Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cosmononlogical

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Tô pendendo mais para esse VAIO FE14. Em relação ao ASUS notei que o Bluetooth dele também é mais atual. Um ponto ruinzinho é que a tela dele o painel é TN. E que tipo de informações eu preciso pedir com o suporte deles para saber exatamente que tipo de pente de memória será compatível com ele para quando eu quiser fazer upgrade no futuro? Só sei que o note tem DDR4 e - supostamente - 2 slots (estou entendendo que o pente que já vem nele não deve ser soldado).
  2. No site da VAIO o que eu encontrei foi isso aqui, o manual completo do FE14, mas não tem nenhuma menção ao modelo de placa-mãe dele, ou sobre memória RAM, o slot de RAM etc...: https://static.vaiobr.com.br/manuais/2023/manual-completo-fe14-fe15.pdf Fora isso...não sei mais onde procurar. Acho que só comprando e abrindo pra checar a memória instalada, e/ou vendo pelo Gerenciador de Dispositivos?
  3. Pior é que no momento, não. Meu sinal wifi vem de um repetidor que fica meio longe do roteador, então a velocidade fica mais limitada. Mas minha maior preocupação com a questão de velocidade de internet é sobre usar o notebook fora de casa, sobre ter a possibilidade de usá-lo cabeado fora de casa.
  4. Oi pessoal, estou com uma dúvida: Pretendo comprar um notebook novo, e notei que muitos modelos hoje já não vem com porta RJ45. Mas eu gostaria de ter em mãos a possibilidade de usar internet cabeada nele. Os modelos são: (modelo 1): ASUS X1502ZA-BQ621W - https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x1502za.html (a versão com i5/16GB RAM/SSD 256GB) (modelo 2): VAIO FE14 VJFE44F11X-B0111H - https://www.br.vaio.com/notebook-vaio-fe-14-intel-core-i5-12geracao-SSD-256gb-8gb-windows-11-home-full-HD-tela-14-cinza-grafite/p Minhas dúvidas são: (1) Um adaptador desses ethernet/USB (me refiro aos modelos que são USB 3.0) tem mais limitações (de velocidade) em relação a usar um cabo de rede? (2) Estou em dúvida entre dois modelos de notebook, cuja decisão tá dependendo de saber mais sobre esses adaptadores. Do pouco que pesquisei fiquei com a impressão de serem vídeos meio "publi-post", então estou com receio das conclusões ali apresentadas E o tempo tá passando, meio que preciso comprar logo esse notebook mas ando meio sem tempo pra pesquisar estes detalhes. Um dos notes (ASUS) tem 16GB de RAM, mas sem a porta RJ45. O outro (VAIO) tem porta RJ45, mas (supostamente) tem 2 slots de memória RAM, vindo com um pente de 8GB. Meu dilema é: eu gostaria de pegar um que tivesse 16GB de RAM já, pra ter menos trabalho e riscos (de incompatibilidade ou até disponibilidade de um pente correto pra parear com o que já tem no notebook) com essa parte de upgrade de memória. Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet". Além disso, o VAIO tem tela de 14" (que é minha preferência), coisa que tá mais difícil encontrar hoje em dia com essa configuração que eu quero. Requisito fundamental: se for Intel, tem que ser no mínimo 12ª geração o processador. Mas eu nem sei qual Ryzen 5 seria o equivalente do i5 12ª geração. O que acham? Entendo que, se esses adaptadores oferecerem a mesma velocidade que uma conexão RJ45, é mais vantajoso eu pegar logo o modelo da ASUS com mais RAM pra evitar a dor de cabeça do upgrade de RAM, mas se ter a RJ45 é uma vantagem em relação a esses adaptadores, o modelo da VAIO me parece mais vantajoso (custa menos, mas vou ter que ter o trabalho de upgrade de RAM).
  5. Um dos melhores modos de ver compatibilidade é olhar no manual da placa-mãe - você sempre encontra o PDF com a versão mais completa dos manuais nos sites das fabricantes de placa-mãe. Vai no site da fabricante da placa que você quer, procure pelo nome exato do modelo (com precisamente todas as letras, números e hífens que ela tiver) e nas seções de suporte (ou algo do tipo você encontra) o manual. Alguns sites, além de disponibilizarem estes PDFs tem seções que ajudam a buscar e filtrar informações de peças compatíveis. Se for de Intel, eu também iria pelo menos de 12ª geração.
  6. Se sua placa-mãe não tem suporte para PCIe Gen4 no slot NVMe então nem adianta comprar um SSD 4.0 que não vai ser compatível, vai ter que ficar no 3.0 (ou trocar a placa-mãe por uma que suporte Gen4).
  7. Dá uma olhada nestes vídeo aqui - o primeiro é o mais completo, é do canal Linus Tech Tips e é bem completo sobre os passos necessários. Se não souber inglês, é só ativar a opção de legendas em português: How to build a PC, the last guide you'll ever need! (Linus Tech tips) How To Build A PC - Step by Step (Full Build Guide) (TechSource) Algumas sugestões minhas: - Assim como o PlayerUzumaki sugeriu, eu começaria escolhendo o processador primeiro, já que ele é o principal item que vai te entregar o que você precisa. Depois de delimitar seu orçamento, a pergunta é: para qual tipo de uso vai ser seu PC? Jogos, home office (trabalho de escritório mais "simples"), edição de imagens/vídeos? Quer que seja forte em todos estes aspectos, ou em apenas um deles? Não precisa de nada muito potente nestes aspectos, ou quer que ele seja potente em dois ou mais deles (o que geralmente pede maior orçamento)? Etc etc. Depois é que você procura uma placa-mãe compatível com o processador que vai te atender no que você precisa; - Escolha a fonte depois de ter escolhido o processador e a placa de vídeo (no mínimo), que são os itens que mais vão influenciar na potência total consumida, caso contrário corre o risco de escolher uma fonte que não vai ter potência suficiente para atender a demanda;
  8. Lembrei também do Redragon Dragonborn, além dos teclados da linha RK61 da marca Royal Kludge.
  9. Lembrei também do Redragon Dragonborn também, além dos teclados da linha RK61 da marca Royal Kludge.
  10. Também tem os Redragon Fizz e o Draconic Pro K530 - ambos 60% ABNT2, sendo o K530 PRO hot-swappable e wired/wireless.
  11. Também tem o Redragon Fizz, e subindo o orçamento mais um pouco (e caçando por uma promoção sai na faixa de uns R$340) tem o Redragon Draconic K530 PRO (que tem alguns itens a mais que a versão anterior que é apenas K530).
  12. A quem interessar possa: acabei pegando Windows 11 mesmo, e o procedimento que encontrei neste link acima funcionou, consegui criar um perfil de usuário local seguindo ele.
  13. Olá, boa tarde. Depois de atualizar tudo pelo Windows update (é bom começar fazendo isso porque às vezes ele faz download de drivers mais antigos, principalmente para placas de vídeo), acho que o melhor é ir primeiro no site do fabricante da sua placa-mãe e ir na seção de Suporte e procurar pelo modelo da sua placa-mãe exatamente como ele aparece na caixa do produto, com cada letra e número que tiver no nome do modelo específico. Quando tiver certeza que encontrou o link para exatamente o modelo da sua placa-mãe, entre na página dele e lá terá uma seção (geralmente chamada "Downloads") com links para drivers para sua placa-mãe. CUIDADO: geralmente vai ter algum link ou lista suspensa pra você selecionar primeiro qual é o seu sistema operacional. Tendo certeza que está na página do modelo exato da sua placa-mãe e do seu sistema operacional, aí sim você pode baixar os drivers que você encontrar disponíveis ali e instalar no seu computador. Geralmente vai ter drivers de audio, chipset, LAN (placa de rede) etc tal. Baixe todos e instale 1 de cada vez. Eu prefiro começar pelo de chipset - dependendo da sua placa-mãe, pode haver drivers necessários p/ atualizar que requerem que o driver de chipset seja atualizado primeiro antes deles, então fazendo assim eu já evito dores de cabeça depois. Depois vá até o site da fabricante de sua placa de vídeo e baixe de lá o driver mais recente pra sua placa. Se estiver usando gráficos integrados de processador aí é só ir no site do fabricante do processador (mas nesse caso o driver provavelmente já vai estar disponível no site da fabricante da placa-mãe). Se logo após a atualização pelo Windows update o PC estiver com algo de estranho no vídeo, que possa ser indício que o driver de placa de vídeo baixado não está bom, comece atualizando o driver da placa de vídeo, depois parta pros drivers do site da fabricante da placa-mãe.
  14. Olá pessoal! Em algum momento neste ano pretendo adquirir uma placa de vídeo. Minha fonte é uma Corsair RM750 (a versão "não-X") com um Core i7 12700K (em stock), e gostaria de saber se ela seria suficiente para aguentar qualquer uma destas 3 placas de vídeo - são as que estou em dúvida e a escolha vai depender (1) se a fonte aguenta e (2) o preço que eu conseguir nelas: - RTX 3060 - RTX 3060 Ti - RTX 3070 Notei que muitas placas hoje são overclockeadas de fábrica, o que torna mais complicada a avaliação por esses sites como OuterVision Power Supply Calculator e etc (visto que pedem alguns parâmetros que não encontro nos sites que vendem placas de vídeo) - na verdade, no momento em que escrevo este post está mais fácil de encontrar versões OC do que stock destas placas. Os sites da AMD e NVidia dizem uma coisa, enquanto que os sites das marcas de placa de vídeo dão sugestões de fontes muito mais potentes, então quem é que está subestimando/superestimando aí? Alguma dica em particular sobre como usar estes PSU calculators com placas de vídeo OC de fábrica? Quais placas dá pra pegar em versões stock e OC com essa configuração? O que me dizem?
  15. Acabei de dar boot no PC com o HD novo pra fora do gabinete e comprovei 100% que os bipes são mesmo do HD - além disso pude perceber uns ruídos como rangidos e um sonzinho como se fosse de disco arranhando ou peças metálicas rangendo. Também coloquei o HD do meu PC atual e deu boot rápido e sem bipes. Já vou devolver essa porcaria. Ao testar o PC somente com o HD atual, ao ir em gerenciador de dispositivos vi que continua com os mesmos ícones, então entendo que são 2 problemas diferentes acontecendo - o do HD novo com problema, e os drivers de sabe-se lá o que. Atualização: Sobre os drivers eu consegui descobrir o que era: apesar de eu ter instalado o driver de chipset da página da minha placa-mãe no site da ASUS, eu não tinha instalado o Armory Crate, achei que era opcional - bom, teoricamente é, por isso preferi não tê-lo instalado antes. Porém, após instalá-lo, ele tem uma aba que detecta drivers instalados no sistema, e por algum motivo ele estava indicando que não tinha driver de chipset instalado. Como tinha ali mesmo no software um botão para atualizar o driver, fiz isso e agora não tem mais nada no Gerenciador de dispositivos aparecendo como pendente ou com problema. Então o resumo da história é: quem tem essas placas ASUS, principalmente TUF Gaming e outros modelos com mais desses fru-frus, é melhor instalar o software Armory Crate e fazer uma verificação de drivers com ele. E sobre o HD enviei a solicitação de devolução e vou ter que arranjar outro ;-( - que não seja comprado na Amazon, não confio mais nela para transporte de coisas eletrônicas/delicadas/etc. No próprio perfil pessoal lá encontrei uma pergunta sobre como a gente deseja que os entregadores devem proceder caso não encontrem ninguém, e é possível escolher entre "deixar no portão" ou "deixar na portaria". Pelo visto o "deixar no portão" deles incluir arremessar os pacotes dos clientes que nem bumerangue, visto que meu pacote estava a mais de 3 metros de distância do portão. Muito obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...