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Robson R

Membro Júnior
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Reputação

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  1. Eu entendo a sua linha de raciocínio como hipótese que no modo exaustão se o aparelho girasse a mesma velocidade que no modo ventilação poderia ficar mais pesado do que 25 kg e um risco à instalação que não previu isso, eu concordo com você que isso não precisaria ser detalhado no manual pois no caso implicaria numa alteração das características do produto se fosse possível. Mas o cerne da questão aqui é quanto a velocidade do aparelho. Indo pela possibilidade de seu raciocínio então a fábrica simplesmente redigiu errado a informação sobre a rotação ser a mesma em ambos os modos. A diferença é muito grande para se achar isto normal. Se vierem me dizer que isto é assim mesmo, isso se chama enganar o consumidor, por mais que seja uma condição de segurança, pois todos aqui sabem que isto não é normal e de repente uma modificação dessas sem a devida informação então isto é desonesto. Se tem que ser assim (e eu acho que não, o produto é fraco no modo exaustão) basta que isto já seja informado na embalagem pois o consumidor sempre esperou que o produto funcionasse praticamente a mesma velocidade no modo exaustão. Simples. Mas quanto aos ventiladores da Ventisol não me lembro dessa situação ser comum aos modelos anteriores ou de nenhum outro fabricante que eu instalei. Aliás não encontrava diferença na medição de resistência entre os enrolamentos maior do que 10 ohms (nos modelos 127vac), e a rotação no modo exaustão era praticamente a mesma no modo ventilação. Nesse modelo eu encontro 20 ohms de diferença, e há grande diferença na rotação. Não pode ser normal aceitarmos que o ventilador apresente uma condição divergente do manual com relação a velocidade/rotação em ambos os modos. Tá na cara que tem algo errado, pois qual é o problema do aparelho funcionar a mesma rotação, ou próxima, se a instalação suportar?? Qual seria o peso máximo na situação de exaustão, 28, 30, 35kg ? Ora então que se especifique isso no manual, não seria mais simples? Senão, voltaremos ao fato da informação da rotação no manual.
  2. Mencionar claro que não, nenhum fabricante tem essa obrigação, senão daqui a pouco junto com manual virá a patente e um livro de física Me refiro a questão de mencionar a rotação/velocidade reduzida num modo específico.
  3. Mas essa informação do peso 25 kg consta em manual do consumidor como o peso do aparelho em funcionamento não distinguindo o modo. Entendo sua explicação que questões dinâmicas possam afetar o peso aparente do ventilador de teto pelo deslocamento de ar, mas como o próprio o manual do produto não informaria a velocidade diferente no modo exaustor? Ao contrário, informa claramente que a rotação RPM é a mesma em ambos os modos, então eu penso que houve uma falha de fábrica na confecção do enrolamento do sentido exaustor, pela medição de resistência que eu tomei constatando diferenca significativa. E deve ser por isso que não houve e não haverá respostas da Ventisol. Com certeza deve ter havido reclamações não respondidas e consumidores efetuando a devolução junto às lojas, e hoje este produto está entre os mais baratos por mais que tenha um acabamento razoável e boas peças para a instalação, foi a principal razão da qual não me importei e também no cômodo onde instalei não faço questão, mas está a venda e com certeza pelas mesmas lojas que só querem desovar esse estoque não se importando com pessoas que também prezam pelo bom funcionamento em modo exaustão, e este produto não cumpre isso.
  4. Boa tarde pessoal. Sei que o assunto é antigo mas acho que vale a pena comentar para contribuir com a solução. Adquiri recentemente o ventilador de teto da Ventisol modelo Fenix do tipo controle de 3 velocidades, com uma etiqueta no motor informando "classe climática T" modelo L8 do tipo 127 VAC e potência 130W, e com a chave de controle CV3. A respeito do comportamento citado no modo exaustão, enviei email a Ventisol, vamos ver se terei respostas... Antes de analisar a tal chave de controle CV3 eu medi a resistência elétrica dos dois enrolamentos do motor, e são significamente diferentes, portanto desenvolvem potências diferentes e já pode justificar a menor velocidade desenvolvida no modo exaustão, isso se não houver algum arranjo diferente na chave CV3 que limite eletricamente a potência máxima entregue no modo exaustão. Pelo que analisei depois, o acréscimo de dois resistores não justifica. E por um teste que um dos colegas acima fez também já comprova que não afeta. Então o que se observa na comutação para velocidade "máxima" o motor já desenvolve velocidade menor no modo exaustão, quase o equivalente a velocidade "média" no modo ventilação. Qual a razão disto? É uma característica proposital do modelo? Sob qual argumento? Por que não é informado na embalagem e por que não é respondido isto ao público quando solicitado? Não sei... Mas a resistência elétrica obtida em temperatura ambiente de 27 °C foi de 87 ohms num enrolamento e 105 ohms no outro enrolamento. Já quanto a chave de controle CV3, notado que foi acrescentado dois resistores 47k, visto atentamente aproveitando a foto que um colega postou, cada um deles já é soldado em paralelo com cada capacitor interno, portanto essa ligação permanece independente do modo ventilação ou exaustão, sendo que no controle para velocidade "mínima" um par resistor-capacitor é comutado ao circuito (47k - 1.5uF); na velocidade "média" o par 47k - 2.5uF é comutado e finalmente na velocidade "máxima" fica os dois pares em paralelo, ou seja todo mundo em paralelo. Teremos uma capacitancia equivalente a 4uF e uma resistência equivalente próxima de 23,5k. Considerando as tolerâncias dos componentes então podemos dizer que a impedância produzida por este circuito é a mesma da reatancia capacitiva produzida se isoladamente, portanto a função desses resistores é na filtragem do ruído na linha. Então o acréscimo desses dois resistores é a única diferença em relação a antiga chave tradicional com capacitor de 3 fios, e eletricamente não justificaria a diminuição na velocidade máxima do motor em modo exaustão, tanto por não influir significativamente na função do capacitor que ficará em série com o enrolamento oposto para produzir o campo girante necessário a partida e funcionamento do motor monofasico, como na comutação deste arranjo, que é feita da mesma forma para ambos os modos de funcionamento do motor.

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