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Quemel

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Reputação

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  1. Caro King, salve! Mas ai está a oportunidade: EDUCAR esse cliente! Com o Programa Educacional do Usuário conseguir tornar legal os programas de cerca de 5 mil clientes desde 1994.... Foi difícil...mas não é impossível Bração e boa $orte, Quemel
  2. Caro Rafael, salve! "[...] Eu sei que é difícil..., mas alguém tem de dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência, implantar novos padrões, como pontualidade, por exemplo. Você será o guru da nova geração, e a inveja que terão de seu novo preço fará com que eles passem a copiá-lo. E, à medida que seus colegas se aprimorarem, sua vantagem competitiva desaparecerá e você terá de reduzir o preço novamente ou então melhorar ainda mais seus serviços...[Saiba mais] Bração e boa $orte, Quemel
  3. Caro Leandro, salve1 Mas para o MEI eu só posso faturar R$ 3 mil mensais! Bração e bao $orte, Quemel
  4. Caro Jul, salve! Para TODOS esses problemas que você citou eu encontrei uma solução que varia de R$ 160 a R$ 420. Por isso quando vejo técnicos que antes cobravam R$ 40 por uma formatação e passam a cobrar R$ 160 e o cliente ainda adora pagar, vejo que o problema era apenas de Metodologia. Por isso é que para auxiliar meus camaradas-colegas-técnicos-de-informática criei o curso de formação de consultores domésticos. Veja abaixo uma das 10 aulas inseridas nos cinco módulos: Fonte original: M03A05 - Inteligência de Negócios de Redação | Sexta, 11 de Março de 2011 REFLEXÃO Nos últimos anos, uma das qualidades que distinguiram os técnicos de informática bem-sucedidos foi a habilidade de permanecer à frente das mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas. A expansão tecnológica forçou mudanças rápidas e imprevisíveis nos negócios. A complexidade e a importância de antecipar e seguir sinais precoces de mudança e seu impacto criou diversas novas técnicas para agilizar o fluxo das informações e para monitorar essas mudanças. Três técnicas conhecidas são a análise de conteúdo, o rastreamento ambiental e a leitura inferencial. REAÇÃO A Inteligência, como produto, deve ter uma elevada qualidade, tendo em vista o fim a que se destina, ou seja, assessorar os tomadores de decisões, sejam eles consultores domésticos, presidentes e diretores de empresas ou outras organizações. AÇÃO Após ler e estudar os textos sugeridos pela bibliografia, colete quatro informes e construa a informação e a inteligência necessárias para a resolução do exercícios propostos da 5ª aula. As conclusões devem ser postadas aqui. BIBLIOGRAFIA M02A04T01 - Técnicas Informacionais M02A04T02 - O segredo da Inteligência M02A04T03 - Inteligência organizacional M02A04T04 - Guia de Monitoramento de Mídia Impressa M02A04T05 - Inteligência: usuário, faça você mesmo! M02A04P01 - Mercado Potencial para a Consultoria Doméstica em Informática M02A04T06 - Produção de Inteligência na Consultoria Doméstica em Informática (CDINFO) M02A04T07 - Manual do Curso de Inteligência - Restrito Bração e boa $orte, Quemel
  5. Caro Arthur, salve! É isso mesmo. R$ 50 cobre apenas custos de tranporte/deslocamento. Eu cobro R$ 150 a 1ª hora e a partir da 2ª, R$ 100. Entendeu? R$ 50 é apenas para o custo-deslocamento. Bração e boa $orte, Quemel
  6. 1. Você está diante de alguém que pode ser seu cliente. Calma! É hora de conhecer quem é essa personalidade. Muitos técnicos em informática quando estão na frente do cliente pela primeira vez acreditam que devem “vender” suas qualidades. Engano. Primeiro você precisa descobrir quem é aquele ser humano que está por “trás” do cliente. Faça perguntas. Explore diversos aspectos: família, carreira, amigos, viagens etc. Quanto mais genérico melhor. Observe o corpo do cliente. O tom de voz. Descubra as experiências anteriores com compra de bens e serviços de informática, assistência técnica, suporte em domicílio etc. Será que ele já contratou um profissional anteriormente? Que referencial ele tem? Quem ele costuma consultar para tomar decisões. Lembre-se: as interferências na compra (mulher, amigo etc.) vão aparecer. O melhor é logo saber como ele toma decisões. Sempre ouça com atenção as idéias do cliente. Descubra as verdadeiras intenções do cliente. Faça perguntas. Muitos clientes mostram ser muito amigáveis no primeiro contato. Forçam um acordo nebuloso. Você confia nas intenções do cliente. Mais tarde, o cliente passa exigir uma série de coisas não previstas. 2. Lembre-se do Fator de Recordação do Profissional. Toda relação começa com uma boa impressão no primeiro contato. Não existe amor a segunda vista! A imagem que o cliente construir a seu respeito no primeiro momento será determinante. Se você foi indicado, o cliente estará ajustando a expectativa que ele tem (influenciado pelo o quê alguém disse sobre você) confrontando com a realidade do contato com você. Lembre-se! Você não terá uma 2ª chance de causar uma boa 1ª impressão. Como diz a sabedoria popular: a 1ª espiada é a que fica. 3. No primeiro contato com o potencial cliente apresente suas condições básicas de trabalho. Mostre para o futuro cliente as condições elementares para que ele possa contar com o seu trabalho. Uma espécie de pré-contrato que estabelece regras mínimas para um acordo. Um parâmetro também para que o cliente possa comparar o seu escopo de trabalho com o de outros concorrentes. Nesse momento você discute formas de remuneração, responsabilidades e outros aspectos da relação prestador de serviço/cliente. Assim, a relação já começa em um clima profissional e transparente. Não importa se o futuro cliente é amigo, parente. Negócios são negócios. 4. Ganhar a confiança do cliente é fundamental. Quando surgir uma situação de conflito (conflitos fazem parte das relações, eles sempre aparecem) o nível de confiança existente na relação com o cliente será fundamental na busca de uma solução negociada. Portanto, qualquer problema que arranhe a sua credibilidade pode abalar a confiança que o cliente deposita em você e contaminar a relação. Veja agora algumas situações freqüentes que abalam a confiança do cliente no profissional: - Desconhecimento técnico sobre produtos e sistemas - Promessas não cumpridas - Fornecedores que prestam um mau serviço - Remunerações indiretas que os clientes “descobrem” no meio do caminho - Não assumir responsabilidades transferindo-as para terceiros quando foi você quem fez a indicação - Tentar enrolar o cliente quando você não sabe como resolver algum problema (é preciso ter coragem de dizer que não sabemos tudo, mas vamos pesquisar a trazer as respostas depois). 5. Lidar com clientes difíceis exige paciência e habilidade. Clientes agressivos e arrogantes. Muitos clientes atemorizam os profissionais. Diante do conflito sentimos medo, dor no estômago. A ansiedade provoca alterações radicais na saúde das pessoas. Aprenda uma lição: separe as pessoas do problema. Desarme o cliente agressivo. Mostre que você consegue compreender o sentimento dele. Peça para que ele fale sobre o problema. Não interrompa. Ouça com calma. Quando uma pessoa irada encontra do outro lado alguém com aparente serenidade, a atitude de agressividade tende a ser amenizada. Ele na verdade busca um adversário. Não encontrando esse adversário, o cenário muda. Se você procurou conhecer o perfil do cliente logo nos primeiros contatos, vai estar preparado para lidar com qualquer situação de conflito. Se em última instância verificar que não vale a a pena investir na relação, demita-o! 6. Prepara-se para negociar. Nunca apresente uma proposta sem que você tenha definido sua meta ideal, a meta secundária (já com concessões e trocas determinadas) e um terceiro nível com o mínimo de concessões a fazer. Muitos acordos são fechados e depois acontecem os arrependimentos. Aí, já é tarde. Parece que tudo começa a dar errado. Sem parâmetros para negociar, o técnico torna-se presa fácil nas mãos de clientes sem escrúpulos. 7. Aconteça o que acontecer não se arrependa Quando apresentar um orçamento calcule também todos os riscos envolvidos nessa operação. Não há vergonha alguma em dizer que você não consertar Pentium 100 com 64 MB de RAM e 4 GB de disco rígido. Pecado é pegar a máquina e depois descobrir que você não soube diferenciar um micro de um “mico”. Bração e boa $orte, Quemel
  7. Caro Jul, salve! Muitos técnicos em informática quando estão na frente do cliente pela primeira vez acreditam que devem “vender” suas qualidades. Primeiro você precisa descobrir quem é aquele ser humano que está por “trás” do cliente. Observe o corpo do cliente. O tom de voz. Descubra as experiências anteriores com compra de bens e serviços de informática, assistência técnica, suporte em domicílio, etc. Será que ele já contratou um profissional anteriormente? Que referencial ele tem? Quem ele costuma consultar para tomar decisões. Lembre-se: as interferências na compra (mulher, amigo etc.) vão aparecer. O melhor é logo saber como ele toma decisões. Sempre ouça com atenção as idéias do cliente. [Leia mais] Bração e boa $orte, Quemel
  8. Caro SnoopyGeek, salve! Ainda não entendi a diferença entre Home Office e mercado SoHO. Pois eu fiz o caminho inverso: deixei o mercado empresarial (pouco lucrativo) para usuários domésticos (muito lucrativo). Eu fiz a mudança de cultura. E isso leva tempo. Levei 10 anos para convencer meus usuários que o melhor software não é o grátis, mas o original, pago e com suporte do fabricante. He! he! Desde 2000 que meu cartão é "Consultor Doméstico em Informática. Discordo da frase: "o brasileiro não quer pagar nada". Ele quer, desde que valha a pena. O que existe é o brasileiro miserável, tanto faz ganhar R$ 510 como R$ 10 mil. Se existe o "téco de 20 reaus" é porque existe o "cliente de vinte reaus" Venha aqui compartilhar com nossos colegas suas metodologias, pois todo consultor possui uma, caso contrário é tudo, menos consultor. Eu só compartilho o método CDINFO porque foi ele que obteve a maior vitória sobre os usuários domésticos. Também houve um tempo em que não atendia Famílias com um PC, mas após desenvolver a metodologia CDINFO e o Sistema de Recuperação de Desastres Começar de Novo, pude retornar a esse mercado. E atualmente ao invés de 1 PC, tenho que cuidar de 5 equipamentos. Bração e boa $orte, Quemel
  9. São 10 aulas divididos em cinco módulos. Compreenda como começa a vida de um técnico em informática até virar um consultor doméstico de informática (CD INFO). Em cada parte da oficina, além do conteúdo inédito, indicações e sorteio de livros. A 8ª edição da oficina CD INFO é um evento aberto, gratuito e dinâmico. Participem, comentem, sugiram, critiquem! INSCRIÇÕES As inscrições estarão abertas de forma permanente no Blog do QUEMEL. O candidato a participante deverá se registrar usando a forma obrigatória: nome.sobrenome (ex: luiz.quemel). Para postar comentários o participante deve estar cadastrado de forma correta e logado no Blog. M00A00 - Apresentação dos participantes M05A09 - Ética e Deontologia M04A08 - Consultor Doméstico de Informática M01A01- Método & Metodologia CDINFO M01A02 - Como cobrar serviços profissionais de informática M02A03 - Economia de Serviços M02A04 - Identificando Oportunidades M03A05 - Inteligência de Negócios M03A06 - Comportamento do Consumidor M04A07 - Psicologia do Cliente M05A10 - Empreendedorismo Digital CDINFO Bração e boa $orte, Quemel
  10. Caro rafeldi, salve! A ocupação de técnico em manutenção de hardware já foi reinventada várias vezes desde 1995. Desde 2002 que dezenas de jovens técnicos de manutenção descobriram como: superação a posição de técnico para a de consultor. Veja em minha assinatura Bração e boa $orte, Quemel
  11. Caro João Vitor, salve! Uma das melhores formas de se conseguir clientes é ter uma Comunicação clara. Sugiro que você antes de conseguir clientes aperfeiçoe suas capacidades de comunicação, principalmente a escrita. O texto do seu post contém vários erros e é de difícil entendimento. Bração e boa $orte, Quemel
  12. Caro Tony, salve! você perde tempo com tanta qualificação. Faça um concurso público para o Prodasen em 2011 e saia logo ganhando no 1º contra-cheque cerca de R$ 15 mil. Serão aposentados 1.100 funcionário. Para nível médio, o salário é pouco: R$ 8.4 mil, mas vale à pena para quem possui muitas certificações e ainda não não possui graduação. Bração e boa $orte, Quemel
  13. Caro GontijoBH, salve! não existe uma formula mágica que possa atender as diversas formas de se mostrar ao mercado. Quando escrevia para o Correio Braziliense, minhas colunas INFOAJUDA eram republicadas no jornal O Estado de Minas. Uma boa forma (e mais barata) é criação de um Blog para solucionar dúvidas dos leitores. Não adianta criar um blog apenas para se reprodutor de conteúdo, você tem que criar. Outra ideia é se oferecer para escrever em jornais comunitários, ministrar palestras em livrarias e assim expor suas competências. Outra forma é colar etiquetas em revistas e distribuí-las em consultorios e clinicas. Veja o exemplo no post acima. Bração e boa $orte, Quemel
  14. Caro Tk83pc, salve! E nada vai funcionar, em determinados nem doação querem. Ma existe uma forma que te trará um bem social muito maior: leve esse material para centros de reciclagem, onde servem para aulas de programas de inclusão digital. Bração e boa $orte, Quemel
  15. Caro Tony, não há necessidade de desculpas, pois o problema é apenas de compreensão. Você, como sempre tem razão. Não estudei 3 anos. Foram cerca de 10 anos (quatro horas por dia). Talvez seja por isso que posso me dar ao luxo de cobrar R$ 35 por mês por um Plano de Saúde do Computador. Bração e boa $orte, Quemel

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