Fala @Motrone, tudo bem?
Recentemente tive o mesmo problema, entrei em contato com a Avell achando que era o fato de eu ter atualizado meu sistema operacional pra Windows 11, já que coincidentemente ao atualizar passei a usar a porta USB-c pra um dispositivo que adquiri logo após a instalação do novo sistema operacional.
Fiquei bem frustrado pois o atendimento técnico falou que esse computador tinha sido desenvolvido com base no Windows 10 e por esse motivo não há drivers homologados para Windows 11, ao meu ver por se tratar de uma versão que foi vendida e nunca mais se falou (acho que por conta da parceria com a Intel) entendi que provavelmente não haverá esses drives atualizados.
Ao levar meu notebook pra casa pra fazer a formatação e instalar o Windows 10 novamente, notei que as ventoinhas funcionavam normalmente (ainda com Windows 11).
Então comecei a procurar em fóruns e encontrei esse seu post, fiz o teste com o USB-C e constatei que realmente ele é o problema. Se ligar apenas o cabo nele sem dispositivo nenhum, só o cabo, já deixa de funcionar as ventoinhas de maneira automática. Obrigado por ter postado aqui, me auxiliou muito sua postagem!
Mesmo estando fora da garantia a Avell enviou um técnico até meu local, ele fez uma limpeza preventiva, desligou todos os componente, tirou, limpou e instalou novamente, fez atualização da BIOS e EC, formatou a máquina instalou Windows 10 e o problema persistiu, infelizmente.
A outra solução da Avell agora é que eu encaminhe o notebook para o laboratório deles, mas não farei por conta de não ter um backup em que eu possa trabalhar e por estar fora da garantia.(meu medo é o notebook ficar lá e voltar do mesmo jeito também…)
Meu Storm One é praticamente mesma configuração que o seu só que com 32 gb...(inclusive o control center que funciona pra ele é o do modelo A 70 hybrid da Avell, só baixar no site da avell esse que ele funciona)
Depois do seu post encontrei outros amigos com problemas semelhantes(Vou deixar os prints pra quem está consultando posteriormente) Mais uma vez obrigado por ter postado e auxiliado a encontrar o problema, uma pena que não encontramos a resolução kkkkk