Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Touji

Membro Pleno
  • Posts

    37
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Touji

  1. Isso de o SSD durar pouco é mito.

    1º porque os fabricantes não iriam colocar a venda um produto que dura pouco.

    2º que os fabricante dão garantia de 3 a 5 anos nos SSDs, eles não fariam isso sabendo que daqui a 2, 3 anos teriam que fazer um recall em massa de SSDs.

    3º ninguem vai ficar com o mesmo SSD por uns 5 anos, geralmente quem compra isso, troca de PC periodicamente, e não vai manter um mesmo SSD por tanto tempo.

    Quanto a sua 3ª citação, é bem verdade no meu caso! Tenho passado no máximo 3 anos com um notebook, desktop dura mais porque sempre dá pra fazer uns upgrades, então nem conta. Vou comprar um SSD mesmo, já tá decidido! :lol: Só preciso saber qual! :P

  2. SSD só apresentará problemas de velocidade lá para seus 5 anos de utilização, e que pode ser consertado com uma formatação de baixo nível.

    As unidades existentes hoje contam com o TRIM, uma ferramenta para otimizar o SSD na questão de deletar os arquivos (dessa forma são excluidos permanentemente da unidade não deixando rastro para recuperação).

    Boa! Vou procurar alguns benchs entre a F120 e a Vertex 2, você sabe de algum?

    Sobre a vida útil do SSD seria bom voce ler este artigo que explica como funciona:

    https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Anatomia-das-Unidades-SSD/1872/2

    Mas resumindo, a vida Util depende realmente de você. Se voce ficar apagando e colocando arquivos pesados a todo instante, a vida será curta.

    Mas se usar normalmente a vida será longa. Melhor que a dos HDs.

    Valeu pela dica! Vou dar uma lida nesse artigo!

  3. Só uma pergunta que pode influenciar na compra do Touji:

    a performance desses novos SSDs (SF-2000, Intel g3, etc.) usando SATA II, que provavelmente é o conector do note, continua sendo mais rápido que um SSD de SATA II, correto?

    Se valer a pena pelo preço, pode comprar o Vertex 3 sim. Se não, o Vertex 2 é uma excelente opção!

    Pelo que ví em testes as taxas cravam em ~300 (utilizando SSD Sata III com taxas de escrita/leitura acima de 300 em porta sata II).

    Diferença pouca essa, que não justifica o aumento de preço (entre um modelo Sata II e um Sata III) [só se for usar um SSD Sata III em porta Sata II, caso for utilizar em porta Sata III, o preço é plausível].

    Sim, eu já tinha pensado nisso depois que fui me tocar que a conexão do notebook Sony Vaio YB25AB é SATA II, então não compensaria mesmo eu pegar um SATA III já que não poderei utilizar 100% de seu desempenho. Visto isso, qual produto me recomendam? Vertex 2? Corsair F120? Ou tem algum outro melhor?

  4. Isso depende dos chips de memória, tempo de uso e da controladora do SSD, pois SSD não se desfragmenta (taxa de leitura é a mesma para todas as celulas de memória), em uso normal creio que dure entre 5 e 10 anos (uma boa unidade).

    Estou pensando em pegar o OCZ Vertex 3 de 120Gb, o que acha? Me recomenda outro?

    Pode comprar um SSD, tirar o HD do seu laptop, e aí comprar um case pra deixá-lo como externo e armazenamento de coisas maiores (vídeos, músicas, etc.)

    Já tenho um media center aqui em casa que serve tb como servidor de arquivos, mas sim, deixaria o HDD como externo para backup extra, tô precisando de espaço mesmo! :P

  5. No meu entender a maioria das pessoas compram a memória SSD justamente para instalar o sistema operacional deixando o HD convencional para backup, se isso vai diminuir a vida útil provavelmente sim do mesmo modo que diminui a vida útil de um HD eletromecânico e nem por isso as pessoas vivem trocando de HD todo ano.Por quê vão trocar de memória SSD se nem componentes mecânicos ela possui.

    Falo isso levando em conta as informações que li aqui, quanto ao desgaste do SSD com tanta escrita/leitura, e pelo lixo que isso ocasiona, por ser diferente em sua desfragmentação e etc. E em um notebook eu não teria um HD como backup seria tudo feito no SSD, alguns arquivos, sim, seriam passados para o meu home center (vídeos/música/fotos) mas todo o resto (planilhas, documentos de texto, códigos fonte) ficaria nele.

    Na real, utilizando dessa maneira um SSD, qual seria a vida útil dele? 3 anos? 4 anos? 5 no máximo?

  6. Pessoal, estou para comprar um mini-notebook da Sony, modelo VPC-YB25AB, e há algum tempo venho pesquisando sobre SSD's, só que lendo os materiais encontrados na internet e este tópico, fiquei muito na dúvida se investiria ou não em um modelo de armazenagem deste porte, já que usaria apenas como HD principal no notebook e nesse caso haveria muita escrita/leitura o que diminuiria bastante sua vida útil. Também, não sei se os mesmos programas de otimização do SSD utilizados em Windows existem para Linux, o que me deixa mais em dúvidas já que não uso o OS da Microsoft há um bom tempo.

    Enfim, levando em consideração minha utilização diária do notebook, escrita/leitura, e utilização em média 8h/dia, valeria a pena investir em um SSD neste exato momento? E qual vocês me recomendariam? Fiquei em dúvida entre os da Corsair, OCZ e Western Digital.

    Agradeço desde já!

    Abrs.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!