Trabalho como técnico de informática, recentemente me deparei com um problema que nunca tinha visto em um PC da empresa para a qual presto serviço. Inicialmente me disseram que o teclado não funcionava quando iam usar o PC, então liguei para realizar teste e verificar o que acontecia e vi que o teclado estava apresentando problemas como: digitar sozinho e não responder aos comandos que o usuário teclava. Parecia um malware simples e achei que formatando conseguiria resolver. mas quando entrei na BIOS do computador notei que o teclado apresentava os mesmos problemas.
Comecei a tentar soluções para o problema: testei o teclado dele em outro PC e funcionou, também tentei testar outro teclado nele para ver o que acontecia e o problema se manteve. Tentei substituir o SSD por outra unidade de disco para ver se o problema estava só no SSD(antes de notar o problema na BIOS), mas o problema continuou; como achei que o problema estaria só na Placa-Mãe, tentei utilizar o SSD do computador com defeito em outra máquina para ver o que acontecia e para meu azar a máquina saudável começou a apresentar o mesmo defeito. Com isso pensei em descartar o SSD infectado e focar em tentar resolver o problema na Placa-Mãe, deixando a máquina sem unidade de disco. Tirei a bateria da BIOS, para ver se resetando ela resolveria o problema, mas não deu em nada; tentei atualizar o driver da BIOS pensando que "formatando" a Placa-Mãe( a Placa-Mãe em questão é a: ipmh81g1 da PC Ware) conseguiria talvez solucionar o problema, mas mesmo assim o mesmo problema se manteve.
Já vasculhei por todas as comunidade de hardware BR e da gringa que conheço atrás de alguém que já teve esse problema, mas não encontrei nenhum tópico anterior relacionado e minhas ideia de como remover o malware e se possível recuperar todas as peças infectadas. Se alguém puder me dar um salve ficaria muito grato.