Boa tarde pessoal.
Sei que o assunto é antigo mas acho que vale a pena comentar para contribuir com a solução.
Adquiri recentemente o ventilador de teto da Ventisol modelo Fenix do tipo controle de 3 velocidades, com uma etiqueta no motor informando "classe climática T" modelo L8 do tipo 127 VAC e potência 130W, e com a chave de controle CV3.
A respeito do comportamento citado no modo exaustão, enviei email a Ventisol, vamos ver se terei respostas...
Antes de analisar a tal chave de controle CV3 eu medi a resistência elétrica dos dois enrolamentos do motor, e são significamente diferentes, portanto desenvolvem potências diferentes e já pode justificar a menor velocidade desenvolvida no modo exaustão, isso se não houver algum arranjo diferente na chave CV3 que limite eletricamente a potência máxima entregue no modo exaustão. Pelo que analisei depois, o acréscimo de dois resistores não justifica. E por um teste que um dos colegas acima fez também já comprova que não afeta.
Então o que se observa na comutação para velocidade "máxima" o motor já desenvolve velocidade menor no modo exaustão, quase o equivalente a velocidade "média" no modo ventilação.
Qual a razão disto?
É uma característica proposital do modelo?
Sob qual argumento?
Por que não é informado na embalagem e por que não é respondido isto ao público quando solicitado?
Não sei...
Mas a resistência elétrica obtida em temperatura ambiente de 27 °C foi de 87 ohms num enrolamento e 105 ohms no outro enrolamento.
Já quanto a chave de controle CV3, notado que foi acrescentado dois resistores 47k, visto atentamente aproveitando a foto que um colega postou, cada um deles já é soldado em paralelo com cada capacitor interno, portanto essa ligação permanece independente do modo ventilação ou exaustão, sendo que no controle para velocidade "mínima" um par resistor-capacitor é comutado ao circuito (47k - 1.5uF); na velocidade "média" o par 47k - 2.5uF é comutado e finalmente na velocidade "máxima" fica os dois pares em paralelo, ou seja todo mundo em paralelo.
Teremos uma capacitancia equivalente a 4uF e uma resistência equivalente próxima de 23,5k.
Considerando as tolerâncias dos componentes então podemos dizer que a impedância produzida por este circuito é a mesma da reatancia capacitiva produzida se isoladamente, portanto a função desses resistores é na filtragem do ruído na linha.
Então o acréscimo desses dois resistores é a única diferença em relação a antiga chave tradicional com capacitor de 3 fios, e eletricamente não justificaria a diminuição na velocidade máxima do motor em modo exaustão, tanto por não influir significativamente na função do capacitor que ficará em série com o enrolamento oposto para produzir o campo girante necessário a partida e funcionamento do motor monofasico, como na comutação deste arranjo, que é feita da mesma forma para ambos os modos de funcionamento do motor.