaração individual de uma matriz como a mostrada na imagem eu teria que escrever praticamente a mão mais de 450 linhas do código, portanto meu professor recomendou o excel para realizar a declaração. Contudo, não apresento conhecimentos básicos de Excel e acabei não conseguindo fazer o que pensei. A declaração da matriz se dá por "mat[valor da linha][valor da coluna]= valor da casa na matriz;", por exemplo, "mat[0][0]=2" ou nessa imagem "mat[B1][A2]=B2", eu precisaria de alguma forma de colocar os valores dentro dos [ ] e jogar uma fórmula para toda os valores selecionados, gerando o código no formato que disse, porém não sei como realizar o mesmo.
  6. Comecei a aprender programação apenas recentemente em um curso de eletrônica, sendo a única linguagem abordada C para uso em micro controladores, porém achei ela suficiente ao ponto de ser capaz de programar algum joguinho simples por diversão, pensei inicialmente em utilizar matrizes para desenvolver um mapa e coisas do tipo, mas não conheço nenhuma engine em C. Há alguma engine relativamente simples que eu possa utilizar, por exemplo, pra atribuir sprites a determinadas matrizes, fazer animações simples e utilizar uma visão de câmera simples? Pensei em fazer algo bem estilo RPG maker, provavelmente seria mais simples fazer pelo próprio RPG Maker ou aprendendo outra linguagem e buscando uma engine para isso, mas quero fazer algo apenas por diversão atualmente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...