algoritmo "jokenpo"
// Função :
// Autor :
// Data : 19/01/2025
// Seção de Declarações
var
escj, escm :inteiro
respj, respm :caractere
inicio
escreval("-------------------------")
escreval(" JOKENPO")
escreval("-------------------------")
escreval
escreval("Para jogar escolha uma das opções a seguir")
escreval("[1] Pedra")
escreval("[2] Papel")
escreval("[3] Tesoura")
leia (escj)
//Para gerar um número aleatório
aleatorio 1,3
leia (escm)
aleatorio off
// escolha do jogador
escolha escj
caso 1
respj <- "Pedra"
caso 2
respj <- "Papel"
caso 3
respj <- "Tesoura"
fimescolha
//escolha da maquina
escolha escm
caso 1
respm <- "Pedra"
caso 2
respm <- "Papel"
caso 3
respm <- "Tesoura"
fimescolha
//perda
se ((escj = 1) e (escm = 2)) ou ((escj = 2) e (escm = 3)) ou ((escj = 3) e (escm = 1)) então
escreval("voce Perdeu =.[")
escreval("Você escolheu ",respj," e a maquina colocou ",respm)
senao
//vitoria
se ((escj = 2) e (escm = 1)) ou ((escj = 3) e (escm = 2)) ou ((escj = 1) e (escm = 3)) então
escreval("voce Ganhou =.]")
escreval("Você escolheu ",respj," e a maquina colocou ",respm)
senao
//empate
escreval("Vocês empataram")
escreval("Você escolheu ",respj," e a maquina colocou ",respm)
fimse
fimse
fimalgoritmo