Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MESTRE-ANDREI

Membro Pleno
  • Posts

    358
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

30

1 Seguidor

  1. Segue mais um manual (fornecido pelo amigo Ademilton): (Link externo pois ultrapassa limite de tamanho de arquivo do fórum) https://*****/file/PTp23J7Q#Bzy9LKUbwq0lQoSqrwxFOJ0yUgbvO5Lko_tECNU7AwQ
  2. Perfeito, O objetivo inicial era colocar um modulo de cartões SD e outros periféricos. Aliás o objetivo original era um breve teste mesmo. O principal era o módulo SD, pois o editor hexadecimal que eu tinha (arcaico e em modo texto) não permitia muita coisa, portanto pensei em como seriam retirados os dados da interface do Arduino para que fossem aproveitados. Recentemente troquei de editor hexadecimal e este novo permite muito mais coisa, inclusive copiar os dados da interface do Arduíno e colar nele. Possuo outros projetos mais robustos sem o uso de CIs externos (com Arduino Mega). Perfeitamente. Estou ficando velho e preguiçoso. Hoje em dia infelizmente não tenho otimizado muito os códigos. Principalmente para este volume de dados. Em geral vou fazendo gambiarras (e bota gambiarra nisso kkkk), e quando está funcionando deixo assim. Ainda sobre estar ficando velho: Tem muitas coisa que deixo de propósito (pra não me perder mesmo) Por exemplo: Em vez de: IF variável então. faço: IF variavel = true então. Sei que é desnecessário, mas me ajuda a não me perder na lógica. Assim como as variáveis que não precisam ser inicializadas, já tive tantos problemas com lixo de memória com os diversos compiladores que testei, Que hoje em dia (mesmo onde não tem necessidade), inicio elas do mesmo jeito. Este código publicado também já estava obsoleto na época já existia um novo (maior ainda kkkk). Elas tem mais de uma função, por exemplo: Lidar com a parte dos canais, Controlar os displays (mais sobre isso adiante) etc. No caso, estão sendo feitas modificações nos arquivos dos canais e adicionando novos (em componentes um pouco mais novos). Para o caso onde são usados para displays, pode copiar na integra mesmo para substituir uma PROM queimada mesmo, ou (como fiz, transformar duas PROMs de 4bits em uma de 8bits) para gerenciar os displays. Perfeito. Se não me engano no lugar destes 5mseg o código estava como 10mseg. O tempo do RESET não lembro. Perfeito, estará no meu próximo carrinho de compras. Também tenho um destes Muito obrigado aos mais experientes pelos ensinamentos. Como resultado final de meus experimentos (não me segue não que estou perdido kkkkk) Acabei de postar isso no tópico do telepatch, mas como o assunto foi mostrado aqui também, segue o resultado dos meus experimentos com as PROMs. Lá tem mais informações. *Antes de mais nada, cabe salientar que os testes que fiz foram em rádios de sucata. E também não sou engenheiro, muito menos formado em eletrônica. Os materiais que apresento são somente com fins didáticos. *O hardware montado sobre o Arduino NÃO está de acordo com o que os engenheiros ensinam. PODE PREJUDICAR SEU PC E SEU ARDUINO. Somente utilize se você não tem problemas com a provável queima dos mesmos. Segue o vídeo:
  3. Desvendando o display do Telepatch + Programa para trabalhar com arquivos de 4bits *Antes de mais nada, cabe salientar que os testes que fiz foram em rádios de sucata. E também não sou engenheiro, muito menos formado em eletrônica. Os materiais que apresento são somente com fins didáticos. Desenvolvi um programa para trabalhar com os arquivos das memórias PROMs de 4bits o objetivo principal é do programa unir, de várias formas diferentes, as ROMs destas memórias para criar um arquivo de 8bits. Ele também pode trabalhar com arquivos de 8bits (gerados por leitores convencionais que usam adaptadores) Foi testado em Windows 7 e 10. Também um programa (simples e ainda precisando de ajustes), mas já serve como um começo. Que roda na plataforma do Arduíno. Também o esquema do leitor baseado em Arduíno para ler as referidas memórias (atualmente adaptado para a memória DM74s387) *O hardware montado sobre o Arduino NÃO está de acordo com o que os engenheiros ensinam. PODE PREJUDICAR SEU PC E SEU ARDUINO. Somente utilize se você não tem problemas com a provável queima dos mesmos. Segue o vídeo dos trabalhos de engenharia reversa de como as memórias comandam o display (vídeo longo e chato). Link dos arquivos: https://*****/file/uLYHQLLL#KTAEwwXEasuV0Ab0aDPg_p8astRfO-Jz4G5hPEHP5qw Link do vídeo:
  4. Valeu, obrigado pelo retorno. Quanto ao programa DICOM (para converter as frequências), Acho que já está na hora de portar para Windows também (não que eu tenha problemas com isso, pois tenho PCs reais rodando DOS aqui, fora a possibilidade da máquina virtual, como você bem citou). Mas cairia bem uma versão de janelas que rodasse nativo nos S.O mais modernos. Estive olhando os arquivos que acompanham o determinado software, e me pareceu algo desenvolvido em Clipper. Tenho muitos livros de Clipper aqui, bem mais pra frente, quando tiver tempo, dá até vontade de desenferrujar o Clipper que há em mim (kkkkk), e tentar a empreitada. Claro, dando os devidos créditos ao programador original, (embora não tenha vistos os créditos em lugar algum)* *Não cheguei a rodar o programa DICOM definitivamente, apenas dei uma olhada superficial nos arquivos.
  5. Duplicou por conta de erro do site enquanto respondia.
  6. Analisando os dados, nota-se que os "zeros" adicionados, referem-se aos 4 bits extras (da PROM de 4bits em relação a nova memória de 8bits) Existe uma dica de eletrônica que pode ser utilizada: A memória nova (de 8bits), possui 4 pinos de saídas a mais que as de 4bits (Q4, Q5, Q6 e Q7, no caso da memória sugerida: 27C64). E estes pinos podem ser usados como uma "segunda vida do componente", para o caso de algum acidente (por exemplo quebrar um dos pinos: Q0, Q1, Q2 ou Q3). Para fazer uso desta "segunda vida", você precisará de 2 coisas: 1: Levantar Q0, Q1, Q2 e Q3 do circuito, e aplicar Q4, Q5, Q6 e Q7 em seu lugar. 2: O arquivo gravado na memória, neste caso, deverá ser preenchido com a duplicação dos dados por exemplo: (AA, BB, CC em vez de 0A, 0B, 0C) Para facilitar a vida, acabo de escrever um pequeno programa (carece de testes, mas pareceu funcionar bem). Onde você simplesmente insere os dados e ele gera o binário pronto para gravar na nova memória. Permite gravar das seguintes formas: * Dados com ou sem zeros * Dados em 8 bits para novas memórias * Dados em 4 bits para o caso de realmente querer uma PROM de 4 bits. * Testado em Windows 7 e 10 Agradeço os feedback sobre o funcionamento do programa. Canais2bin.zip
  7. Dependendo so sistema, você pode colocar "quase" qualquer uma que seja da mesma arquitetura (16bits no caso desta sua). e que trabalhe na mesma tensão. De preferência que seja igual ou mais rápida que a antiga. Mesmo que seja maior (em capacidade), os endereços restantes (além da capacidade pretendida), você pode levantar do circuito e aterrar. Verifique bem o código da nova (e da anterior). Por exemplo, uma M27C322 difere da M27V322 (uma trabalha com 5v e a outra com 3.3v). Como disse o amigo acima, é necessário fazer um BKP do conteúdo da memória, pois as vezes é complicado achar na internet dependendo do aparelho. Também cubra a janela dela com fita opaca, para evitar comprometer ainda mais o conteúdo. *já peguei aparelhos antigos (lacrados de fábrica) que ao abrir não tinha nada cobrindo a janela).
  8. Valeu pelas dicas. Só conheço este modelo de conversor RGB... https://etim.net.au/2600rgb/ E infelizmente está salgado para meus testes... O fonte não deve estar disponível, e pela pequena foto do site parece ter um ou mais circuitos programáveis. Acho que mesmo de posse de um, será difícil fazer engenharia reversa. Teria que entender muito do assunto, o que me coloca fora da jogada.
  9. Bem pensado, valeu pela dica. por enquanto só tem o AV mod. Existe um gringo que criou uma modificação para RGB no atari, soldaria a placa adaptadora em cima da original. E como a minha é quase clone da placa brasileira, talvez não caiba este MOD RGB sem puxar alguns fiozinhos extras... o negócio seria fazer um clone da placa americana, mas pelo que sei as placas deles não tem estes defeitos de quebrar igual casca de ovo com o tempo. Quanto ao HDMI não conheço algum esquema (com fontes) para que eu possa aducionar na placa, só o que vi foi o pessoal adicionando aqueles conversores xingling prontos dentro dos consoles.
  10. No Windows 7 fica em: Painel de controle -> sistema -> configurações avançadas do sistema -> Desempenho -> configurações Aí é só selecionar "usar fontes de tela com cantos arredondados"... Na sua versão do Windows deve estar em um local parecido.
  11. Gostaria de receber comentários sobre este produto que minha equipe está desenvolvendo. Não trabalho com consertos de videogames, mas durante a vida vários Ataris passaram pelas minhas mãos. E no que se refere aos da Polyvox (com placa brasileira) percebo que com o tempo a tal placa vira uma casca de ovo. Ou seja, se apertar os componentes (tipo dar uma puxadinha nos capacitores para ver o código deles), já é o suficiente para que a trilha rompa do lado de baixo... Então recebi muitas placas com várias gambiarras de fios puxados e pendurados para refazer as trilhas... por isso Estamos desenvolvendo esta placa (praticamente pronta, faltando apenas duas pequenas correções na serigrafia). Ela visa ser peça de substituição exatamente da placa em si. O que acham desta ideia? Antes de investir no pedido de um lote grande, estamos sondando o mercado, pois o medo é a baixa aceitação dos puristas que podem dizer (quero tudo original, mesmo que isso signifique uma placa cheia de varais de fios para remendos)... kkkk Obrigado pelas opiniões, segue vídeo de exemplo do produto.
  12. Só um adendo, não sei se já verificou isso, mas existem algumas diferenças eletrônicas entre os cartões SD/MMC e micro SD... dê uma olhada nisso durante seus testes.
  13. Ótima. Tenho um primo que é excelente professor (de educação física). Durante seu trabalho de conclusão de curso os professores indicaram que para trabalhar com os idosos, a equipe dele deveria seguir determinado método (descrido em livro de autores conceituados). Eles tentaram... no final das contas os idosos de hoje em dia tem comportamento diferente dos que viviam na época em que o livro foi escrito... os de hoje tem outros anseios, avida mudou muito desde que o livro conceituado foi escrito. Final da história... o método do livro não funcionava hoje... os idosos não se interessavam nem um pouco por ele. Então a equipe de meu primo desenvolveu um método novo... e todos os idosos se interessaram e participaram das atividades... E meu primo e sua equipe resolveram descrever o acontecido no trabalho de conclusão de curso... e descreveram o novo método desenvolvido.... Foram reprovados categoricamente... os professores disseram o seguinte: Quem são vocês para dizerem que o método de fulano de tal não funcionou? Vocês devem achar uma forma de colocar em seu trabalho que o conteúdo do livro funciona senão serão reprovados... Infelizmente eles tiveram que mentir para poder receber o diploma. Triste isso... Passei por coisas semelhantes nas faculdades onde andei.
  14. "ACHO" que até um fio de cobre nu, aterrado e enrolado no pulso, deve servir... Tudo menos aquela pulseira anti estática WIRELESS que vendiam.
  15. A primeira plaquinha ( a mais simples), se não me engano é só um slot de SDCard, um regulador de tensão e um tradutor de nível para baixar de 5v para 3.xv provavelmente... Somente o conector USB acho que não resolverá o seu caso. O Leitor de SD do camelô com certeza será o mais prático e barato... mas com certeza o menos durável. Editando, o componente é este: 74LVC125 Quad buffer/line driver; 3-State e veja esta foto para mais detalhes:

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...