Olá, Rodrigo! Vi um comentário seu no Youtube sobre Eletricidade Estática e resolvi vir aqui atrás do seu post. rss
Li seu PDF e achei muito esclarecedor, realmente aprendi muito, principalmente sobre aquela parte de drenar a estática lentamente a fim de não provocar nenhum curto circuito (mesmo que minúsculo).
A minha grande dúvida que queria discutir com você era sobre o uso da Folha de Cobre como material de absorção da estática. Visto que a resistência do cobre é baixíssima não seria válido/interessante usá-la como uma maneira "portátil" para quem não tem acesso a um fio terra convencional ? (com a haste de cobre cravada na terra). Eu não sei dizer se a folha de cobre funcionaria como uma "bateria" para armazenar a energia estática, mas me parece interessante o uso, em vez de não usar nada. A minha ideia era usar as placas de cobre e quando eu quisesse descarregar a estática eu iria me deslocar até uma área de terra com o fio cravado na terra e "despejaria" a energia estática no solo. Desculpe a viagem aqui kkk, mas realmente estou considerando montar isso.
Como eu disse, isso seria por uma questão de infraestrutura mesmo. Pois ter acesso ao fio terra convencional, no momento, é inviável para o meu local de trabalho.
Obrigado pela atenção e parabéns por suas pesquisas. (ao contrário do que alguns pensam, não é bobagem e etc. já queimei tela de celular por achar que não "dava nada" kkk
TMJ