Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

uBira

Membro Pleno
  • Posts

    363
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. uBira

    Transistor MJE 13001

    I be back! Uma dica preciosa, nunca jogue fora seus reatores para lâmpadas fluorescentes compactas. É raro queimar algo e servem como peças em outros projetos. Infelizmente não há bulbo a venda e a troca é complexa. Você pode construir facilmente um reator para uma lâmpada tubular pequena mas é importante criar um circuito de proteção senão ela explode literalmente. Voltando lá na questão de ganho, lamento que os professores que tiveram ou não, deixaram de explicar que conforme aumenta a potência a faixa de ganho cai, por isso peço sempre uma leitura antecipada para evitar achismos. No caso da linha BC, as empresas fabricantes vendem lotes por faixa de ganho. Quando desenvolvi os produtos, testei as combinações de ganho possiveis por lote, e como professor, repassava esse saber no segundo semestre do curso técnico. Tudo isso é facilmente testável. Simule no proteus ou similar. Agora monte no protoboard. A experimentação ajuda muito no entendimento da eletrônica.
  2. O estabilizador é desnecessário se vocês entendem como funciona a fonte do micro. Nem sempre há a proteção adequada montada por conta do custo e cada surto ou transiente tem características próprias, sendo inviável fechar contra tudo. No terceiro semestre do curso técnico, na disciplina Eletrônica de Potência, descrevo os tipos de proteções para instalações de todo porte e finalizo a duvida de meus alunos. Dentre alguns dispositivos, menciono e explico o funcionamento dos supressores, varistores, fusiveis, crowbar, circuit braker e centelhadores a gás. Como trabalhei na área de projetos de um grande fabricante nacional, leciono e reviso material didático na área, falo com certa tranquilidade. Em breve sairão os livros, aguardem.
  3. Meu Wii é americano e travado. Fiz a atualização no momento da instalação. Com o controle que acompanha o jogo tudo dez. Comprei um segundo controle, japones e ele não sincroniza. Pelo home setup ele instala mas perde facilmente o sincronismo, inclusive derrubando o remote 1. Deixei mais tempo no processo de sincronização e parece que resolveu, mas foi insistir e no beisebol ele do nada perde o sincronismo mas apertando o botão A ele volta. 1-Há algum problema em usar um console americano e acessorios japoneses como o nunchuk e motion?
  4. Com o BC citado voce pode fazer um pequeno pré amplificador, um ou dois estagios, montagem emissor comum. Para isso voce necessita montar um divisor resistivo na base, resistor no coletor e emissor, calcular os resistores para colocar o ponto quiescente no meio da reta de carga e calcular os capacitores de entrada e saida para a frequencia que voce deseja reproduzir. A net ferve de circuitos. Basta procurar por pre-amplifier no google, selecionar figuras, tipo linha e escolher. Para entender, voce tem que fazer um curso basico, tipo formação continuada em qq senai.
  5. eu só queria que minha epson c92 nova funcionasse nos perfis ou que a epson respondesse os chamados. Parece que só no procon e apos 90 dias a empresa escuta...
  6. trocar uma i320 pela c92 e não conseguir imprimir no perfil do XP original. Já fiz de tudo, até limpei o registro de qualquer rastro epson. Para piorar, o indicador de tinta não aparece mais. Não adianta reinstalar. Não adianta atualizar para soft 6.1 para 6.18. Um lixo literalmente e olha que minha ultima epson durou 7 anos sem problemas..
  7. E a minha C92 nova não permite aos usuarios do XP imprimirem sem dar um erro bizarro. Maldita hora que foi pifar minha canon i320.
  8. a tecnotrafo.com.br já faz este tipo de inversor.
  9. uBira

    Transistor MJE 13001

    A troca deve ser feita sempre pelo mesmo item. Os 3 fabricantes possuem algo similar. Não há nada incomum em VCEO de 400V. Todos os transistores para electronic ballast são assim, de TO92 a TO220. Alguns mais especificos, como BUL 39D, já que a linha MJE é mais utilizada no chaveamento de motores. Tentem ler os electronic pappers do IEE International. Não há nada demais em não conhecer alguns componentes.
  10. A minha ATI 9550 foi um pesadelo, mais pela placa mãe ASUS e a incompatibilidade do AGP, mesmo com a ultima atualização de bios. Sem dinheiro, troquei por uma FX5500, claramente inferior. Melhor passar longe.
  11. uBira

    Transistor MJE 13001

    vocês não sabem o que estão falando. Estão confundindo as aplicações de amplificação e mero chaveamento. Sugiro consultarem o site da motorola e buscarem artigos sobre electronic ballasts.
  12. uBira

    Transistor MJE 13001

    O ganho não afeta aqui. Os transistores vem a granel com ganho entre 8 e 50 e ninguem escolhe par. Só não pode estar zerado.
  13. uBira

    Transistor MJE 13001

    A Fairchild, a IR e a ST tem equivalentes. Se for de uma lampada eletronica, irá trocar seis por meia duzia, melhor montar um MJE13003, só que o encapsulamento deve mudar e a pinagem idem.
  14. Já cansei de falar sobre esse tema em outro tópico, se as pessoas tem falta de vontade em sequer abrir as especs dos equipamentos, paciência. Muito bom o comparativo, mesmo assim, tem aqueles que acreditam no papai noel, branca de neve e duendes eletrônicos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...