Recentemente adicionei uma RX 7600 8GB à minha configuração:
Ryzen 5 4600G
16 GB RAM 3200 MHz
Fonte 700 W
SSD NVMe 1 TB
Placa-mãe A520M DBRD Mancer
Desde então, notei problemas graves apenas em dois jogos: Valorant e Minecraft.
No Valorant, usando apenas a iGPU, o jogo rodava normalmente acima dos 100 FPS. Após instalar a RX 7600, ele continua na faixa dos 100 FPS, porém com quedas bruscas para cerca de 20 FPS.
No Minecraft acontece algo parecido, com quedas severas de FPS com ou sem mods, testando diferentes valores de RAM alocada, sem sucesso
Já fiz os seguintes procedimentos:
Instalação limpa do Windows 11
Todos os drivers atualizados GPU e chipset
GPU integrada completamente desabilitada na BIOS
A única coisa que não consegui foi habilitar o resizable BAR nessa placa-mãe. Procurei informações na internet para saber se ela tem suporte, mas não encontrei nada. Mesmo assim, na própria BIOS existem opções cuja descrição diz que é necessário habilitar o above 4G decoding para alterar, porém essa opção simplesmente não existe na BIOS
No site da Mancer, há apenas uma única versão de BIOS disponível para download, que é exatamente a mesma que já está instalada.
Já não sei mais o que fazer, alguém poderia me dar uma luz sobre? Não faço ideia da fonte do problema.