Olá amigos, estou enfrentando um problema um tanto curioso com meu processador, estou com ele a cerca de 1 ano e meio e utilizava ele com um water cooler selado Maelstrom 240t da Deepcool, adquiri o water cooler usado pelo mercado livre em meados de 2019 e fiquei com ele até outubro desse ano, quando decidi modificar ele devido a bomba dele estar começando a fazer barulho e eu acreditei que ele pudesse pifar alguma hora.
Como não queria me desfazer de todo o water cooler, decidi modificar ele instalando esse kit bomba SC 600 + reservatório da Freezemod para aproveitar o bloco e o radiador:
Com a modificação eu esperava que as temperaturas fossem melhorar um pouco devido ao alto fluxo comparado a bomba do selado, cerca de 150l/h para 600l/h, porém mesmo em configurações de 50%,70% ou 100% da velocidade da bomba, não obtive praticamente melhora nenhuma.
Então decidi ir para o full custom para ver se conseguiria alguma melhora efetiva, já visando realizar algum OC no processador futuramente, adquiri um bloco, radiador de 120mm e medidor de fluxo para acabar de vez com a duvida que tinha em relação ao bloco do selado, pois acreditava que o projeto interno dele restringia de alguma forma a passagem da água, visto também que fiz testes com ele com o rotor da bomba selada e retirando a rotor porém não obtive diferença alguma.
Por fim o projeto ficou desta forma:
Radiador de 240mm em cima, 120mm atrás, 3 fans de 140mm com 50CFM na frente puxando o ar pra dentro e nos radiadores troquei as fans para fans de 74CFM.
Porém mesmo com toda essa modificação, não obtive nada do resultado que esperava:
Esse resultados são após eu realizar recentemente a troca da pasta térmica, estava usando uma bem básica, silver da implastec, e comprei um Grizzly Kryonaut, houve uma melhora na temperaturas máximas em cerca de 5º, porém em idle curiosamente aumentou cerca de 4ºC
A grande questão para mim é, não deveria estar um pouco melhor essas temperaturas?, tenho amigos com Air cooler barato e water cooler selado com temperaturas melhores ou iguais as minhas.
Já verifiquei mais de uma vez toda a questão do fluxo, já desmontei e montei todo o water cooler custom revisando tudo e não sei mais o que tentar.
Vi um artigo do overclocker Der8bauer falando em relação aos posicionamentos do bloco em cima dos DIE dos processador AMD:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiZg5KNiLv8AhVUGbkGHZsxDnEQwqsBegQICBAF&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DJlJDv68fEcM&usg=AOvVaw0AJVn9OhCTk97BngKRn1ir
E como o meu bloco tem uma pequena folga nos encaixes posicionei ele mais para a direita conforme mostra o estudo dele, acredito que houve uma melhora mínima mas nada relevante.
Devo tentar realizar delid no processador?, apesar de acreditar que não irá valer a pena
Ou será que eu não tive sorte na loteria dos chip dessa vez....