Boa tarde meu querido! Cara vou te passar umas dicas legais. se puder se inmscreve la no nosso canal para nos ajudar!
Primeiro: Se você já tem esse processador, eu tentaria vender e fazer um pequeno upgrade para um Ryzen 5 5600 (sem o X) pois ele é um processador que suporta plataforma pciexpress 4.0 e sim isso vai te dar uma diferença em alguns jogos principalmente jogos de modo história que o cenário precisa ser carregado e rodam melhor em um armazenamento NVMe.
Caso você compre uma placa de vídeo boa e atual, ela vai trabalhar em 3.0 com este processador (5500) e se sua placa-mãe não tiver compatibilidade com o recurso Resizable BAR sua placa de vídeo não vai ter um bom funcionamento (não vai entregar tudo que ela poderia entregar).
Caso você ainda não tenha processador, eu recomendo fortemente que você invista no R5 5600, ele é uma exclenete pedida para um pc intermediário. Vai muito bem em programas de edição de vídeo e fotos, e esta mostrando um ótimo desempenho em jogos. Nossa bancada conta com um 5600 e uma plava de vídeo RX 6750XT e cara... roda tudo! Em FHD 1920 x 1080 roda a maioria dos jogos no ultra com tranquilidade e rodam alguns jogos em 2k e até mesmo 4k se o jogo for bem otimizado.
Não somos fã boys de Nvidia nem AMD, somos fã de custo/benefício, e acredito que em placas de vídeo até 2600 reais atualmente para o dia a dia jogar com belos gráficos e sem se preocupar por um bom tempo você pode ir de: 4060 Ti, 3060 Ti 12gb, 3060 12gb ou do lado AMD da força, RX 7700 XT (se tiver sorte e pegar um promoção) RX 7600 XT 16gb, RX 6750XT 12gb (se tiver sorte e achar), RX 6650 XT
Para placa-mãe eu estpu indicando muito o chipset B550M podendo ser da Aorus, ASUS ou MSI, são ótimas placas com bao cosntrução e boas fasespara aliemntar seu processador. A B550m Aorus elite aguenta até um R9 5950XT peeense
Sobre a fonte, uma MSI MAG 650W ja da conta do recado hehehe e ahhh não se empolgue, pegue memórias ram de 3200Mhz mesmo que já são ótimas, indico kingston ou asgard freyr ótimas memórias!
Sobre cooler recomendo o AIGO DARKFLASH ELLSWORTH S11 PRO, ARGB ou algum watercooler se você gostar. A Ryse mode e a Aigo te msido boas pedidas!