Pessoal, me ajudem por favor!
Comprei todas as peças para montar um PC gamer. Tudo absolutamente novo e comprado de lojas confiáveis (amazon e terabyte) Configurações abaixo ... Mas logo depois de montar, começou uma série de problemas.
O que vocês acham que pode ser?
Processador: Intel Core i5-14600K
Placa de vídeo: ZOTAC Gaming GeForce RTX 4060 Ti 8GB
placa-mãe: ASUS TUF Gaming B760M-PLUS II, Chipset B760, DDR 5
memória RAM: Corsair Vengenance 32GB (2x16) DDR5 6000MHz CL36
SSD: Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe
Fonte: MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze
Water Cooler: SuperFrame Dark Winter 360, 360mm
Gabinete Gamer: Redragon, Aeroglass ca-602w
1) Após a montagem do computador (em 26/12/2024) e atualização da BIOS para a versão atual (versão 1805), ambas feitas por um profissional qualificado, nas configurações da BIOS, a rotação do water cooler fica oscilando entre normal e N/A, mesmo com o water cooler funcionando e não parando em momento nenhum. Após a instalação do windows 11 e teste de stress da CPU por mais de 20 minutos, ficou claro que o water cooler estava funcionando normalmente, e tanto no Armoury Crate quanto na BIOS, a rotação do water cooler continuava oscilando entre normal e N/A.
2) Logo após a instalação do windows, mesmo com o cabo de rede plugado no computador, não foi detectado nenhum IP. Foi necessário input manual de IP para conectar à rede.
3) Após pouco mais de um mês de uso do computador, no dia 28/01/2025 deu tela azul, e o sistema reiniciou apresentando a tela de que o windows não foi carregado corretamente, e entrando no modo de reparo automático do windows. Então, no dia 29/01/2025 foi feita a tentativa de retorno para um ponto de recuperação, sem sucesso. Foi necessário formatar.
4) No momento da formatação, com um pendrive contendo o windows 11 bootável, a placa demorou um tempo absurdo para ler o pendrive com windows 11, então foi decidido fazer um teste com o windows 10. (O pendrive com o windows 11 já foi utilizado diversas vezes em outras montagens, e sempre é carregado normalmente)
5) Com o windows 10, a leitura foi um pouco mais rápido, mas ainda muito mais demorada que o normal.
Foi feita a formatação com windows 10, e em seguida realizados testes rigorosos na CPU, GPU, Fonte, RAM e SSD. Todos normais.
6) Após 2 dias de uso, no dia 31/01/2025, novamente tela azul e windows entrando em modo de recuperação.
7) o problema de leitura do water cooler da CPU continua existindo (oscilação na leitura das rpm, mesmo ele funcionando normalmente e estressado com a CPU)